CADERNO SAÚDE - 290520
Publicado em 29/05/2020

Folha Saúde

Foto: Reprodução/FS

CAPA

CAPA

A busca pelo sorriso perfeito
Existe diversas técnicas e materiais que podem satisfazer o desejo individual de cada pessoa, em busca de um belo sorriso, segundo a especialista Vanessa Mendonça Moreira. Entre os tratamentos mais procurados, estão as lentes ou facetas dentárias.


PÁGINA 2


Odontologia estética dá opções para renovar a forma de sorrir

A odontologia estética conta com muitos recursos para transformar o sorriso das pessoas, de uma forma rápida e eficaz! Podemos utilizar desde o clareamento dental até cirurgias gengivais, a fim de trazer harmonia para o sorriso. Atualmente, um dos tratamentos mais procurados pelas pessoas  são as lentes de contato ou facetas, que consistem em peças feitas de porcelana, usadas para recobrir as partes frontais dos dentes, mudando o formato. Após uma análise, o dentista fará um projeto para o novo sorriso, levando em consideração largura do dente,  comprimento, textura, cor e muito mais. O trabalho é totalmente personalizado, feito dente por dente. 
Para ter sucesso nos tratamentos estéticos dentários é necessário avaliar a experiência profissional, qualidades dos materiais utilizados, como o tipo de resina ou cerâmica, inclusive, a qualidade do gel clareador. No caso das próteses e implantes, de acordo com Vanessa, é de suma importância, para ter um resultado estético satisfatório, avaliar, além da experiência do profissional e os tipos de cerâmica, se há laboratório especializado para realizar procedimentos.  

 (FOTO DENTISTA)

Facetas

As pessoas com sorriso sadio gostam de exibi-lo, mas sorrir pode ser uma experiência dolorosa, emocional e fisicamente. Felizmente, como enfatiza Vanessa, há várias opções para ajudar a resolver problemas dentários. As mais populares são as facetas ou laminados de porcelana.  
As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal, dando um aspecto natural e atraente.


As facetas são uma boa opção?
Dentes pigmentados, lascados, cariados ou tortos são bons candidatos para as facetas. Elas também são benéficas em situações de pequenos espaços (diastemas) entre dois dentes, assim como para pequenos problemas relacionados à estética e de oclusão. Entretanto, deve-se discutir o uso de facetas de porcelana com o dentista. Se elas forem recomendadas, você deverá fazer parte do processo de desenho. Ao dentista, o paciente deve informar o que deseja corrigir e o que está buscando em um novo sorriso. Com o uso da técnica por imagens para cosmética, a pessoa poderá até ter uma visão antecipada do novo sorriso.


PÁGINA 3

Tipos de facetas dentárias

Os dois materiais mais usados na fabricação das facetas dentárias são a resina e a porcelana. Ambos os tipos podem ser fabricados por um protético em laboratório de prótese dentária, chamadas facetas indiretas, ou ainda com aplicação direta de resina no consultório, conhecida como faceta direta. 

O que são facetas de porcelana?
As facetas de porcelana são pequenas peças de porcelana trabalhadas para cobrir a parte frontal dos dentes. Elas são resistentes, parecem naturais e são confeccionadas para reconstruir a forma e a cor dos próprios dentes das pessoas.
Para preparar os dentes para essas facetas, o dentista removerá cerca de um milímetro do esmalte da superfície de cada dente. A seguir, ele obterá a impressão do lado interno da boca e produzirá um modelo de gesso. “Quando prontas, são fixadas com cimento dentário”, detalha a especialista.


Vantagens e desvantagens
Além da pessoa se beneficiar esteticamente das facetas laminadas, esse é um procedimento muito simples e rápido. Os materiais usados para preparar essas facetas também fornecem resistência a manchas de café, chá e de outros alimentos contra as quais os dentes naturais não são protegidos tão facilmente.
Entretanto, uma vez removido o esmalte, o procedimento é irreversível. A pessoa deve ter em mente que, uma vez cimentada a faceta, a cor não pode ser alterada. O paciente pode também apresentar sensibilidade à temperatura por alguns dias. As facetas são resistentes, mas podem ser danificadas pela mastigação e por roer unhas; por isso, esses hábitos precisam ser eliminados, frisa Vanessa.

CONTRACAPA

Como cuidar das facetas

A dentista afirma que a pessoa deverá cuidar das novas facetas de porcelana com o mesmo cuidado dedicado aos dentes. A rotina de higiene bucal normal deve ser mantida. O uso do fio dental uma vez ao dia e a escovação duas vezes ao dia com um creme dental com flúor ajudam a remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana responsável pela cárie e problemas gengivais. Consulte seu dentista e peça a ele que recomende produtos de higiene bucal que ajudam a manter a durabilidade das restaurações dentárias.
Se você apertar ou ranger os dentes, o dentista também poderá sugerir uma proteção noturna para proteger as facetas de qualquer dano durante o sono.

Qual é a durabilidade das facetas de porcelana?

Quem realiza o procedimento pode ficar sossegado: as facetas podem durar até 20 anos, desde que a colocação tenha seguido corretamente a técnica de desgaste e fixação nos dentes. Isso porque elas são feitas com um material bastante resistente e os adesivos para cimentá-las nos dentes são bem fortes.
Dessa forma, a pessoa fica segura ao falar, sorrir ou mastigar, sem se preocupar que a faceta saia do lugar e ele tenha que ir urgente ao dentista.

Deixe sua opinião