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Dicas para cuidar da saúde do idoso no frio
Publicado em 13/06/2019

Folha Saúde

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

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Com a chegada do inverno, a atenção aos idosos deve ser redobrada. Listamos alguns cuidados essenciais para esta época do ano.

Inverno e idosos

O inverno tem início no dia 21 de junho às 12h54 e termina em 23 de setembro. Este período é responsável pelas temperaturas mais baixas do ano.
Devido ao frio, característico desta estação, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) esclarece alguns dos principais cuidados com a saúde dos idosos.
Segundo a SBGG, quando a temperatura cai, a atenção à saúde das pessoas mais velhas deve ser redobrada. Elas correm um maior risco de problemas de saúde e lesões relacionadas ao clima, incluindo hipotermia, queimaduras na pele e quedas. É importante, portanto, que os idosos e quem cuida deles tenham certas precauções nesta época do ano.
A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus. Abaixo de 29 graus causa risco eminente de morte. Os sintomas mais comuns são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio. Em fases mais avançadas, o idoso pode apresentar fala enrolada, perda de consciência e choque.
Em caso de hipotermia, os primeiros socorros devem consistir em tirar o idoso do frio e retirar as roupas úmidas ou molhadas. Envolver a vítima em mantas e agasalhos para aquecê-la enquanto chama a emergência, se a vítima estiver consciente, dê bebidas quentes como chás (não alcoólicas). Converse com ela mantendo-a sempre acordada. Em caso de parada respiratória, realize manobras cardiorrespiratórias.
Entre os principais riscos à saúde representados pelas baixas temperaturas estão:
hipotermia, queda da temperatura corporal; imobilidade, ausência de movimentação; infecções, como gripe, pneumonias e dores crônicas; aumento das dores crônicas como artrites e artroses.

Dicas da SBGG para reduzir o impacto do frio na saúde de idosos

Utilizar roupas e agasalhos adequados para proteção de ambientes ao ar livre e salas frias. Como bonés, toucas, mantas e etc;
Tomar bebidas quentes como chás, chocolate, bem como ingerir sopas e caldos;
Banhos devem ser rápidos e em temperaturas amenas;
A hidratação da pele deverá ser recomendada sempre com uso de hidratantes tópicos para diminuir a sensação de pele seca;
Usar cobertores que retenham calor, principalmente no período do sono quando há um declínio da temperatura corporal;
Tomar as vacinas contra gripe e pneumonias;
Buscar ajuda médica se o idoso apresentar sintomas de confusão mental e calafrios, ou dificuldades respiratórias;
Buscar realizar atividades indoor, isto é, passear em locais como shoppings centers, pois ajuda a quebrar o ciclo da imobilidade;
Fazer exercícios de alongamento com orientação de professores de educação física ou fisioterapeutas;
Reposição de vitamina D pela falta de exposição ao sol deve ser orientada por nutricionistas ou médico assistente. Outras fontes de obtenção do nutriente são peixes, atum, sardinha e salmão. Gema de ovos, bifes de fígado e cogumelos também são ricos em vitaminas;
Em locais com lareiras é importante ter cuidado com manipulação do fogo e intoxicação pelo monóxido de carbono devido a janelas fechadas.

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