No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Casa e Estilos | Apaixona-se: decoração em estilo escandinavo
Publicado em 17/07/2019

ConteMPorâneo

por Lara Morelli e Eduarda Houayek

Foto: Alina Souza / Especial FS

O apartamento é de um jovem casal, pensado nos moldes de uma decoração escandinava (Foto: Mariana Lubbe)

A dualidade do estilo escandinavo tem causado grande procura e encantamento. Entretanto, é uma tendência provocativa e desafiadora para quem desenvolve projetos neste contexto. Mais que uma referência para decoração, representa um estilo de vida. As influências vêm dos países nórdicos da Europa: Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. Com clima frio característico da região, aconchego se torna a palavra-chave dessa proposta, que preza pelo simples, sofisticado, tradicional e contemporâneo.
Esse apartamento foi pensado nos moldes de uma decoração escandinava. Com um ar clean, minimalista e um toque contemporâneo, o estilo deixou de ser tendência e veio para ficar.

Balanço na sala
O balanço é uma tendência na decoração de interiores. Imponente e lúdico, substitui as tradicionais poltronas e proporciona uma atmosfera descolada e divertida ao ambiente. Esse balanço fez parte da última Casa Cor de Porto Alegre em 2018.

Boiserie
Na sala de jantar, o charme são os boiseries, molduras aplicadas na parede que remetem às residências da realeza francesa no século XVIII. Elas podem ser em gesso, poliuretano ou madeira (MDF).

Linearidade
O painel da TV em melamina (MDF) branca com detalhes amadeirado avança pela extensão da sala até a antiga bancada que dividia a cozinha da sala, dando espaço a um moderno aparador de apoio para mesa de jantar. Isso dá a impressão de que o apartamento é mais espaçoso.

Cozinha reservada
O estilo escandinavo é clean e minimalista, por isso o mínimo de informação é essencial. Para obedecer esses princípios, foi usada a estratégia do fechamento da cozinha americana com um sistema de divisórias retráteis em melamina (MDF) na cor azul. Desta maneira, os moradores do podem optar pelo fechamento completo ou parcial da divisória, intervindo na privacidade da cozinha, quando necessário.
 

Deixe sua opinião