No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Casa e Estilos | Saiba escolher o melhor tipo de tinta para pintar cada cômodo
Publicado em 10/07/2019

ConteMPorâneo

Foto: Alina Souza / Especial FS

Para escolher o que usar em cada ambiente é importante ter bem definido as finalidades

Chegou a hora de atualizar as cores da casa? Então, nós temos algumas dicas. Buscamos on-line sugestões para saber os tipos de tinta disponíveis no mercado nos dias atuais. Por isso, se você está pensando em repaginar a casa, é necessário buscar não apenas a cor ideal, mas também o padrão da tinta que melhor se encaixa no ambiente, bem como o estado de conservação e a qualidade do produto que será usado. Feito isso, o próximo passo é selecionar as cores. Após, deve ser decidido o acabamento. Contudo, tenha em mente que a qualidade da tinta irá definir a quantidade de demãos do produto.
Acrílica Essa tinta é feita à base de água e possui uma secagem bem rápida. Funciona bem em ambiente internos e externo, paredes de alvenaria e materiais mais porosos, além de ser indicada para pintar fachadas. É fácil de lavar e impermeável, a limpeza pode ser feita com uma pano úmido ou esponja. Dica: a maior preocupação com a tinta acrílica é na hora da aplicação, pois é preciso ter cuidado e verificar se as paredes estão devidamente impermeabilizadas, visando evitar a formação de bolhas durante a secagem.
Esmalte À base de óleo, a tinta esmalte é conhecida pela resistência, apesar de ter uma secagem mais demorada. É indicada para madeiras, portas, rodapés e metais (corrimão, mobiliários, pés de mesa, entre outros). 

Látex Essa tinta à base de água possui uma secagem rápida. A grande vantagem é por apresentar resistência ao mofo, muito comum em nossa região. É uma pintura que mancha com facilidade, por isso não é indicada para ambientes externos.

Epóxi Indicada para locais de muito uso e sujeitos ao desgaste. Por ser produzida a partir de uma resina plástica, ela possui alta resistência ao atrito. Tem um ótimo custo-benefício e pode ser aplicada em madeira, alvenaria, metais, pisos e azulejos.

Ecológica Pensada e desenvolvida para reduzir o impacto ao meio ambiente. Ainda que, poucas marcas invistam nesse tipo de produto, elas utilizam como matéria-prima 85% de materiais reciclados e à base de água. Além de representarem um investimento consciente, cada marca possui determinadas vantagens. Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Deixe sua opinião