Bagé / RS, Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Segurança

Réus são condenados por crime ocorrido em 2006

Caso aconteceu com advogado lavrense

Tunico, como era conhecido, foi vítima de emboscada
Tunico, como era conhecido, foi vítima de emboscada
Crédito: Divulgação/FS

Depois de mais de 12 anos, um caso ocorrido em Lavras do Sul, que chocou a região da Campanha, teve um desdobramento importante. No dia 10 de outubro de 2006, o advogado Antônio Carlos Abascal Munhós foi assassinado, com seis tiros, dentro de casa. Na terça-feira, em Cachoeira do Sul, aconteceu o júri popular, onde os réus, Álvaro Joal de Freitas Abascal e Guilherme Thomas Alegre de Freitas foram condenados pelo crime. Ambos receberam o direito de recorrer em liberdade.
Os acusados foram pronunciados por homicídio qualificado. Abascal com as qualificadoras de promessa de recompensa, motivo torpe e dissimulação; Freitas por promessa de recompensa e dissimulação. Na terça-feira, submetidos os réus a julgamento perante o Tribunal do Júri de Cachoeira do Sul, o conselho de sentença votou os quesitos que lhe foram propostos e reconheceu a materialidade e a autoria delitivas, bem como as qualificadoras do delito de homicídio, condenando os réus nos termos em que foram pronunciados.
Diante do exposto, de acordo com a decisão soberana do Tribunal do Júri, a juíza Rosuita Maahs, que presidiu o julgamento declarou condenados os acusados.
Abascal foi condenado a 16 anos e três meses de reclusão; Freitas, a 14 anos e seis meses. A juíza também condenou  os réus no pagamento das custas processuais, em metade para cada um. Eles poderão apelar em liberdade da presente decisão. Há de se registrar que o réu Guilherme já se encontra recolhido ao sistema prisional devido a outro processo.

Relembre o caso
Conforme investigações, ele teria sido vítima de uma emboscada. O fato foi apurado e acusados foram apontados. Contudo, após mais de 12 anos, ninguém havia sido julgado. Quando o caso completou 10 anos, a reportagem do jornal Folha do Sul procurou informações e conversou com o promotor Roberto Bayard Fernandes Figueiró, que, na época, comentou que não havia previsão para o julgamento. "O Ministério Público fez o pedido de desaforamento, para que o caso fosse julgado em outra comarca", relatou. Figueiró explicou que a demora para o julgamento, então, aconteceu devido aos pedidos de recurso por parte da defesa dos acusados.
De acordo a sentença de pronúncia, no dia 10 de outubro de 2006, por volta das 5h, na localidade de Mantiqueira, no interior do município de Lavras do Sul, Guilherme Thomas Alegre de Freitas, em comunhão de esforço e vontade com Álvaro Joal de Freitas Abascal, matou Munhós, desferindo-lhe disparos de arma de fogo. Freitas teria agido mediante promessa de recompensa, pois Álvaro Joal teria lhe prometido a quantia de R$ 30 mil para que matasse Antônio Carlos, além da esposa e a filha.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 23/05/2019 | Segurança

  • Bagé, Quarta-feira 23 de Maio

    Foragido detido pela Brigada Militar

    Um foragido de 29 anos, morador no bairro Madezzati, que estava sendo monitorado pela Brigada Militar, foi preso, ontem, por volta 16h, na rua Bento Gonçalves. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Consta...

  • Bagé, Quarta-feira 23 de Maio

    Acusado de tentativa de homicídio foi preso em Dom Pedrito

    Na manhã de ontem, André Fontoura Farinha Maubrigades, autor da tentativa de homicídio ocorrida na frente de uma distribuidora de bebidas em Dom Pedrito, foi preso preventivamente. O fato, que aconteceu no dia 6 de maio, foi flagrando pelas...

  • Bagé, Quarta-feira 23 de Maio

    Homem localizado com queimaduras no corpo

    Na terça-feira, um homem compareceu na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para registrar ocorrência, visto que o irmão foi encontrado, no sábado, com grande parte do corpo queimado, na rua Onofre Pires, bairro Dois...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.