No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Medicação moderna
Publicado em 30/08/2018

Folha Saúde

Foto: Alina Souza / Especial FS

A psicofarmacologia, hoje, de acordo com Donadel, é desenvolvida o suficiente para permitir que se tenha um arsenal terapêutico bom o bastante para que o tratamento da insônia possa ser feito de forma segura, sem causar efeitos colaterais desagradáveis e até mesmo perigosos. “Há remédios que podem melhorar o sono, induzir sonolência, fazer com que o usuário continue dormindo por diversas horas, enfim, cada sintoma da insônia pode ser tratado com medicamentos avançados e que não causem dependência, nem perda de memória, nem sonolência diurna. É importante ressaltar que somente um médico qualificado pode saber exatamente quais as melhores intervenções que devem ser executadas para os tratamentos”, orienta.
 
Dicas para adormecer
Dentre as medidas não farmacológicas estão as popularmente conhecidas como “higiene do sono”, que podem ser usadas para combater a insônia.
 
1. O quarto de dormir deve ser silencioso, escuro, e possuir uma temperatura agradável
 
2. A cama deve ser aquela mais adequada para o biótipo do usuário, considerando peso, altura, condições ortopédicas, bem como o travesseiro
 
3. O ambiente do quarto deve ser o mais limpo e aconchegante possível
 
4. Ter horário regular para deitar e levantar (rotina)
 
5. Não permanecer na cama durante o dia
 
6. Realizar exercícios físicos regularmente, mas evitar realizá-los nas últimas horas antes de dormir
 
7. Não ingerir bebidas alcoólicas antes de deitar
 
8. Não ingerir estimulantes até quatro horas antes de deitar (chá preto, café, bebidas à base de cola, chocolate, cigarro, chimarrão, drogas)
 
9. Evitar excesso de líquidos antes de dormir
 
10. Conversar com o médico clínico sobre os medicamentos que está usando; sempre que possível é melhor evitar o uso de diuréticos à noite
 
11. Evitar se envolver em atividades emocionalmente perturbadoras antes de deitar, como assistir a filmes de terror, ou entrar em discussões
 
12. Evitar desempenhar atividades que exijam altos níveis de concentração imediatamente antes de deitar
 
13. Não utilizar a cama para fazer refeições, conversar ao telefone, assistir à televisão ou a filmes, ouvir música ou realizar leituras prolongadas
 
14. Retirar a televisão, o aparelho de som e o computador do quarto
 
15. Evitar dormir durante o dia
 
16. Nunca usar medicamentos para insônia sem orientação médica

Deixe sua opinião