Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Ato mobiliza alunos, professores e servidores do IFSul e da Unipampa

Hoje, o dia é de paralisação para as duas instituições bageenses que serão afetadas pelos cortes de pelo menos 30%, anunciados pelo presidente Bolsonaro. Professores, técnicos e alunos da Universidade Federal do Pampa e do Instituto Federal Sul-rio-grandense devem se mobilizar nas principais praças de Bagé. De acordo com informações divulgadas pelo Movimento Estudantil da Unipampa, a programação começa na praça Silveira Martins (Coreto), às 8h, e se estende, no mesmo local, até as 19h. Mas também estão previstas atividades no campus, das 19h30min às 21h. Conforme o coordenador do núcleo base do Sindicato Nacional dos Servidores Federais em Bagé, Daniel Santana de Souza, já havia adiantado à reportagem do Folha do Sul o dia não será para "cruzar os braços", mas ocupar a praça e mostrar um pouco do que é feito dentro das instituições de ensino.
No início desta semana, alunos, professores e servidores do IFSul "abraçaram" o campus, conforme divulgação do movimento estudantil da instituição. O ato de hoje, segundo os dois movimentos, é unificado. Um dos destaques da programação será uma caminhada, que terá concentração na praça de Esportes. O grupo percorrerá a Sete de Setembro até o Coreto Municipal. Ainda de acordo com divulgação, antes haverá uma oficina de percussão, a partir das 17h, na praça de Esportes. Das 8h às 17h, ocorrem várias ações, como saraus, exposições, oficinas e aulas. Todas ministradas por professores. Um abraço simbólico ao campus encerra as atividades do dia. Estão previstas manifestações e atos - como os que programados em Bagé - em todo o país.

"Educação Superior deve ser foco de Estado"
O reitor da Universidade Federal do Pampa, Marco Antônio Fontoura Hansen, falou pela primeira vez ao jornal Folha do Sul sobre os cortes anunciados pelo presidente Bolsonaro. A Unipampa já havia se manifestado por meio de nota. Questionado sobre o motivo pelo qual a Educação tem sido foco do governo na hora de "enxugar" os gastos, ele foi enfático: "Acredito que a Educação Superior deva ser um foco de Estado e não de governo". Sobre os impactos do que definiu como contingenciamento, explicou que certamente haverá uma diminuição das atividades. "E até a suspensão de outras", garantiu. "Além do mais, vão reduzir os recursos nas economias locais, porque todo e qualquer recurso cortado da Educação reflete na cadeia produtiva. Portanto, certamente afetará os serviços e o crescimento da instituição, a exemplo do prosseguimento de obras, serviço de terceirizados, insumos, entre outros", explicou.
Sobre o quanto tudo isso afetará os estudantes, salientou que a verba para assistência estudantil, que chega a R$ 10 178 558,00 (16,57%), não passou por bloqueios. "Todavia, se há diminuição da qualidade, dos insumos de laboratório, dos deslocamentos – já que somos uma universidade multicampi com campus em 10 municípios e polos EAD em mais 24 cidades, do fomento à pesquisa e à extensão,  consequentemente toda comunidade acadêmica sofrerá com o contingenciamento", elucidou. Por outro lado, acrescentou que a Unipampa é uma das melhores universidades do Rio Grande do Sul, "e os alunos ingressantes continuarão tendo a oferta de cursos gratuitos, muitos com nota máxima (conceito 5) pelo Inep-MEC e corpo docente qualificado".

