Musculatura: doenças e tratamentos
Publicado em 18/06/2013

Folha Saúde

Foto: Divulgação/FS

Enquanto a maioria das pessoas associa músculos à força, eles fazem mais do que ajudar a levantar objetos pesados. Os 650 músculos do corpo humano não só apoiam o movimento - controlam o andar, falar, sentar, levantar, comer e demais funções diárias que realizamos conscientemente -, mas também ajudam a manter a postura e a circular o sangue e outras substâncias por todo o corpo, entre outras funções.
Quando falamos de músculos, lembramos das doenças ligadas a ele, como o reumatismo, que é uma moléstia das articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não-traumático, que acomete, principalmente, pessoas mais velhas.
Há também a lesão por esforço repetitivo (LER), que ataca os músculos e o sistema nervoso, ocasionando o aparecimento de lesões pela repetição de movimentos.
Os diversos tipos de reumatismo podem manifestar-se em pessoas de qualquer idade: crianças, jovens, adultos e idosos. Foi só nos últimos anos, entretanto, que surgiram drogas capazes de revolucionar o tratamento clássico da doença feito, até então, apenas com antiinflamatórios.
A palavra reumatismo vem do grego rheuma, que significa líquido que corre ou flui. Mas seu significado foi modificado com o passar do tempo. O reumatismo pode englobar um grande grupo de enfermidades. Logo, é muito importante caracterizar o tipo de cada doença a fim de propor tratamento efetivo e adequado.
Nesta edição do FOLHA SAÚDE, iremos conferir algunas enfermidades ligadas à musculatura e seus tratamentos.

Deixe sua opinião