Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Ícone do cinema e do teatro protagoniza filme em competição e autografa livros em Bagé

Festival recebe Ittala Nandi

A dramaturgia brasileira revelou grandes nomes ao longo dos anos. Nessa constelação, uma das estrelas mais brilhantes é Ittala Nandi, cuja trajetória se confunde com a do cinema e do teatro brasileiro. Além de estrelar o filme “Domingo”, de Felipe Barbosa e Clara Linhart, a atriz vem a Bagé no próximo dia 27 para autografar dois livros. Oportunidade para conhecer o mais novo trabalho de uma das atrizes mais talentosas e transgressoras de todos os tempos.

Quebrando parâmetros
Ittala Nandi nasceu em Caxias do Sul e tem seu nome ligado ao teatro há, pelo menos, 50 anos. É uma das fundadoras do lendário Teatro Oficina, em São Paulo, onde estreou em 1962. Atuou em montagens antológicas, como “Pequenos Burgueses”, de Maksim Gorki, e “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade. Fez história em “Na Selva das Cidades”, texto de Bertold Brecht, quando protagonizou o primeiro nu frontal do teatro brasileiro. Sua postura sempre foi associada a transgressão e quebra de parâmetros e, ao lado de Leila Diniz, tornou-se símbolo de liberdade e independência feminina. No cinema, participou de dezenas de filmes e trabalhou com grandes diretores de sua geração, como Arnaldo Jabor, Joaquim Pedro e Ruy Guerra.

“É um filme muito oportuno”
Aos 76 anos, Ittala Nandi retorna ao cinema como protagonista do filme “Domingo”, um dos seis concorrentes da Mostra Internacional de Longas-Metragens do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Dirigido por Felipe Barbosa e Clara Linhart, foi rodado no Rio Grande do Sul e conta, através de múltiplos pontos de vista, como foi o dia 1º de janeiro de 2003 de uma família burguesa do interior do Rio Grande do Sul. Foi nessa data que Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do Brasil. Ittala vive Laura, a matriarca, que tem medo do destino que esse governo pode ter em mente para a sua classe social. “Ela é uma pessoa reacionária e autoritária”, afirma. Tudo se desenrola durante um churrasco onde, à medida que a conversa avança, aumenta o desconforto entre os convidados. “Apesar da política ser importante, o filme não é panfletário. [o filme] é um pouco documental”, ressalta a atriz. Ao longo do filme, fica claro que o assunto as relações sociais e familiares são o grande tópico da produção. “É um filme muito oportuno e sem partidarismo”.
Com a campanha eleitoral, em 2018, o filme, inevitavelmente, ganhou novo sentido. “Quando filmamos, não tínhamos noção do que aconteceria com Lula”. Após exibições em Veneza, Havana e Brasília, Ittala pôde sentir de perto a reação do público em torno da produção. “Em São Paulo, ele foi exibido um dia após a prisão do Lula. A reação do público foi impressionante”, avalia. Através da interação dos diversos personagens, o filme reflete sobre a classe média, o proletariado e a elite brasileira. “É interessante ver o quanto a família tradicional está desunida pela droga, pelo desamor, pela incompreensão”, completa.
Tendo a figura e a personalidade sempre associadas a causas progressistas, Ittala revela que gosta de interpretar personagens com ideias distantes da sua. “Gosto muito quando o personagem tem o oposto da minha personalidade. Apesar dessa mãe ter ideias perigosas, consegui imprimir nela uma tonalidade mais engraçada, e isso tira um pouco da negatividade”, afirma.
Um dos pontos altos é a presença da música “Solamente una vez”, que a atriz canta e que se repete ao longo do filme. Apesar da letra poder ser interpretada com diversos significados, dentro do contexto do filme, a escolha da canção foi puramente sentimental. “O Felipe e a Clara pediram para eu escolher uma música. Conversando em casa, recordamos dessa música do Gardel, que foi gravada e regravada por diversos cantores. Acabou ganhando muitos significados e sendo fundamental no desenvolvimento da trama”, destaca Ittala. Vale lembrar que ela foi premiada melhor atriz no Festival do Rio por este trabalho.
O Festival de Cinema da Fronteira acontece nos dias 23 e 24 de abril, nas cidades de Santana do Livramento e Rivera (Uruguai) e prossegue de 25 a 27, na Rainha da Fronteira. Além das mostras competitivas, o festival traz oficinas, debates e shows musicais. Esta edição apresenta um recorte temático intitulado "O Renascer do Patrimônio". A realização é da Associação Pró-Santa Thereza e Centro Histórico Vila de Santa Thereza, com financiamento do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). A produção é da Anti Filmes com apoio das prefeituras de Bagé, Livramento e Rivera, e apoio institucional da Urcamp, Unipampa e Udelar. O jornalista Roger Lerina assina a curadoria de longas-metragens. O evento tem direção artística de Zeca Brito e produção de Frederico Ruas e Maristela Ribeiro. Mais informações no site fb.com/festivaldafronteira.

