No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Sabores - Delícias primaveris
Publicado em 04/10/2019

ConteMPorâneo

Foto: Reprodução/FS

A primavera traz com ela mais flores, pássaros, calor e a vontade de ter pratos fresquinhos à mesa e bebidas geladas nos copos. Saladas de todos os tipos são bem-vindas – desde as mais leves, ricas em folhas, até as mais nutritivas, com o complemento de macarrão –, assim como peixes caprichados e bebidas refrescantes. Selecionamos uma opção para aproveitar os dias de temperaturas mais amenas com cores, sabores e saúde. 


Salada mediterrânea de gorgonzola
Dificuldade: fácil / preparo: até 15 minutos / rendimento: seis porções

Ingredientes
Uma colher (café) de mostarda
Três colheres (sopa) de suco de limão
150 gramas de queijo gorgonzola
Cinco colheres (sopa) de azeite de oliva
100 gramas de nozes picadas
Um pé de alface americana ou roxa lavada e seca
Um pé de rúcula
Dois unidades de pera
Quatro unidades de figo
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
 
Modo de preparo
Coloque o sal, a pimenta-do-reino e a mostarda no fundo de uma saladeira e junte o suco de limão, mexendo bem. Vá acrescentando 1/3 dos cubos de gorgonzola, amassando bem com um garfo para transformar num creme grosso.
Acrescente o azeite aos poucos, mexendo sempre. Junte as nozes, o restante do gorgonzola e cubra com as folhas de alface rasgadas e as folhas de rúcula.
Momentos antes de servir, corte as peras em oito partes e os figos em quatro, disponha sobre as folhas e mexa a salada de baixo para cima até que fique bem temperada.

Fonte:  Receita cedida pela Tirolez / Blog M de Mulher – editora Abril

Harmonização com espumante

Com os dias de temperaturas mais altas e o final de ano chegando, o espumante é uma bebida que ganha cada vez mais espaço na mesa do brasileiro.
Um bom espumante é servido em temperaturas baixas, que variam entre 6°C e 8°C. Para rótulos mais complexos e com mais corpo vale a pena investir em aumentar um pouco a temperatura. Por isso, sirva entre 9°C e 13°C.
Vale lembrar também que, uma vez aberto, o espumante deve ser servido rapidamente. Inclusive na hora de colocá-lo na taça, sirva de uma vez evitando preenchê-la aos poucos. Se necessário sirva em dois tempos, colocando um pouco para preencher o fundo, esperar a espuma descer e servir o resto.
O espumante brut é bastante versátil e pode combinar com pratos que vão desde a salada, até carnes vermelhas mais leves. Para usufruir de todas as características de um bom espumante, além de servi-lo da maneira e na temperatura correta, é preciso harmonizá-lo com os pratos ideais.
A receita leve, escolhida para o Sabores, nesta edição, é um desses pratos. A dica é visitar a loja da Sobreiro Vinos y Regalos (Instagram @sobreiro_vinos_y_regalos) e escolher o rótulo preferido. A sugestão é ótima, tanto para um jantar a dois, quanto para receber os amigos.
 

Deixe sua opinião