No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Sabores | Você sabe preparar uma boa moqueca de peixe?
Publicado em 18/07/2019

ConteMPorâneo

Foto: Alina Souza / Especial FS

Dica para o peixe ficar saboroso: deixe marinando em uma forma com sal, pimenta, alecrim, azeite e limão

Essa receita típica brasileira é um clássico nacional. Todo mundo conhece, porém, na hora de preparar, sempre surgem algumas dúvidas. Além de gostosa, é simples e econômica. Então, no final de semana, chama a família para saborear uma moqueca bem ao estilo baiano, com leite de coco e azeite de dendê. Quem ensina a receita é o Alessandro de Quadros, proprietário dos restaurantes Pesca Perfetta e Prato Perfetto. Inclusive, se tiver dificuldades em achar um peixe de qualidade, a Pesca Perfetta tem diversas opções.

Alessandro de Quadros: "A grande dica para o peixe ficar saboroso é marinar em uma forma com sal, pimenta, alecrim, azeite e limão, por mais ou menos uma hora. O prato pode ser servido com arroz branco e salada de folhas"
Ingredientes
Quatro postas de cação
Suco de um limão
Uma cebola grande cortada em rodelas
Um pimentão vermelho cortado em rodelas
Um pimentão verde cortado em rodelas
Dois tomates maduros cortados em rodelas
200 ml de leite de coco
Uma colher (sopa) de azeite de dendê
Dois tabletes de caldo de camarão (inclusive pode colocar a água que foi usada para descongelar o peixe).

Modo de preparo
Em uma panela grande, coloque o peixe, a cebola, os pimentões, os tomates e polvilhe coentro. Esfarele os tabletes de caldo de camarão, misture-os ao leite de coco e despeje em cima do peixe. Leve ao fogo baixo, com a panela parcialmente tampada, por vinte minutos. Mexa algumas vezes até que esteja cozido. Junte o azeite de dendê e adicione sal. Retire do fogo e sirva.
 

Deixe sua opinião