No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Sabores | Gastronomia saudável, aprenda a fazer um delicioso creme de abóbora
Publicado em 11/07/2019

ConteMPorâneo

Foto: Alina Souza / Especial FS

O e-Book promete ter um conteúdo prático, de fácil leitura e que valorize o sabor da pureza de cada ingrediente

Nesta semana, trazemos uma receita exclusiva que faz parte de um e-book que será lançado pelos nutricionistas bageenses Cássia Medeiros (nutricionista clínica e funcional) e Vinícius Borges (nutricionista clínico e esportivo), da Clínica Nutrivida. A novidade já tem nome - Gastronomia Saudável: receitas básicas para comer sem culpa, com inteligência e prazer. O e-book terá um conteúdo prático, de fácil leitura e que valoriza o sabor da pureza de cada ingrediente. "Todas as receitas são acompanhadas de dicas sobre nutrição, de informações nutricionais completas e sinalizadas, orientando quem pode ou não fazer o uso da preparação", adianta a nutricionista. O livro digital de receitas ainda está em fase de finalizações. Após o lançamento, que ocorrerá neste ano, ele será comercializado.

Foto redonda: "Estamos preparando tudo com carinho. Agora, estamos finalizando as degustações e análises sensoriais de cada receita", afirma Cássia

Ingredientes
Uma cebola média
Uma colher chá de alho
Um tomate médio
Duas xícaras de abóbora cabutiá
Uma maça verde sem casca picada e crua
Sal
Gengibre ralado

Modo de preparo
Refogue a abóbora com alho, cebola e tomate. Após, bata no liquidificador junto com a maça crua com água. Em seguida, aqueça a mistura em uma panela e acrescente o gengibre.

Informações nutricionais
Rende duas porções. Cada porção possui oitenta calorias. Receita de baixa caloria, rica em betacaroteno. A quercetina da maçã é um dos compostos que ajudam a reduzir morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios.

Dica
Esta é uma opção de entrada para jantar, por exemplo. A água que vai ser utilizada para o creme pode conter caldo de carne ou vegetais. Inclusive, este caldo pode ser perfumado com bouquet garni¹ (ramo de cheiros, com ervas aromáticas).

¹Bouquet Garni: é uma técnica francesa para adicionar sabor aos pratos de cozimento lento. Ele também é uma maneira de adicionar o seu próprio toque em receitas tradicionais ou simples. Consiste num conjunto de ervas amarradas com um barbante ou sache. A receita clássica inclui salsa, tomilho, folhas de louro e aipo.

Deixe sua opinião