Objetivo é a união
O reitor, sobre as principais estratégias diante dos cortes, afirmou que a ideia é buscar "unir as forças da comunidade". Ele ressaltou: "As ações que estamos fazendo são em conjunto com Câmara de Vereadores e deputados, em um processo de conscientização de que esse contingenciamento vai ser mais prejudicial do que benéfico para própria economia do país, porque vai deixar de gerar recursos nos municípios onde as universidades estão e originar uma deficiência em termos de qualidade".
Além disso, informou que, na terça, a instituição lançou a campanha "Unipampa: Nosso Patrimônio. Nosso Orgulho". Isso pela valorização das universidades públicas, como definiu. "Serão lançadas uma série de ações, como a produção de vídeos com depoimentos da comunidade, postagens diárias nas nossas mídias sociais com dados e informações sobre a importância e impacto da universidade na sociedade", detalhou. E fez um convite para que toda comunidade acadêmica demonstre apoio usando o tema nas fotos de perfis no Facebook: "A Unipampa é um patrimônio e um orgulho de todos nós!".
Ele ainda falou a respeito da suspensão, também, da concessão de bolsas de mestrado e doutorado. "Atualmente, a Unipampa possui apenas 15% da demanda atendida. Por ser uma instituição jovem, com 11 anos, o número de bolsas que recebe no momento é menor do que o de instituições tradicionais. A ampliação do número de auxílios já havia sido solicitada a fim de combater a evasão discente. No entanto, novos cortes inviabilizam o desenvolvimento das pesquisas, atingindo todas as áreas do conhecimento", contextualizou, ao lembrar que, devido às características das pesquisas da Unipampa, focadas no desenvolvimento regional, "o estudante de pós-graduação necessita de dedicação exclusiva para as investigações e a bolsa é fundamental para que possa se manter na universidade".
Por fim, enfatizou que não há bolsas, na instituição, que não estejam sendo utilizadas pelos discentes. "Justamente por tal cenário, a instituição teve uma bolsa de doutorado bloqueada, que foi contemplada com o desbloqueio informado pela Capes. Dessa forma, a Unipampa não possui corte de bolsas, mas o corte no orçamento das bolsas afetará diretamente o desenvolvimento futuro das pesquisas e, consequentemente, o papel transformador que a Unipampa possui na região", afirmou.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 15/05/2019 | Geral

  • Bagé, Domingo 15 de Maio

    "Vaquinha" busca ajudar família de menina atropelada

    A “vaquinha” on-line “Ajude a Jeh” é uma iniciativa de amigos da família da adolescente Jéssica, de 13 anos, que foi atropelada por volta das 12h do dia 10 de maio. Até ontem à tarde, ela estava na CTI da Santa Casa com traumatismo craniano, de...

  • Bagé, Domingo 15 de Maio

    Com administração do Distrito Industrial, governo municipal pretende alavancar investidores de Bagé

    As 67,5 hectares da área do Distrito Industrial, que existe desde 1979, vão passar a ser administradas pelo governo municipal. O espaço, localizado nas cercanias da BR-153 entre a Embrapa Pecuária Sul e o Aeroporto Comandante Kraemer, pertencia...

  • Bagé, Domingo 15 de Maio

    Bagé sedia seminário Trabalhador em Foco

    A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio da Agência FGTAS/Sine Bagé, realizará o seminário Trabalhador em Foco, na terça-feira, 21 de maio, às 14h, no salão nobre da Prefeitura de Bagé. O público-alvo do evento são...

  • Bagé, Domingo 15 de Maio

    Reunião define próximos passos para futuro teatro municipal

    Cerca de 50 representantes de entidades ligadas a diferentes ramos do meio artístico – teatro, dança, música e cinema, compareceram ao palacete Pedro Osório para conhecer, esclarecer dúvidas e apresentar sugestões ao projeto do futuro teatro...

  • Bagé, Domingo 15 de Maio

    Cerca de 65,2% de grupo prioritário já foi imunizado na Rainha da Fronteira

    A comunicação da Prefeitura de Bagé divulgou ontem que, aproximadamente 27 mil doses da vacina contra o vírus Influenza foram aplicadas em pessoas do grupo prioritário estipulado pelo Ministério da Saúde. Desde que a campanha iniciou no dia 10 de...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.