Gastronomia 7733
Publicado em 10/05/2013

ConteMPorâneo

Foto: Giuliana Bruni

O saboroso mousse de Coca-cola

Criatividade na cozinha: aprenda a fazer mousse de Coca-Cola
O gosto pela culinária vem de família. Reni, 21 anos, tem paixão pela cozinha desde a infância quando começou a observar a mãe criando pratos. “Minha mãe trabalhou 25 anos com gastronomia, assim, cresci vendo ela cozinhar” conta a ConteMPorâneo. Desde então, a estudante de Jornalismo foi aprendendo a fazer diversas receitas, tanto doces quanto salgadas.
Ela diz que uma das habilidades que a move à frente das panelas é a improvisação. “Quando não tinha nada de muito diferente, eu juntava todos os ingredientes na panela e fazia um picadinho. No fim, vinham os elogios”, ressalta aos risos. Reni conta, ainda, que a paixão por cozinhar só foi aumentando com o passar dos anos e, que aos finais de semana, em jantares com os amigos, é sempre ela a “cozinheira oficial” da turma. O segredo? “Gostar do que se faz e colocar amor em todos os detalhes”, comenta.
Além do gosto pela gastronomia, a constante influência da mãe trouxe receitas inusitadas. “Minha mãe tem caixas e mais caixas de receitas. Toda vez que ela encontra alguma, seja em livros, na televisão ou na internet, ela quer colocar em prática” conta. Assim, Reni aprendeu a fazer um mousse que é, no mínimo, inusitado: de Coca-Cola! ConteMPorâneo, caderno curioso que é, não resistiu e trouxe a receita na edição de hoje.
 
Ingredientes:
1 lata de creme de leite
300 ml de Coca-Cola
1  1/2 pacote de gelatina em pó sem sabor (12g)
1/2 xícara de açúcar
Raspas de limão para decorar
 
Modo de fazer:
Dissolva a gelatina em pó de acordo com as instruções da embalagem e deixe amornar. Bata no liquidificadoror o creme de leite, a Coca-Cola e o açúcar. Acrescente a gelatina morna no liquidificador enquanto estiver batendo a massa. Coloque tudo em uma forma de pudim molhada (de preferência uma forma de plástico) ou em tacinhas. Deixe na geladeira por um tempo mínimo de três horas. Desenforme e decore com raspas de limão. Sirva gelado.
 
Calda de limão (opcional):
Você pode acrescentar uma calda de limão ao mousse para deixar mais saboroso.
 
Ingredientes:
4 colheres de sopa de suco de limão (galego ou siciliano)
6 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de água
 
Modo de fazer:
Misture tudo e leve ao fogo até formar uma calda rala. Depois, deixe esfriar bem para colocar em cima do mousse. Para variar, você pode fazer a mesma receita com outras frutas.

Deixe sua opinião