Bagé / RS, Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Detran vai disponibilizar reciclagem preventiva para motoristas profissionais

Alternativa para categorias C, D e E que exercem atividade remunerada com o veículo
Alternativa para categorias C, D e E que exercem atividade remunerada com o veículo
Crédito: Detran/RS - Especial FS

Para não terem a atividade profissional prejudicada, motoristas gaúchos que exercem atividade remunerada com o veículo poderão passar por reciclagem para evitar ter a carteira suspensa. O Detran/RS começa a se preparar para disponibilizar a reciclagem preventiva, que poderá ser feita pelo condutor profissional que completar entre 14 e 19 pontos.
As regras para os condutores que desejarem fazer o curso preventivo foram regulamentadas pela Resolução 723, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com relação ao curso previsto no artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro. Em breve, o Detran/RS vai publicar portaria com o regramento e o prazo para implantação.
A alternativa somente poderá ser utilizada para condutores das categorias C (veículos de carga), D (veículos de transporte de passageiros) e E (veículo conjugado) que possuem a inscrição “exerce atividade remunerada” no verso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a conclusão do curso de reciclagem preventiva, a pontuação por infrações de trânsito é retirada do prontuário do condutor, evitando o processo de suspensão do direito de dirigir. Apenas se somar outros 20 pontos nos 12 meses seguintes ele terá a CNH suspensa.
O curso só é possibilitado no caso de uma possível suspensão por pontos. Portanto, não se aplica às infrações mais graves, como embriaguez ao volante, excesso de velocidade acima de 50%, prática de racha e outras que já preveem processo de suspensão do direito de dirigir. A reciclagem preventiva também só pode ser realizada uma vez a cada 12 meses.
Para o diretor-geral do Detran/RS, Enio Bacci, a reciclagem preventiva dá ao motorista a oportunidade de se reciclar e evita um prejuízo na vida profissional. “A suspensão da CNH de um motorista pode inviabilizar, inclusive, o sustento de uma família. Estamos oferecendo a esse motorista que cometeu infrações de menor potencial ofensivo uma chance de refletir sobre seu comportamento e voltar ao trânsito com uma nova consciência”.

Curso
Enquanto não regulamentado curso específico pelo Contran, a reciclagem preventiva será a mesma que já existe para condutores infratores que têm a CNH suspensa. A atividade busca, além de atualizar os conhecimentos do motorista, provocar uma reflexão para mudar comportamentos inadequados. Entre os temas abordados estão legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros no trânsito e relacionamento interpessoal.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 19/04/2019 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 19 de Abril

    Páscoa: do silêncio da sepultura para a luz e a vida

    Durante três dias, os católicos vivenciam o chamado Tríduo Pascal. Tudo começa com as cerimônias litúrgicas na Quinta-feira Santa, quando ocorre a bênção dos óleos que são usados todo ano nas paróquias. Nessa celebração, são abençoados os óleos...

  • Bagé, Segunda-feira 19 de Abril

    Pediatra explica doença mão-pé-boca e esclarece sobre maior incidência

    O município de Piratini, no mês passado, suspendeu as aulas nas escolas de Educação Infantil em decorrência do aumento da doença conhecida como mão-pé-boca. Em Dom Pedrito, no início deste mês, ocorreu o mesmo. As aulas, no município vizinho,...

  • Bagé, Segunda-feira 19 de Abril

    Agricultores recorrem à Justiça contra empresa que não cumpriu contratos para corte de madeira

    Ao longo dos primeiros anos deste século, o Rio Grande do Sul viveu um “boom” da Silvicultura, com inúmeras áreas no Estado, incluindo-se a Metade Sul, recebendo o plantio de espécies florestais, como eucalipto, pinus e acácia. Muitos...

  • Bagé, Segunda-feira 19 de Abril

    Projeto Meu Bairro Melhor implementa melhorias em São Martim

    Atividades executadas pelo projeto Meu Bairro Melhor estão sendo executadas em São Martim. Equipes das secretarias municipais atuam naquela região. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) entrou no bairro com duas...

  • Bagé, Segunda-feira 19 de Abril

    Feira do Peixe é atração na véspera da Sexta-Feira Santa

    A terceira edição da Feira do Peixe movimentou o Centro Administrativo, durante a manhã e a tarde de ontem. Vários bageenses procuravam o ingrediente principal de almoços para esta Sexta-Feira Santa. Estavam disponíveis peixes vivos, frescos,...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.