Inverno é aliado para o emagrecimento
Publicado em 07/05/2013

Folha Saúde

Foto: Divulgação/FS

As pessoas estão, atualmente, mais cuidadosas e saudáveis. Então, quando falamos em emagrecimento ou redução de peso corpóreo, podemos dizer que o inverno é mais que um aliado.
Cássia dos Reis Medeiros explica que, em baixas temperaturas, ocorre uma adaptação fisiológica diferente da do verão. Com o frio, o corpo necessita aquecer os órgãos internos, principalmente o pulmão e o coração. Para isso, o sangue concentra-se e circula mais rapidamente nestas regiões centrais. Tanto isso ocorre, que nossas extremidades como mãos e pés ficam mais frios. “Entretanto, para o organismo aumentar o calor corporal, não é tão simples como parece. Ele necessita dispender mais energia que o habitual para promover este aquecimento, diferente do verão e de outras estações do ano. Este gasto energético aumentado faz com que o organismo queime mais calorias e proporcione perda de peso”, explica.
Há ainda a dúvida do porquê aumentamos o peso corporal no inverno. A nutricionista conta que o único objetivo do organismo em adaptar-se é manter a nossa sobrevivência e não é interessante para ele perder reservas de gordura. Então, este lança mão de estratégias para que isso não ocorra. “Para que o corpo reponha as calorias perdidas, envia sinais ao Sistema Nervoso Central e, este, nos envia mensagens de fome e consequente aumento de apetite para compensar as perdas calóricas por esta adaptação”, argumenta.
A especialista informa que, por isso, no inverno, sentimos aumento de apetite, necessidade de ingerirmos alimentos mais quentes e calóricos para mantermos a temperatura corporal e compensar o trabalho do organismo em manter seu equilíbrio. “É nesse momento que precisamos estar atentos e ter atitudes que nos levam a reduzir o peso corpóreo”, destaca Cássia.
Para conseguirmos a proeza de emagrecer e não engordar devido ao aumento de apetite no inverno, precisamos utilizar estratégias nutricionais e usar estas adaptações a nosso favor. “Porque quando o organismo envia mensagem de aumento de apetite, ele não nos diz a quantidade em calorias, apenas a mensagem de fome, por isso precisamos tomar cuidado para não acabar ingerindo mais calorias do que deveríamos”, acrescenta.

Deixe sua opinião