CASA E ESTILOS - Cores de 2020
Publicado em 24/01/2020

ConteMPorâneo

Foto: Reprodução/FS

cor coral

Ideias para usar os tons na decoração

Após realizar uma série de estudos comportamentais e analisar diferentes tendências ao redor do planeta, as principais marcas de tinta já decretaram quais cores dominarão os lares brasileiros em 2020. As complexas pesquisas realizadas pela Suvinil, Coral, Eucatex, Sherwin-Williams e Tintas Renner by PPG resultaram em diferentes matizes para a decoração, mas apresentaram conclusões parecidas: a busca comum pelo estado meditativo e o autoconhecimento despontam num mundo marcado por insegurança e imprevisibilidade.
A necessidade de uma reconexão com a natureza e a busca pelo afeto também foram apontadas como tendências comportamentais que deram origem às cores de 2020. Não é à toa que tonalidades leves e com estética mais natural deram as caras nas novas paletas criadas pelas fabricantes. Confira as tonalidades que devem bombar na temporada.
Mantra é a cor de 2020 eleita pela Suvinil. O verde-azulado desenvolvido pela marca evoca o estado meditativo e convida as pessoas a olharem para dentro de si. Com uma leve nuance acinzentada, cai bem com tons terrosos ou mais claros. 
Um matiz levemente acinzentado também foi escolhido pela fabricante Coral. Para 2020, a marca elegeu a praça no inverno como o carro-chefe, um tom verde sutilmente mesclado com cinza. Inspirado no horizonte de uma manhã de neblina, a cor é clara, transmite calma; além disso, o efeito muda, conforme as variações ao redor, o que resulta em uma opção bastante versátil para a casa. 
Com uma leve sensação de déjà-vu, modernismo é a cor de 2020 eleita pelas tintas Eucatex. Composto por um tom de rosa claro, levemente acinzentado e com nuances de azul, o matiz pode ser interpretado como a tradução das emoções de afeto, compreensão, doçura e prosperidade, refletindo uma necessidade dos tempos atuais. Boa pedida para os fãs saudosos do pink millennial, tom que dominou 2017 e, desde então, não saiu mais das tendências de decoração. 
Deixando de lado o mood pastel e acinzentado, a Sherwin-Williams apostou no naval como a cor de 2020. Inspirado no clássico azul-marinho, o tom aparece numa versão suavizada e serena com uma boa pitada de sofisticação. A cor faz alusão ao estilo Art Déco dos anos 20 e funciona bem, tanto como elemento de destaque do ambiente quanto um tom secundário para outras composições. A novidade também é um ótimo recurso para ressaltar acabamentos como mármore e metais, além de peças de design autênticas.
Porcelana chinesa é a cor de 2020 da tinta Renner by PPG. O tom é uma mistura de azul-cobalto com nuances mais escuras; proporciona tranquilidade e relaxamento necessários para a vida agitada dos tempos atuais. A junção dessas tonalidades proporciona aos clientes tranquilidade, ao mesmo tempo, imprime personalidade, sendo uma alternativa aos tradicionais tons de cinzas.


Fonte: Casa Vogue
 

Deixe sua opinião