No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Gastronomia para crianças
Publicado em 14/12/2012

ConteMPorâneo

Foto: Alina Souza / Especial FS

Mana

Mari Silva, 42 anos, mais conhecida como Mana, tem o dom da culinária. Ao contrário de bonecas, a sua diversão sempre foi a cozinha, quando, aos 12 anos, construiu seu primeiro caderno de receitas. Mana é daquele tipo de mulher que acredita nas crianças e foi sob esse olhar que ela descobriu um mundo lindo na gastronomia.

por Jéssica

A primeira tentativa, como na maioria das vezes, não foi muito positiva, mas Mana não desistiu. “Minha primeira experiência na cozinha, no fogão, foi aos 9 anos... uma panela com arroz queimado (risos), pois não coloquei água. Eu via minha mãe cozinhar e colocar água, mas não tinha a noção para onde ia aquele líquido”, brinca aos risos. A curiosidade sempre fez com que Mana buscasse revistas e programas televisivos que revelassem receitas. “Minha fixação por receitas nunca parou; hoje tenho relíquias em casa, são tantos cadernos”, explica.
A ideia de levar as crianças para a cozinha nasceu de um emprego em Porto Alegre. “Notava que quando a menina que eu cuidava ajudava a fazer os lanches, ela comia tudo e nos dias que eu preparava sozinha ela não comia. Isso me despertou”, conta Mana. Para levar o seu conhecimento ao mundo, Mana fez um site. “Quando meu pai faleceu eu entrei em depressão e minha salvação foi a internet; neste momento despertou ainda mais a vontade de fazer algo nesse sentido com e para as crianças. Então decidi criar o site Mestre Cuca Mirim e incentivar os pais a levarem seus filhos para cozinha”, conclui.
O site é composto por receitas fáceis, que permitem que os pequenos possam emergir neste contexto chamado gastronomia, pois, de acordo com as palavras de Mana, a culinária ajuda na coordenação motora além de criar hábitos alimentares, os quais muitas vezes elas não estão acostumadas por falta de incentivo.
Confira: http://mestrecucamirim.webnode.com ou no Facebook: http://www.facebook.com/MestreCucaMirim.

Receitas

Vitamina das Princesas
(peça ajuda para um adulto – liquidificador)   

Ingredientes:
150 ml de leite integral (procure sempre usar leite integral)
5 morangos
1 colher de (sobremesa) de mel (não recomendado para crianças com menos de 1 ano)

Modo de preparo:
Pique os morangos, junte o leite e o mel e bata tudo no liquidificador. Sirva gelada. O morango pode ser substituído por outras frutas, tais como, abacate, mamão, maçã, entre outras.


E outra para os seus super-heróis

Vitamina do Super-Homem
(peça ajuda de um adulto – liquidificador)

Ingredientes:
½ litro de leite integral gelado
2 bananas maduras (pode ser a de sua preferência). Eu uso a caturra por ser mais doce)
1 colher de (sopa) cheia de CACAU em pó (pode substituir por achocolatado)
1 colher de (café) de essência de baunilha
Normalmente não é preciso adoçar porque a banana já é doce e a essência de baunilha também  

Modo de preparo:
No copo do liquidificador, junte todos os ingredientes e bata por 5 minutos. Sirva bem gelado em copos altos e decore com cacau polvilhado.

Deixe sua opinião