No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Falando em Moda - Truques para alongar a silhueta
Publicado em 20/09/2019

ConteMPorâneo

Foto: Sofia Fernandes

Por Márcia Pacheco

Vestido longo e macacão: duas apostas fortes para a próxima temporada de primavera-verão. Versáteis, confortáveis e práticas, essas peças combinam muito com o frescor e a leveza que as estações mais quentes do ano pedem. O único problema é que, tanto o macacão quanto o vestido longo têm a fama de achatar a silhueta. Por isso, costumam dar medo nas mais baixinhas. Para afastar este receio de usar essas roupas, a coluna de hoje traz algumas dicas de estilo para usar vestido longo ou macacão, com truques para alongar bem a silhueta.

 Vertical
O primeiro truque é escolher peças que convidem o olhar a fazer um movimento vertical, que puxam o nosso olhar de cima para baixo. Isto traz a sensação de silhueta mais alongada. O vestido longo da foto tem um exemplo bem legal deste efeito, ele tem uma faixa de abotoamento. Este simples detalhe convida o nosso olhar a passear na vertical, dando a sensação de alongamento. Outro truque que alonga, usado neste look, é escolher um sapato que repita a cor do vestido. Neste caso, foi usado um tênis branco, mesma cor do fundo da estampa, o que traz esta sensação de continuidade, que alonga, além de deixar a produção mais cool.

 Monocromático e salto
Peças monocromáticas também ajudam a dar o efeito de alongamento. Neste look, por exemplo, para parecer mais alta, caso quisesse usar um cinto, o ideal é que ele também fosse preto, para não cortar a silhueta ao meio e perder efeito de alongamento do corpo. Outro recurso importante para alongar é o uso do salto. Para parecer mais alta, faça a barra da peça na altura do salto, para que, ao usar o vestido ou macacão, o salto fique escondido. Vai parecer mais alta, sem erro.

Listras verticais e diagonais
Neste look, mais uma vez, aparece o truque do passeio vertical. As listras convidam o olho a observar de cima para baixo, o que traz o efeito de alongamento. No busto, o recorte diagonal ainda traz dinamismo e leva o olhar para a cintura. Mais um desvio de atenção para a altura.

Camisa ou casaco
Veja a diferença das listras horizontais nesse look em relação às listras verticais. Como as listras horizontais convidam o nosso olhar a se deslocar da direita para a esquerda, parece que a altura e largura ficam mais evidentes neste tipo de peça. O truque para alongar é a camisa aberta jogada sobre o macacão. Isso porque a camisa traz as linhas verticais, que, mais uma vez, convidam o olhar de cima para baixo, dando a sensação de alongamento.
Use as dicas ao seu favor e não esqueça que pode usar o que quiser!
Quer mais dicas? Márcia Pacheco é consultora de Imagem e Estilo e está nas redes sociais. IG de moda @casadepaete. Canal youtube.com/casadepaete1.

(Fotos: Sofia Fernandes)

Deixe sua opinião