No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Implantes dentários 83686
Publicado em 16/05/2019

Folha Saúde

Foto: Alina Souza / Especial FS

Implantes dentários

Perder um dente não é mais motivo para desespero. A odontologia trouxe o
implante dentário para devolver a autoestima das pessoas.

Resgate da autoestima e qualidade de vida

Sorrir, comer uma fruta ou praticar a higiene bucal pode ser comum para a maioria das pessoas. No entanto, é um desafio para quem perdeu um ou mais dentes durante a vida.
Uma grande oportunidade para garantir esse bem-estar bucal é optando pelo implante dentário. Muito mais do que estético, ele traz vários benefícios. Quem explica melhor esse procedimento e as vantagens é a dentista Lizandra Duarte Delabary.
Os implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar, abaixo da gengiva, para substituir as raízes dentárias de dentes que foram extraídos ou estão ausentes por outro motivo. Uma vez colocados, permitem ao dentista confeccionar dentes fixos sobre eles.
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses unitárias, parciais e totais, montadas sobre implantes, não escorregarão nem mudarão de posição na cavidade bucal, o que proporciona maior benefício durante a alimentação e fala.
Esta modalidade de prótese é chamada prótese sobre implante e confere ao
paciente mais segurança em todas as funções bucais, proporcionando uma
situação mais natural do que próteses ou dentaduras convencionais, removíveis.
Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras removíveis são desconfortáveis ou até inviáveis, por causa do incômodo causado por estas. Além disso, as próteses removíveis convencionais devem ser unidas aos dentes por uma estrutura em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Já com a utilização de implantes, a coroa, dente de porcelana, fica fixa ao implante, semelhante a um dente natural.
“Se você procura renovar a saúde bucal, o implante dentário pode ser uma ótima escolha. Após o implante, terá uma saúde bucal normal, sem ter medo de sorrir, mastigar ou ficar com os dentes tortos. Ter um sorriso bonito e saudável aumenta a autoestima e a qualidade de vida”, ressalta Lizandra.


Benefícios
Os benefícios gerados pelos implantes dentários vão além da estética, pois permitem melhora funcional, fonética, nutricional e emocional aos pacientes.
No campo nutricional, a pessoa tem condições de se alimentar com qualidade, pois a eficiência mastigatória aumenta expressivamente quando comparada aos casos nos quais há ausência de dentes ou o uso de próteses removíveis.
Outro impacto positivo está relacionado ao restabelecimento da dicção do
paciente, pois os dentes são estruturas importantes para a pronúncia de algumas
silabas e, portanto, os implantes dentários beneficiam a fonética.
Do ponto de vista estético, o resultado é o mais evidente, os implantes
permitem que os dentes substituídos tenham uma aparência natural, destacando o sorriso.
A união de todos os benefícios mencionados melhora a autoestima e contribui
para o equilíbrio emocional.

Cuidados
Deve ser destacado que algumas limitações relativas podem ser consideradas,
como fatores de risco para o sucesso clínico da reabilitação com implantes, como
o tabagismo, o uso de medicamentos e algumas doenças de ordem geral.
Entretanto, desde que identificadas, acompanhadas e controladas pelo profissional e paciente, apresentam resultados previsíveis e satisfatórios.
Para receber um implante é preciso, ainda, que a pessoa tenha adequada higiene bucal e ossos adequados para sustentá-lo, o que se observa através de uma tomografia prévia à cirurgia de instalação dos implantes.
Após a cirurgia, o paciente deve comprometer-se a manter uma higiene bucal
meticulosa e realizar visitas regulares ao dentista para obter sucesso a longo prazo de seus implantes.


Deixe sua opinião