Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Social | Colunista: Gilmar de Quadros

Coluna Social

FILHO de ferroviário, o jornalista Alício de Assunção traz do berço a paixão pelas ferrovias. Natural de Santa Bárbara do Sul, morou até os 10 anos em uma das residências no pátio da estação ferroviária da cidade onde também vendia pastéis, quando da passagem dos trens que faziam a linha Santa Maria – Marcelino Ramos. Esse seu apego pelos trens e a profissão que exerce, atualmente no Vale do Taquari, o levou a registrar em fotografias prédios de diversas estações pelo Estado, o que gerou esta exposição, que para o autor é a primeira de uma série.
NAS palavras dele: “Acompanhei no ano passado o trem turístico da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística nos trechos entre Vacaria, Santa Maria e Cruz Alta e de Guaporé a Colinas. Além disso, mesmo deslocando-me de carro, fotografei outras estações pelo Estado”. Assunção destaca também que embora o saudosismo e, às vezes, a indignação pela má conservação de algumas estações, a intenção maior dele é deixar registrado para a história, através de imagens, as estações, os túneis e viadutos, espalhados por centenas de cidades gaúchas.
VALE destacar que “muitas cidades foram criadas a partir das ferrovias e esse passado de um árduo trabalho e dedicação dos ferroviários e a importância dos trens deve servir de exemplo para as novas gerações.” Ano que vem, minha meta é realizar outra exposição com fotografias de mais trechos ferroviários, incluindo o da região da fronteira – de Rio Grande a Uruguaiana.  Apoiam a iniciativa o projeto Passeios na Colônia, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e Associação de Municípios de Turismo da Região dos Vales.  
REPAREM que graças ao empenho da equipe do diretor Cláudio Lemiezesk, Arquivo Público Tarcísio Taborda, os pesquisadores: Élida Hermandez, Jaime Viviam Jr. e Cid Marinho vão complementar a exposição: “Nos Trilhos do Rio Grande” com fotos e documentos da história da viação férrea em Bagé, acervo do Arquivo, é claro. O jornalista Alício de Assunção aproveitará a estada na cidade para fotografar “os caminhos do trem” de Santa Thereza a São Domingos; material que estará na exposição dele ano que vem. Aplausos! 
EM BAGÉ, a exposição “Nos trilhos do Rio Grande” vai inaugurar, dia 23, às 19h, na galeria de arte Edmundo Rodrigues com apoio valioso e necessário do Arquivo Público Tarcísio Taborda, do Hotel Obino, de Josi Cantareli e também de Clodoaldo Monteiro, oba!
CONVERSEI, esta semana, com Cláudio Acosta, empresário bageense em São Paulo. A empresa dele chama-se Maria Clean e atua, além da capital, em Santos, Limeira, Rio Claro e Jaboticabal. Cláudio também está diretor do Business Network International - uma organização de marketing de referências em todo estado de São Paulo. Aplausos!
SEMANA QUE VEM, feriado de Nossa Senhora Auxiliadora, Iara Bender, Diana Fígaro, Gida Sastre, Lizete e Gudimar Oliveira aproveitam para passear em Buenos Aires... EM FLORIPA, Lúcia Gomes vai participar do chá de fraldas da neta que vai nascer em junho, Ana é a maninha do Benício... NESTE sábado (18), o casal Claudete Figueira e Air Nogueira recepcionam, no Círculo Militar, os amigos do Rotary Rainha da Fronteira: jantar Cordeiro e Vinho.  Aplausos!
 
SEMPRE que escuto proporem a construção de um teatro na cidade, de imediato, pergunto-me por que, ao invés disso, em assembleia geral com os sócios remidos ou não do Clube Comercial, combinarem o seguinte: o prédio histórico passaria ao município e após restauração e as devidas adaptações ali seria o Teatro Municipal de Bagé. Os sócios do clube seriam os primeiros membros da Associação dos Amigos do novo teatro. Imaginem a repercussão positiva disto, um clube tradicional transformar-se em teatro, não igreja ou loja como é regra em todo Brasil. Assim, Bagé passaria a contar com um teatro imponente, majestoso, na Sete, com suas dependências necessárias para tal fim; até entrada de serviço, rua Marechal Floriano, para receber adereços volumosos para montagem de cenários, instrumentos, etc. Parte do porão do clube, em frente ao palco, se transformaria em fosso para as orquestras; outra parte, em pisos removíveis, chamados de quarteladas para os truques de atores ou bailarinos caindo em buracos ou imergindo do nada, uau!.  A fachada preservada, claro. O IPHAN, BNDES e Caixa Federal aprovam ideias bacanas; entenderam meninos! "Pode não ser a sua opinião, pode não ser a melhor opinião, mas esta é uma coluna com opinião.”   

EM busca de atualizações e novos conhecimentos, o competente cerimonialista Tiago Machado parte para mais uma graduação. Afinal, essa é uma profissão que exige constante atualização. Tiago faz parte de um seleto grupo de profissionais da melhor qualidade. Suas produções são um luxo!

Comente essa notícia
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.