SABORES - Uma receita para iniciar bem o Ano-Novo
Publicado em 27/12/2019

ConteMPorâneo

Foto: Divulgação/FS

A sugestão de prato para o Ano-Novo é o camarão tropical, do chef Alessandro de Quadros, empresário do grupo Perfetto, responsável pelo restaurante Prato Perfetto. A combinação é boa para a ceia, pois, segundo ele, são receitas com base em peixes e frutos do mar. Por isso, foi escolhido o camarão tropical para esta data. 

Camarão tropical (por Alessandro de Quadros)

Ingredientes

600 gramas de camarão

Um abacaxi médio e maduro

Meia lata de creme de leite

Uma garrafa pequena de leite de coco

Uma xícara de requeijão

Queijo ralado para salgar (a gosto)

Azeite, alho e cebola para refogar a gosto

 

Modo de preparo

Camarão

Ferva 600 gramas de camarão, com água e sal (para pré-cozer). Limpe o camarão e, em seguida, refogue com alho, cebola e um pouco de manteiga ou azeite, até dourar um pouco. Desligue o fogo, espere esfriar e separe uns camarões para a decoração (reservei seis).

Abacaxi

Pegue um abacaxi médio e maduro, parta ao meio (inclusive a coroa - cuidado para não se furar), retire toda a polpa, cortando em cubinhos bem pequenos e reserve, deixando os dois lados do abacaxi ocos.

Creme

Na panela em que está o camarão, com o fogo brando, acrescente o abacaxi picado, meia lata de creme de leite; uma garrafa pequena de leite de coco (usei do light); uma xícara de requeijão e queijo ralado a gosto (substituindo o sal e moderando o sabor agridoce causado pelo abacaxi), além de meia colher de manteiga/margarina.

Assim que levantar fervura desse creme, desligue o fogo, transfira o creme para a casca do abacaxi e coloque, na casca, os camarões da decoração.

Para ficar bonito, coloquei o abacaxi em cima de uma travessa forrada com alface crespa e, na lateral, coloque duas metades de coco seco para decorar.

 

Deixe sua opinião