Aventuras literárias
Desde 1989, Ittala Nandi realiza incursões ocasionais também na literatura. Desde o lançamento de “Teatro Oficina, onde a arte não dormia”, a atriz mantém regularidade, também, no lançamento de títulos literários. No próximo dia 27, Ittala autografará dois livros em Bagé. Um deles é “O Sonho de Vesta”, romance futurista lançado em 2010. “O livro se passa no período Neolítico durante o último matriarcado”, afirma a atriz e escritora. Através do realismo fantástico, a história transmite mensagens ecológicas e de não violência. “É uma história onde a verdade e a imaginação se misturam”, completa.
Além de “O Sonho de Vesta”, a atriz e escritora traz, também, um livro de contos chamado “Milagres”. “Foi meu primeiro livro com histórias curtas. Ele é bilíngue, português e italiano, algo inédito até então”, revela Ittala.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 19/04/2019 | Geral

  • Bagé, Domingo 19 de Abril

    Páscoa: do silêncio da sepultura para a luz e a vida

    Durante três dias, os católicos vivenciam o chamado Tríduo Pascal. Tudo começa com as cerimônias litúrgicas na Quinta-feira Santa, quando ocorre a bênção dos óleos que são usados todo ano nas paróquias. Nessa celebração, são abençoados os óleos...

  • Bagé, Domingo 19 de Abril

    Pediatra explica doença mão-pé-boca e esclarece sobre maior incidência

    O município de Piratini, no mês passado, suspendeu as aulas nas escolas de Educação Infantil em decorrência do aumento da doença conhecida como mão-pé-boca. Em Dom Pedrito, no início deste mês, ocorreu o mesmo. As aulas, no município vizinho,...

  • Bagé, Domingo 19 de Abril

    Agricultores recorrem à Justiça contra empresa que não cumpriu contratos para corte de madeira

    Ao longo dos primeiros anos deste século, o Rio Grande do Sul viveu um “boom” da Silvicultura, com inúmeras áreas no Estado, incluindo-se a Metade Sul, recebendo o plantio de espécies florestais, como eucalipto, pinus e acácia. Muitos...

  • Bagé, Domingo 19 de Abril

    Projeto Meu Bairro Melhor implementa melhorias em São Martim

    Atividades executadas pelo projeto Meu Bairro Melhor estão sendo executadas em São Martim. Equipes das secretarias municipais atuam naquela região. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) entrou no bairro com duas...

  • Bagé, Domingo 19 de Abril

    Feira do Peixe é atração na véspera da Sexta-Feira Santa

    A terceira edição da Feira do Peixe movimentou o Centro Administrativo, durante a manhã e a tarde de ontem. Vários bageenses procuravam o ingrediente principal de almoços para esta Sexta-Feira Santa. Estavam disponíveis peixes vivos, frescos,...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.