Bagé / RS, Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Social | Colunista: Gilmar de Quadros

Coluna Social

A DANÇA é o ato de mover-se demonstrando sentimentos e emoções. É um estado de espírito onde consegue-se uma conexão mais íntima e profunda consigo mesmo. É uma detalhada fonte de movimentos rítmicos que são ao mesmo tempo expressivos e desafiadores. Uma obra de arte desenhada pelo corpo desempenhando o método mais simples e saudável de exercitar a mente junto à matéria, tendo também como um dos principais benefícios a formação e manutenção da personalidade. Um (a) bailarino (a) dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor e poder. (OLIVEIRA, 2002).

FESTIVAL Dança Bagé encerrou-se domingo (9), no Centro Cultural Auxiliadora. Quem, assim como eu, acompanhou as apresentações e prestou atenção nos movimentos dos bailarinos no palco pode observar o quanto a dança exige que o praticante se concentre na atividade e nas emoções associadas a ela, levando a uma perda da consciência e da percepção do tempo momentâneo, criando uma completa absorção do momento.

SE um prêmio fosse concedido ao profissional da dança que melhor pratica a manifestação da interioridade, integrando a mente e a subjetividade ao trabalho corporal, com certeza, o prêmio seria da coreógrafa e bailarina Renata Lampert
(Atelier da Dança, São Gabriel). Aliás, a mãe dela e a irmã, Nereida Lampert e Daniela Lampert (do Lampert Centro de Dança, Santana do Livramento), dividiriam esta premiação com Renata. Elas prestam atenção o tempo todo apenas e tão somente em quem está no palco dançando; comentam entre elas, fazem anotações. Ou seja, as Lampert fazem a diferença nos festivais de dança dos quais participam, meus queridos! 

O ASPECTO lúdico do movimento, regulador de energia e de comunicação, é o forte do Espaço de Dança Luísa Martins. O mais incrível é observar que todas as bailarinas têm o gestual igualzinho ao de Luísa. Deve ser pelo fato das alunas “idolatrarem” a professora. Isso merece aplausos!

A ESCOLA de Ballet Dicléa Ferreira de Souza, Pelotas, atualmente dirigida por Daniela Ferreira de Souza, levou evidentemente o “hors concours” (muito superior aos demais competidores) do Dança Bagé. Basta lembrar que se trata de uma escola, exclusivamente, de balé clássico, que já motivou livro, enredo de escola de samba, além de diversas pesquisas de mestrado e doutorado. Aplausos!

“OS melhores oradores notabilizam-se por estas qualidades essenciais: interpretar o sentimento de quem o escuta, de modo a dar ao interlocutor a sensação de que está falando por ele; também transmitir emoção.” É, justamente, a “emoção” que dá o tom ao discurso do prefeito Divaldo Lara. Nestas duas últimas semanas, o prefeito é quem mais e melhor divulga a Casa de Passagem, local que acolhe bageenses em tratamento de saúde na capital. Aplausos!  

ESTILISTA, empresária  Bruna Bieleman transformou sonho em realidade, ou seja, a marca “Fulana de Tall” virou franquia e instalou loja no shopping Rio Mar, em Recife...  SEGUNDA-FEIRA (10), teve início a construção da passarela que interliga a Pediatria à CTI Infantil da Santa Casa, projeto “cortesia” do arquiteto Francisco Lucas. Aplausos!
PROFESSORA Nádia de Fátima dos Santos Bucco está vice-reitora da Unipampa.  No discurso de posse, ela já avisou que vai imprimir sua forma de trabalho sempre com ética, determinação, dedicação e comprometimento com o público.... CULTURA SUL elegeu Ada Maria Machado Guimarães sua coordenadora, a posse de Ada foi na Confeitaria Neisa, semana passada... BODAS DE CORAL, domingo (9), o casamento de Nelsi e Carlos José Quaresma Jeismann completou 35 anos, porém a comemoração será mês que vem na Croácia. Aplausos!


Comente essa notícia
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.