Bagé / RS, Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Greve deve mobilizar trabalhadores na sexta-feira

No dia 22 de março, categorias participaram de ato público na praça
No dia 22 de março, categorias participaram de ato público na praça
Crédito: Arquivo/FS

Uma greve geral de trabalhadores está prevista para a sexta-feira. Algumas categorias devem permanecer mobilizadas na praça Silveira Martins. E o início da programação está marcado para as 9h. Os professores da rede estadual de ensino integram o ato. Conforme a diretora do 17º núcleo do Cpers, Delcimar Vieira, estão sendo feitas visitas as escolas para convidar os professores e funcionários a aderirem ao movimento. Hoje, um carro de som deve alertar a população sobre a programação. A diretora comenta que o Cpers não está sozinho e que, inclusive, um comitê foi formado para organizar o dia. Entre as categorias mobilizadas estão os bancários e também representações da Universidade Federal do Pampa e Instituto Federal Sul-rio-grandense.
Há expectativa de que os professores parem e, assim, não haja aulas na sexta-feira. No dia de paralisação, 15 de maio, foi registrada adesão total ou parcial nas maiores escolas da cidade. Delcimar justifica que a luta, neste 14 de junho, "é pela Educação pública, pelo direito à aposentadoria e por trabalho". Ela ainda enfatiza que as medidas do governo Bolsonaro atingem não só universidades e institutos, mas a Educação básica, uma vez que há risco de cortes no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Delcimar ressalta que será possível verificar, na Educação básica, as mesmas consequências dos cortes de mais de 30% nos recursos nas instituições federais. Além disso, ela alerta que é o Fundeb que possibilita que os municípios estejam pagando em dia os professores, inclusive com o piso nacional da categoria. Os professores da rede estadual também devem chamar atenção para o cenário local, uma vez que o governo protocolou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei quanto ao orçamento para 2020, com reajuste zero para os professores. A sindicalista argumenta que, com isso, serão seis anos sem revisão salarial. O Cpers já protocolou uma emenda para tentar reverter isso, ainda que, comenta Delcimar, o governo Eduardo leite, atualmente, tenha maioria na assembleia. "Isso preocupa muito porque nós, trabalhadores da Educação, professores e funcionários, já estamos numa situação precária. É difícil até nos deslocarmos até a escola", expõe. 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 12/06/2019 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Junho

    Especialista avalia mudanças propostas pelo governo federal

    No dia 4 de junho, o governo federal entregou à apreciação da Câmara dos Vereadores, projeto de lei que altera trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as propostas de mudanças na legislação atual, o aumento do limite de tempo para...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Junho

    Contribuintes com tarifa social do Daeb devem renovar o benefício

    O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) informa que os usuários com tarifa social, que estão cadastrados desde julho de 2017, devem solicitar a renovação do benefício. Os contribuintes devem ir ao Setor de Atendimento ao Público...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Junho

    Roupas apreendidas em ação policial irão aquecer assistidos de entidades assistenciais

    Na tarde de ontem, o vereador Júlio Jardim (MDB) procurou o delegado Cristiano Ritta, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), para entregar um ofício solicitando que algumas roupas e calçados apreendidos em operação...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.