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Janeiro Branco e os benefícios da prática de yoga
Publicado em 17/01/2020

ConteMPorâneo

PRIMEIRAS PALAVRAS

Foto: Reprodução/FS

Por Mariane Dupont de Azambuja (@marianedupont / @mari_yogapadma)

“Alguém deve elevar-se – não degradar-se – através da própria mente. A mente é amiga para aqueles que possuem controle por sobre ela, e a mente atua como um inimigo para aqueles não a controlam''. Trecho do “Bhagavad Gita”, religioso hindu. Faz parte do épico Mahabharata, que relata o diálogo de Krishna, considerado como a suprema personalidade de Deus com seu discípulo e guerreiro, em pleno campo de batalha. 
A obra é uma das principais escrituras sagradas da cultura indiana. O Bhagavad Gita é um dos maiores clássicos da filosofia e espiritualidade do mundo. Muito atual para os dias de hoje e especialmente escolhido por mim para falar sobre o Janeiro Branco e os benefícios que a prática de yoga pode trazer para melhorar a saúde mental. Nele, encontramos alguns ensinamentos que falam sobre o controle da mente como uma forma de auotorrealização. 
Cada vez mais, vivemos cercados de informações, conectados 24 horas aos nossos smartphones, com acesso ilimitado a vários assuntos, em contato com diversas pessoas e infinitas possibilidades. Isso faz com que a mente fique agitada, confusa e até mesmo cansada. Acredito ser a causa de muitos transtornos emocionais. 
Como instrutora e praticante de yoga, assim como por experiência própria, posso afirmar que as práticas melhoram muito a nossa relação com a própria mente. Ter um tempo para se desligar dos assuntos do cotidiano, eliminar pensamentos negativos e prestar total atenção no próprio corpo traz uma sensação de paz, conforto e relaxa a mente. 
Como é difícil ficar uns minutos sem pensar em nada, não é mesmo? Uma mente descontrolada nunca estará focada no momento presente, ou estará remoendo problemas do passado ou preocupada com o futuro. Por isso, precisamos treiná-la para estar conectada com o nosso corpo físico, prestando atenção em cada sensação durante determinada postura ou exercício respiratório e isso a gente acaba levando para outros momentos do dia. 
Atenção e cuidado consigo: mente, corpo e alma no mesmo lugar é uma forma de ver a vida em “estado de yoga”, se fazendo presente no real momento, das coisas cotidianas e simples até as mais complexas. Paciência, harmonia e paz interior são fundamentais para nossa saúde mental e durante uma prática de meditação sua prioridade será o foco em uma única coisa e isso ajudará a ter mais disciplina ao controlar a mente. 
Ao praticá-la conseguimos um estado de concentração que nos ajuda em vários aspectos. Começando pela respiração profunda, que poderá aumentar a concentração em tudo o que pensa e sente naquele momento, além de oxigenar o cérebro e contribuir para melhorar as habilidades cognitivas e seu funcionamento. 
Não é fácil e nem se consegue da noite para o dia, pois para funcionar é preciso dedicação e paciência. Apreciar o processo sem focar nos benefícios finais.
 

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