Bagé / RS, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Segurança

"Operação Emboscada" prende suspeitos e apreende veículos, droga e dinheiro

Em Pinheiro Machado e Candiota

A "Operação Emboscada", que visa o combate aos crimes de tráfico de drogas e homicídio, foi deflagrada ontem, nos municípios de Candiota e Pinheiro Machado, em uma ação conjunta da Polícia Civil, Brigada Militar e efetivo do Exército. A ação, que iniciou às 8h, encerrou por volta de 10h15min. Em Pinheiro Machado, foi preso Anderson Almeida Silveira, 24 anos; em Candiota, a operação resultou em outras três prisões, uma em Dario Lassance – Daniel Borba Cardoso, 35 anos; e na localidade do Seival – Leonardo da Silva Marques, 27, e Jom Wicktor Fonseca, de 19 anos. Além das prisões, foram apreendidos dois veículos, aproximadamente 400 gramas de maconha recém-colhida, rádiocomunicadores, binóculo, celulares, dois veículos e R$ 3 901.
 
Estopim
As investigações iniciaram em março, quando aconteceu um homicídio em Candiota, durante as festividades de carnaval, na praça de Dario Lassance, região central da cidade. Segundo a Polícia Civil, a morte foi decorrente de disputa por pontos de venda de drogas, entre duas facções criminosas presentes no município. No dia 9 de março, a vítima, Leandro dos Santos Cardoso, de 30 anos, que, segundo a investigação, também traficava drogas, foi chamado pelos três assassinos para uma negociação. Ao chegar ao local da emboscada, um veículo se aproximou e o matador efetuou diversos disparos de arma de fogo. Cardoso teria sido atingido por ao menos cinco tiros. Os autores do assassinato teriam envolvimento com a facção conhecida como “os manos”, formada nos anos 1990, nas galerias do Presídio Central, em Porto Alegre.
Durante as investigações, os policiais identificaram os três participantes que estavam no carro. A Delegacia de Polícia de Candiota representou pelas buscas, apreensões e prisões preventivas, que foram deferidas pelo Poder Judiciário. Na manhã de ontem, mais de 50 agentes de segurança participaram da ação – 25 policiais civis, 25 militares, além de 10 policiais militares. Foram cumpridos quatro mandados em Candiota – duas buscas e apreensões que resultaram em duas prisões - e quatro em Pinheiro Machado  –  três mandados de buscas e apreensões e uma prisão efetuada.
 
Ação
 A reportagem do Folha do Sul acompanhou o trabalho conjunto das forças de segurança em Dario Lassance, Candiota, onde os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão e prenderam em flagrante Cardoso. Após, foram encontrados, nas proximidades da casa, cerca de 209 gramas de substância semelhante à maconha, que estava escondida em uma caixa de madeira. Além disso, os militares do Exército localizaram uma planta em vaso escondido em um matagal próximo, provavelmente maconha. Dentro da casa, os agentes recolheram duas folhas que continham anotações referentes ao tráfico de entorpecentes, além de cinco aparelhos celulares, pen drive, câmera fotográfica e uma faca, que seria utilizada para cortar drogas. Durante a ação policial, Cardoso teria quebrado um celular que carregava, ficando com um corte na mão. Ele foi submetido a exame de lesão corporal. Um veículo Uno, que era alvo de mandado de busca e apreensão, que estava estacionado junto à casa, também foi apreendido pelos policiais.
 
Integração pioneira
A operação foi a primeira do tipo com a participação do Exército, com o emprego de efetivo destinado a prestar apoio às ações policiais. O delegado Cristiano Ritta ressaltou a importância do combate ao tráfico de drogas em Candiota e Pinheiro Machado, que está diretamente relacionado às disputas por pontos de venda, bem como a execução de indivíduos contrários às facções criminosas que tentam se estabelecer na região. “Visto que a investigação aponta a participação de integrantes destes grupos na morte de um rival, nós atuamos com apoio do Exército e Brigada Militar para localizar e monitorar as ações destes criminosos, para obtermos as informações necessárias para dar início à operação”, disse.
O general Carlos Augusto Ramires Teixeira, que acompanhou o emprego da tropa do Exército (Pelotão de Operações Especiais), enfatizou a importância das ações conjuntas com os órgãos de segurança no combate aos crimes de fronteira. A ação de ontem faz parte de um plano estratégico de integração e interação entre os órgãos, que deve ser ampliado para proporcionar maior segurança à sociedade. “Para deter a onda de violência nos municípios do interior, especialmente nas cidades da faixa de fronteira, o Exército agregou-se às polícias, fornecendo suporte operacional em três eixos – inteligência, logística e comunicações”, frisou. Além disso, os efetivos militares serão utilizados no apoio das operações, protegendo o perímetro e fornecendo segurança adicional no cerco aos alvos (imóveis, veículos e suspeitos) das operações policiais. “Nossa experiência na intervenção federal que foi realizada no Rio de Janeiro deve nortear as ações de apoio às investigações e ações policiais. É uma relação entre instituições que está amadurecendo e deve se intensificar para combater a criminalidade”, encerrou Ramires.

Comente essa notícia
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Os olhos do espírito só se abrem à luz quando atinge-se a maturidade adquirida na correção das rotas do viver”
MP
 
Minuano gelado; coração...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.