Bagé / RS, Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Páscoa: do silêncio da sepultura para a luz e a vida

Paixão, Morte e Ressurreição

Durante três dias, os católicos vivenciam o chamado Tríduo Pascal. Tudo começa com as cerimônias litúrgicas na Quinta-feira Santa, quando ocorre a bênção dos óleos que são usados todo ano nas paróquias. Nessa celebração, são abençoados os óleos do Crisma, do Batismo e da Unção dos Enfermos.
A missão da renovação das promessas sacerdotais aconteceu na quarta-feira, na Catedral São Sebastião, com a presença de todos os padres dos municípios de abrangência da Diocese de Bagé. Na ocasião, foram abençoados os óleos usados nos sacramentos.
Na noite de quinta-feira, aconteceu o ritual do lava-pés, gesto que recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos. Essa celebração rememora a instituição da Eucaristia e faz a memória da última ceia de Cristo. Também é a celebração da instituição do sacerdócio católico.
Conforme o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, frei Álvaro Bordignon, a liturgia de Quinta-feira Santa tem como palavra-chave o serviço. Segundo ele, o gesto do lava-pés remete ao amor e ao ato de servir.
As seis paróquias de Bagé e o Santuário de Nossa Senhora Conquistadora têm toda uma programação especial para esse período. Desta vez, a exemplo do ano anterior, não vai acontecer a procissão com a imagem do Cristo Morto – cada paróquia é responsável por realizar ou não de maneira individual. Algumas vão fazer, como é o caso da Paroquia Nossa Senhora da Conceição, depois da celebração da Paixão e Morte de Cristo, em torno na praça Silveira Martins.
A Paróquia São Pedro realiza a meditação das 14 estações da Via Sacra na rua, a procissão do silêncio e a meditação das dores de Nossa Senhora.
Um dos momentos significativos ocorre na Sexta-feira Santa, onde os fiéis rememoram a Paixão e Morte de Cristo. É o único dia no ano em que não tem missa, mas, sim, a celebração da Paixão, preferencialmente às 15h, hora em que Jesus morreu, conhecida como a Hora da Misericórdia.
A Sexta-feira Santa tem a cruz como palavra-chave. Conforme o religioso, pela cruz se dá a salvação e a redenção. “Nela, estão os nossos pecados e nossas misérias humanas”, adverte o frei.
Esse é o dia dedicado ao silêncio, a meditação das 14 estações da Via Sacra e a confissão. O ápice é às 15h, quando ocorre a celebração da Paixão e Morte de Cristo.
Na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 17h (12h, Brasília), o papa Francisco preside a Liturgia da Palavra, a adoração da Cruz e o rito da comunhão. Às 21h15min (16h15min, Brasília), o papa irá ao Coliseu para a Via Sacra. No final, ele dirigirá algumas palavras aos fiéis presentes e dará a bênção apostólica.
No domingo da Páscoa, o Sumo Pontífice, preside a missa, às 10h, na praça São Pedro. No final da celebração, do balcão da Basílica, o papa fará a bênção “Urbi et Orbi”. 

Celebração da luz
No sábado durante o dia, os fiéis rezam por Cristo no sepulcro. É um dia de silêncio e reflexão. À noite, ocorre a celebração eucarística mais longa do rito católico – a Vigília. Frei Álvaro explica que a palavra-chave dessa celebração é a luz. Segundo ele, nessa liturgia acontece a benção do fogo e da água. Todo um ritual ocorre em torno do Círio Pascal, do lado de fora da igreja, que estará com as luzes apagadas. Depois, o sacerdote segue em procissão pela nave central com o círio e canta três vezes “eis a luz de Cristo”, seguido pelos fiéis. Em seguida, a Páscoa é proclamada. As leituras da vigília têm uma coerência e um ritmo entre elas.
Esse é o dia mais importante para os cristãos. Para os hebreus, “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. Bordignon esclarece que a Páscoa Cristã é a passagem de Jesus da sepultura (morte) para a vida. “A Páscoa é o centro da nossa fé”, assegura o frei.
De acordo com o religioso, a base da fé cristã não está no Natal (nascimento) e, sim, na Páscoa (ressurreição).

Programação das seis paróquias de Bagé

Catedral São Sebastião

Sexta-feira Santa
9h – Via Sacra e confissões
15h – Celebração da Paixão do Senhor
Procissão do Senhor Morto
Sábado
19h30min – Vigília Pascal

Domingo
19h – Missa de Páscoa

Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Sexta-feira Santa
Das 8h às 10h – adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões
10h – Via Sacra
15h – Celebração da Paixão e Morte de Cristo, com procissão do Senhor Morto
Sábado
20h – Missa da Vigília Pascal

Domingo
Às 10h e 20h, missa pascal.

Paróquia Sagrada Família
Sexta-feira Santa
15h – Celebração da Paixão e Morte de Cristo
Sábado
19h – Missa da Vigília Pascal
Domingo
10h – Missa às 10h

Paróquia São Pedro
Sexta-feira Santa
8h30min – Via Sacra com saída da paróquia
15h30min – Celebração da Paixão e Morte de Cristo
18h30min – Procissão do silêncio e meditação das dores de Nossa Senhora
Sábado
20h – Missa pascal com bênção

Domingo
7h – Caminhada da vitória
8h – Café comunitário
9h – Missa da Páscoa.

Paróquia São Judas Tadeu
Sexta-feira Santa
9h – Via Sacra e confissões
15h – Celebração da Paixão e Morte de Cristo
Sábado
20h – Missa da Vigília Pascal
Domingo
9h – Missa Pascal

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Sexta-feira Santa
9h – Celebração comunitária do sacramento da penitência e confissões
15h – Celebração da Paixão e Morte de Cristo, seguido de procissão
Sábado
19h – Vigília Pascal
Domingo
Missa Pascal às 10h e às 19h.

Santuário de Nossa Senhora Conquistadora

Sexta-feira Santa
9h – Via Sacra
15h – Celebração da Paixão e Morte de Cristo

Sábado
19h – Vigília Pascal
Domingo
10h – Missa de Páscoa



Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 19/04/2019 | Geral

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Educação: a mais nobre aquisição da alma. Após adquiri-la, damos acesso a todas as demais manifestações inatas do divino que há em nós”
 
Visão...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.