Bagé / RS, Sábado, 20 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Café com a Redação debate influência da tecnologia no desenvolvimento infantil

Equipe do programa com os convidados
Equipe do programa com os convidados
Crédito: Carlos Barbieri

A influência da tecnologia no desenvolvimento infantil foi o tema escolhido para o Café com a Redação deste sábado. O programa, que é uma iniciativa do jornal Folha do Sul, com a rádio Pop Rock e o Grupo JW, contou com a presença da neuropsicopedagoga Gisele Martins, do educador e coordenador pedagógico Alisson Chagas, e do psicólogo Vanderlei Simões. Eles discutiram os limites, prós e contras, bem como lidar com a geração de nativos digitais, levantando as principais questões que geram dúvidas em pais e educadores.
Além disso, a edição alertou para os cuidados com o excesso e a dependência do uso de smartphones, tablets, computadores, videogames, que podem desencadear diversas doenças em crianças e adolescentes. “Temos que ter a consciência de limitar o tempo que as crianças acessam esses dispositivos. Tem que ter o tempo de pais e filhos, juntos, sem a tecnologia”, disse Gisele. Nós, como educadores, entendemos que este é um caminho sem volta, pois estamos no século XXI, e as tecnologias vieram para ficar. Então, saber conduzir e dosar o uso da tecnologia no ensino é o desafio dos educadores do futuro”, disse Chagas. O grupo ainda apresentou o conceito trabalhado pelos estudiosos em relação ao fenômeno da interconectividade proporcionada pela internet, chamada Era do Conhecimento, na qual as gerações nascidas após o ano 2000 – também conhecida por millennials, são os nativos digitais, por terem nascido na fase de consolidação e popularização dos dispositivos, enquanto as gerações anteriores são os “imigrantes digitais”, pois entraram nessa era após o marco inicial. “Eles não aprendem mais da forma que aprendíamos anteriormente. São acostumados a buscas instantâneas e seleção de conteúdos de forma muito mais dinâmica”, disse Chagas. Simões destacou que a base do aprendizado ainda é o mundo real: “os processos de aprendizado acontecem, principalmente, na presença de um orientador. A tecnologia tem um papel fundamental na educação moderna, porém, o que gera a aprendizagem é o contato humano, e isso o dispositivo, seja ele qual for, não é capaz de realizar, pois boa parte do que se aprende em sala de aula tem a ver com a relação entre aluno e professor, bem como com o tema em discussão”.
 
Limites
As dificuldades decorrentes do uso massivo da tecnologia digital móvel para crianças e adolescentes partem também da diferença de compreensão entre as gerações. Gisele enfatizou que mesmo com conhecimento utilizando aplicativos e dispositivos para limitar o acesso, principalmente a sites e vídeos de conteúdo inadequado ou perigoso, é preciso que os pais saibam impor limites ao uso indiscriminado. “Não adianta dar o celular para a criança só para deixar que ela fique quieta. É preciso saber o tipo de informação que ela acessa, pois existem riscos, além da dessocialização”, explicou Gisele. Cada vez mais se observa casos de crianças depressivas e solitárias, justamente devido ao escapismo gerado pela tecnologia. “Por isso, sempre voltamos à questão de saber dosar a tecnologia”, disse.
Fernando Tólio e Mauren Letícia Porto mediam o bate-papo, realizado na Casa JW, das 10h às 11h; Rodrigo Flores, som de voz e violão; Francine Leite, direção e roteiro; Carlos Henrique Gerson Neto e Carlos Barbieri, produção;  Deivid Leonel, técnica de som.
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 25/03/2019 | Geral

  • Bagé, Sábado 25 de Março

    Moradores protestam na estrada da Colônia Nova

    As condições precárias da ERS-647, estrada que liga a BR-153 à Colônia Nova, motivaram um protesto, no sábado à tarde, quando alguns moradores daquela região foram para a via realizar a mobilização para chamar atenção do governo do Estado para a...

  • Bagé, Sábado 25 de Março

    Encontro do distrito LD-3 reúne mais de 200 participantes em Bagé

    Cerca de 210 integrantes dos Lions Clubes do distrito LD-3, que abrange de Bagé a Torres, estiveram na sede da Sociedade Recreativa e Cultural O Zíngaros, para a terceira reunião do conselho distrital.  De acordo com a governadora do distrito...

  • Bagé, Sábado 25 de Março

    Prefeitura retoma obra inacabada dos anos 80

    Construídas em meados de 1981, na gestão do então prefeito Carlos Sá Azambuja, porém inacabadas, as duas pontes de concreto no Passo das Tropas, depois de mais de 35 anos, enfim, podem serem concluídas. Quando foram planejadas, o objetivo era...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Que a alegria da ressurreição de Cristo encha os corações amenizando as dores que tomam o mundo em tempos de egoísmo endêmico”
MP
 
Pico da...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.