Bagé / RS, Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Peregrino, que está atravessando o mundo a pé, relata curiosidades da jornada pela vida

Do norte do Chile

Da terra referida por Pablo Neruda, em um poema, na obra Cem Sonetos de Amor, Taltal no norte do Chile, frei Marcelo Monti Bica, 40 anos, conversou com a reportagem do Folha do Sul. Com a formação inicial em Bagé, o religioso, já caminhou 4 080 quilômetros. A jornada solitária que pretende atravessar os cinco continentes do planeta em 10 anos, teve como ponto de partida Porto Alegre, em agosto do ano passado.
Em outubro, Bica pisou no solo da Rainha da Fronteira, apenas empurrando o carrinho com os materiais básicos para se manter pelo percurso. O propósito dessa longa travessia, por cidades, povoados, pântanos  e  desertos, é alertar sobre a prevenção do vírus do HIV, esclarecer dúvidas, ouvir e  levar apoio aos soropositivos. O frei perdeu uma irmã de 28 anos com a doença.
Do país banhado pelo Oceano Pacífico, Bica fez um relato sobre a jornada que já percorreu quatro países e está na iminência de chegar no quarto. No Chile, ele terá que solicitar mais um período  de permanência, além dos três meses permitido, para poder ter tempo suficiente para chegar até a fronteira da Bolívia. Somente no país dos Andes, Bica já caminhou em torno de mil quilômetros.
O outro objetivo, além da conscientização a respeito do HIV, é de cunho pessoal. Ou seja,  ter uma vida de encontros com pessoas e em lugares diferentes, o que, segundo ele, a meta está sendo atingida.
Em relação ao HIV, nem sempre consegue atingir o objetivo, como foi o caso do Uruguai, onde só teve a chance de falar sobre o assunto em entrevistas para os veículos de comunicação. Lá, ele não teve a oportunidade de ter contatos com grupos soropositivos.
Experiência diferente ocorreu em uma pequena cidade no interior da Argentina. Enquanto concedia uma entrevista coletiva, Bica pôde conversar com a diretora do hospital sobre o tema e tudo foi transmitido ao vivo. Segundo o frei, essa é a parte importante da jornada, quando o assunto está sendo pauta na mídia e as pessoas o procuram e pedem para que as escutem.
A acolhida que recebe por onde passa é uma das coisas que mais o peregrino enaltecceu. Desses mais de quatro mil quilômetros percorridos, ele destacou a acolhida que recebeu por parte de uma senhora de mais de 70 anos, no interior da Argentina. Bica disse que já tinha sido hospedado pelo filho dela, três cidades antes. Ao chegar no lugar onde mora a idosa, ele se deparou com uma casinha de apenas duas peças. Com duas camas no quarto, a idosa o convidou para dormir naquele cômodo.  “Uma pessoa com mais de 70 anos dividir o quarto comigo me senti  muito honrado, porque quando se fala em quarto está se falando de intimidade,  do seu mundo e ela abriu esse mundo para acolher um desconhecido. Para mim, isso foi uma das coisas mais bonitas que vivi”, relatou.
Outro fato curioso, para o frei, que é franciscano, foi no interior do Chile. Ele já caminhava durante dois dias e só encontrou duas casas – uma em cada dia. Cansado, num entardecer chegou em uma delas e se deparou com um amontoado de peças separadas e percebeu que havia uma cruz no lugar.  Um homem o atendeu. Depois de se apresentar, foi acolhido. Lá, ficou sabendo que aquela família, que vive no meio do nada, cria cabras, tem um filho vegetativo e é devota de São Francisco de Assis. Tamanha é a veneração pelo santo, que eles mantêm uma capelinha e fizeram uma promessa para São Francisco, que se as cabras não morressem iriam manter a tradição de cantar durante a noite inteira uma vez por ano. A promessa se mantém, inclusive, com a presença de músicos de fora. “Ele tem um conhecimento incrível da vida de Francisco”, comentou o frei.
Para chegar ao intento final, nessa passagem pelos cinco continentes, o religioso precisa de auxílio. Nem sempre ele teve as mãos estendidas por parte de amigos, por onde passou. E nesse contexto lembrou, que antes de iniciar a jornada, uma canadense lhe disse que se ele tivesse coragem de deixar tudo para fazer essa caminhada, ia ter o necessário.
Em Bagé, teve a companhia do esposo de uma professora sua, que o acompanhou  até uma  pequena cidade do Uruguai. No país vizinho, foi recebido por jovens que também o acompanharam por um tempo durante a caminhada.
Mas, no que diz respeito ao auxílio, mesmo com a negativa por parte de muitos, para quem escreveu pedindo ajuda financeira, como foi o caso para a compra de umas botas, hoje Bica conta com o apoio de 31 amigos que repassam, cada um, a quantia  R$ 20 por mês. Além disso, conta com a boa vontade e a generosidade das famílias que o hospedam e oferecem alimentação. No Uruguai e na Argentina, foram os lugares que mais recebeu alimentos, enfatizou.
Quem quiser colaborar pode fazer contato pelo WhatsApp (51) 9 8508 6678 ou pelo Facebook – Caminho de Aline volta ao mundo a pé pela vida contra a Aids.




Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 22/04/2019 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 22 de Abril

    Da quietude da Sexta-feira Santa às compras de sábado

    O feriadão em Bagé foi marcado pelo silêncio de Sexta-feira Santa – dia reservado para orações nas igrejas e praticamente nenhum movimento na rua. Os fiéis saíram de casa com destino as paróquias às 15h, para celebração da Paixão e Morte de...

  • Bagé, Segunda-feira 22 de Abril

    Morre o último remanescente do Grupo de Bagé

    O artista plástico Danúbio Villamil Gonçalves, 94 anos, morreu, ontem, em Porto Alegre. Conforme uma das filhas do bageense, Sandra Gonçalves, a morte foi de causas naturais. Ele vivia em uma clínica geriátrica da capital gaúcha. O prefeito...

  • Bagé, Segunda-feira 22 de Abril

    Festival de Cinema da Fronteira acontece em três cidades

    Bagé, Santana do Livramento, Rivera (Uruguai) sediam, nesta semana, o 11º Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Com entrada franca, o evento começa nos dias 23 e 24 de abril, na Fronteira da Paz e prossegue de 25 a 27 de abril, em Bagé....

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Educação: a mais nobre aquisição da alma. Após adquiri-la, damos acesso a todas as demais manifestações inatas do divino que há em nós”
 
Visão...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.