Gastronomia 7468
Publicado em 03/05/2013

ConteMPorâneo

Paixão pela gastronomia

Foto: Giuliana Bruni

Alexandre Paschoal mostrou a deliciosa receita do brigadeiro de pistache

Alexandre Marques Paschoal. Este é o nome do chef de cozinha ou chef executivo de uma família bageense. Paschoal, que é natural de Santos, em São Paulo, começou a cozinhar ainda na adolescência. Quando tinha apenas 15 anos de idade, a mãe adoeceu e Paschoal teve que começar a preparar alguns pratos. “A primeira refeição que fiz foi caldo verde. Minha mãe ia me dando as dicas e eu ia preparando”, conta, entre risos. Aos 23 anos, o chef foi morar sozinho e, os sortudos da vez, foram os amigos. “Todos elogiavam meus pratos e comecei a apreciar cada vez mais a culinária”, afirma. Aos 30 anos, Paschoal morou em Minas Gerais, onde aprendeu, em um restaurante em que os amigos eram proprietários, a aperfeiçoar os pratos que já sabia preparar. Alexandre então retornou a Santos, onde comprou um buffet para festas infantis. Depois, ele foi convidado a trabalhar em uma loja onde tinha um bistrô. O interesse de Paschoal foi aumentando cada vez mais. No dia a dia, praticava em casa. Ele estudava a gastronomia nos livros e também na internet. O chef, que já tem 10 anos de experiência, conta que o segredo é dar uma pitada diferente independentemente de qual for a receita. “Eu busco receitas em todos os lugares, mas nunca faço igual, sempre coloco algum tempeiro meu”, explica.
O chef conta que uma das coisas mais marcantes aconteceu quando estava no bistrô. “Eu não sabia preparar risoto e resolvi realizar o Festival do Risoto, em que seis tipos do prato foram apresentados. Então fui obrigado a aprender a fazer no mesmo dia. E foi maravilhoso”, ressalta.
Atualmente, Alexandre Paschoal trabalha como chef de cozinha em uma residência bageense. Ele foi descoberto por Patrícia Camargo, há três anos, no aniversário de um amigo em comum, em que assinou o jantar. Patrícia se encantou pelos dotes culinários de Paschoal e logo o contratou. “A minha maior paixão é cozinhar. Não importa se é para 40 pessoas ou para uma”, revela.
Entre as especialidades dele, está um doce que é muito comum, mas com um toque diferente: brigadeiro de pistache.
 
Receita de brigadeiro de pistache

Ingredientes:
·         2 latas de leite condensado
·         100 gramas de pistache descascado e moído
·         Uma caixinha de creme de leite

Modo de preparo:
·         Misture o leite condensado e o pistache. Quando o brigadeiro estiver pronto é só adicionar o creme de leite e mexer.

Deixe sua opinião