Bagé / RS, Terça-feira, 23 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Política | Colunista: Márcia Sousa

Vereadora sofre ataques machistas e preconceituosos

Elidiane relatou os fatos na tribuna do Legislativo
Elidiane relatou os fatos na tribuna do Legislativo
Crédito: Márcia Sousa/FS

A vereadora Eliadiane Lobato, do MDB, relatou, ontem, na tribuna do Legislativo, os ataques que sofreu pelas redes sociais, em razão de ela ter apresentado um projeto de lei que garante o direito da mulher amamentar o filho em lugares públicos de Bagé. Foram muitos os insultos de homens contra a proposta da vereadora, todos de forma muito agressiva e preconceituosa, inclusive, uns com teor de ameaça.
Antes de se manifestar na tribuna sobre o assunto, a vereadora conversou com a colunista sobre a situação. Ela revelou fatos estarrecedores, inclusive, por parte de alguns empresários, que antes de se preocupar em cumprir a lei, se mostraram mais preocupados na multa que vão pagar em caso de descumprimento da legislação. O debate se instalou no “palanque” predileto de quem usa a tela do computador e do celular como escudo para atacar e dizer o que bem entende.
A emedebista recebeu amplo apoio acerca da proposta que ainda tem que passar pelo plenário para ser aprovada. Mas, em tempos, em que o debate em torno da violência contra a mulher está muito presente, chamou atenção, a ferocidade dos ataques contra as mães e a própria vereadora, por parte de alguns agressores.
Na tribuna, a vereadora disse que recebeu muitos relatos de mulheres que foram constrangidas na Rainha da Fronteira, por amamentar em públicos. Uma delas em um restaurante, quando foi “convidada” pelo dono para ir amamentar o bebê no banheiro, para não “constranger” os clientes; a outra foi em uma agência bancária. Essa professora contou que puxou uma cadeira que estava próxima aos caixas eletrônicos, onde sentou para amamentar a filha. “Pois me disseram para sair, porque a cadeira deveria ser guardada dentro do banco e não poderiam esperar que a amamentação terminasse”, narrou.

“Ataques de covardes”
Entre os ataques deferidos contra a autora da proposta, um deles escreveu: “Mostre a teta em público...espere por preconceituosos e tarados te observando...se prepare para bater boca e bater de frente”. Outro agressor disse o seguinte, exatamente como a coluna reproduz. “Vai pilotar um fogão inguinorante(sic) vereadora vai achar o que  faser(sic) besta”. E um terceiro emendou – “Já que é tão natural faz um mamógrafo no Coreto ou vão fazer cabine para elas no calçadão? kkk".
Segundo Elidiane, alguns agressores excluíram o que postaram. “Não sou feminista, mas uma mulher que luta pelo direito das mulheres”, afirmou a vereadora.
O vereador Edimar Fagundes, do PRB, se manifestou em apoio a Elidiane. Fagundes classificou as agressões de “ataques de covardes”, que, segundo ele, são os que usam a tela do computador e do celular para se esconder.
Para ele, isso demonstra falta de cultura e de consideração com o próximo. O vereador lembrou que os índices de violência contra a mulher no País estão crescendo. “São covardes que tiram a vida das mães dos seu próprios filhos”, vociferou.

Direito assegurado
O Senado aprovou em fevereiro deste ano, em regime de urgência, projeto para penalizar, com multa, a violação do direito à amamentação. O texto (PLS 514/2015) assegura o direito das mães de amamentar em local público ou privado sem sofrer qualquer impedimento.
A proposta da ex-senadora Vanessa Grazziotin, estabelece que, mesmo havendo espaço reservado para amamentação nos estabelecimentos, cabe somente às mães decidirem se querem ou não utilizar o local. A pena para quem proibir a amamentação é de multa com valor não inferior a dois salários mínimos.
A matéria teve voto favorável da relatora de Plenário, senadora Selma Arruda (PSL-MT), que acatou emenda de redação aprovada anteriormente na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), para incluir a palavra “respeito” na abordagem às lactantes. Com a recomendação de que os funcionários dos estabelecimentos recebam orientação dos empregadores.
O projeto original também foi alterado para que, em vez de crime, se preveja expressamente como ilícito civil o ato de impedir a lactante. O texto destaca que “considera-se conduta ilícita, sujeita à reparação de danos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, qualquer ato que segregue, discrimine, proíba, reprima ou constranja lactantes ou lactentes, no exercício dos direitos previstos nesta Lei”. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Comente essa notícia
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

BODAS DE OURO, Teresinha Ofanda Salis Costa e Silva e Oscar Costa e Silva Júnior celebraram 50 anos de casados, sexta-feira (19), escolheram uma...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.