Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Familiares e amigos pedem ajuda a bebê de 7 meses com câncer

Carlos Manuel terá de passar por longo tratamento
Carlos Manuel terá de passar por longo tratamento
Crédito: Arquivo pessoal

Na manhã de ontem, o pequeno Carlos Manuel Castilho Ferreira, de 7 meses de vida, passou pelo desafio de ter o olho direito retirado em uma cirurgia. Ele, que é filho de Bianca Moura Ferreira, 17 anos, e Luís Carlos Castilho Marques, 23, foi diagnosticado com retinoblastoma, um tipo de câncer maligno que afeta cerca de 400 crianças nascidas no Brasil a cada ano. A história da família, moradora no interior Aceguá, chegou à redação do jornal Folha do Sul a pedido de parentes e amigos, que solicitam ajuda na recuperação do pequeno. 
Tão cedo na vida, o calmo e sereno menino foi diagnosticado com câncer após ser detectada a leucocoria no olho direito. Ou seja, um reflexo branco semelhante ao do olho do gato, quando um feixe de luz artificial ou de um flash incide através da pupila. Nos olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho. O olho esquerdo do menino ainda apresenta sinais de catarata, que também necessitará de tratamento. Mesmo após a retirada do tumor e da órbita ocular, por ser ainda muito pequeno, Carlos Manuel terá de continuar o tratamento e receber prótese para o olho. Porém, a família do pequeno não tem condições de arcar financeiramente com o prolongado tratamento para o câncer, além dos medicamentos imunossupressores para evitar que o corpo reaja e rejeite o implante da prótese para o olho do bebê. “Nossa preocupação é que a falta de recursos cause problemas no tratamento dele”, disse um dos familiares, Bruno Pichler. “Ele é bem calminho, sempre foi calmo”, contou o sobrinho, Eidemar Ferreira, 29, que acompanhou os pais do pequeno durante o procedimento realizado no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.
A cirurgia realizada ontem para a retirada do tumor foi considerada bem-sucedida, porém, Carlos Manuel terá um longo caminho pela frente. Ainda ontem, ele receberia a primeira prótese para substituir o olho retirado, contudo, terá de passar por outros procedimentos no futuro. “Queremos que ele cresça bem e com saúde, por isso pedimos ajuda”, declarou Pichler.
 
Diagnóstico
De acordo com o portal Drauzio Varella, o diagnóstico precoce do retinoblastoma é pré-requisito básico para o sucesso do tratamento. Ele pode ser realizado pelo neonatologista ainda na maternidade, ou nos exames de rotina pelo oftalmologista nos primeiros anos de vida da criança, utilizando o teste do reflexo vermelho. O levantamento do histórico familiar, o exame de fundo do olho e o ultrassom fornecem elementos importantes para confirmar o diagnóstico. Além da leucocoria – reflexo branco na retina, outros sintomas normalmente ligados à doença são baixa visão, estrabismo e deformação do globo ocular.
 
Para ajudar 
A estimativa da família é que o tratamento custe entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, especialmente em relação aos implantes, que não possuem cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). “O tratamento contra a rejeição levará tempo e ele ainda é muito pequeno para fazer quimioterapia. Aguardamos o parecer médico para ter mais detalhes, mas sabemos que terá um alto custo para a família”, acrescentou Pichler. Para ajudar a família do pequeno Carlos Manuel, foi disponibilizada a conta em nome da avó do menino.
 
[BOX]
Banrisul
Agência – 1115
Conta – 3517339106
Titular – Maria de Lurdes Moura Ferreira

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 16/05/2019 | Geral

  • Bagé, Domingo 16 de Maio

    Unipampa e IFSul vão às ruas em defesa da Educação

    A quarta-feira foi marcada por mobilizações em todo o país: estudantes foram às ruas junto aos professoras e também aqueles que trabalham nas instituições federais de ensino. Isso para manifestar desaprovação aos cortes de recursos anunciados...

  • Bagé, Domingo 16 de Maio

    Magazine Luiza começa processo de seleção em Bagé

    Durante o dia de ontem, o gerente de treinamento da rede Magazine Luiza, Elson Monteiro, esteve em Bagé, em visita para abertura do processo de seleção dos colaboradores que trabalharão na unidade local. Acompanhado do secretário de...

  • Bagé, Domingo 16 de Maio

    Órgãos ressaltam importância de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

    O próximo sábado marca o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para reforçar a importância de se lutar contra esse tipo de violência, a Câmara de Vereadores sedia audiência pública, amanhã, a partir...

  • Bagé, Domingo 16 de Maio

    Abertas inscrições para o vestibular da Ideau

    Nesta quarta-feira, aconteceu o lançamento da campanha de vestibular para os colaboradores de todas as unidades de ensino: Bagé da Faculdade Ideau em Bagé,  Caxias do Sul, Getúlio Vargas e Passo Fundo. As inscrições estão abertas até o dia 11 de...

  • Bagé, Domingo 16 de Maio

    Audiência pública para debater a reforma da Previdência acontece hoje

    Hoje, a partir das 19h, acontece no plenário Lígia Almeida, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para debater assuntos referentes à reforma da Previdência. O evento é uma solicitação dos vereadores Luís Alberto Silva (PSB) e Lelinho...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.