Gastronomia
Publicado em 02/11/2012

ConteMPorâneo

Foto: -

Gastronomia Mineira

Vinda de Juiz de Fora, do estado de Minas Gerais, Flávia Sanches, estudante de Direito, revela as características típicas de sua terra natal
 
O gaúcho é conhecido pelo seu paladar altamente voltado para a carne vermelha. Se fôssemos destacar qual o prato nacionalmente conhecido no Rio Grande do Sul, a resposta seria churrasco. Porém, outras culturas vêm sendo conhecidas no berço do pampa; é aí que vemos a diversidade que este Brasil nos apresenta. Em Bagé desde de fevereiro deste ano, Flávia Sanches, natural de Barbacena, é a típica mineira que gosta de abusar na culinária.
A acadêmica do curso de direito veio de Juiz de Fora/MG para Bagé acompanhada dos dois filhos e do esposo, que é militar. Aqui encontrou um novo mundo, diferente do que conhecia, tanto na temperatura do inverno, quanto nos hábitos; porém, o que estranhou mesmo foi a gastronomia. Flávia destaca que a comida mineira é conhecida pelas ervas, como manjericão, orégano e alecrim. “A nossa culinária tem como base estas ervas, além do queijo, que é ingrediente fundamental em quase todas as receitas; aqui eu não vejo este uso assíduo”, explica. Na lista top estão pratos como o tutu mineiro, frango ao molho pardo, pão de queijo, canjiquinha salgada, feijoada, queijo, arroz doce, caldos salgados e cocada.
Se para os gaúchos a Semana Farroupilha significa sete dias de comemoração, a festa dos mineiros é a Junina e Julina, pois é o marco de Minas Gerais, onde todas as cidades se movimentam durante os dois meses realizando festas típicas. “Lá os pratos que oferecemos são aqueles da nossa tradição; os grupos se reúnem, sejam igrejas, bairros, escolas, cada um faz a sua festa”, explica Flávia, destacando a importância desta característica forte da sua terra, que é a gastronomia.
 
Receita
TUTU MINEIRO
 
Ingredientes:
Feijão;
Linguiça calabresa e fina;
Bacon;
Pimenta preta do reino;
Farinha de mandioca;
Sal;
Cebola;
Tomate;
Alho;
Extrato de tomate;
Cebolinha verde;
 
Modo de fazer:
- Molho
Refoga o alho com a cebola, acrescenta o tomate e o sal, depois o extrato de tomate e meche no fogo.
 
- Mistura
Frita o bacon, a linguiça calabresa e a linguiça fina; bate o feijão cozido e mistura as linguiças e bacon; tempera com sal e pimenta do reino preta. Depois acrescente a farinha de mandioca para deixar a mistura pastosa. Despeje sobre a vasilha e coloque por cima o molho de tomate. Decore com cebolinha verde.
 

Deixe sua opinião