Bagé / RS, Terça-feira, 26 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Prefeitura pode fechar rua para vendedores ambulantes

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, ressalta que o município já fez os encaminhamentos necessários para atender a demanda dos ambulantes quanto à estrutura que está sendo instalada na General Sampaio, mais especificamente na quadra do Calçadão, entre as avenidas Sete de Setembro e a Marechal. Os trabalhadores pedem que as cabines para atendimento aos consumidores sejam voltadas para a rua e não para o Calçadão, como estava previsto. Além disso, eles querem que a via seja fechada, ou seja, que não haja mais trânsito de veículos. De acordo com Pereira, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana já foram solicitados pareceres para viabilizar isso.
O ambulante Diego Vaz Dutra, 25 anos, atua há oito no Calçadão. Ele argumenta que há maior fluxo de pedestres no lado das lojas e por isso defende que os produtos possam ser expostos em direção a via. E deseja que os veículos não tenham acesso ao trecho pelo perigo que podem representar aos trabalhadores. "Não respeitam nem a faixa de pedestres", alega. É o que também enfatiza o ambulante André Silva, 28 anos, que há 14 tem as vendas como profissão. Ele disse acreditar que todas as demandas serão atendidas porque são questões justas.
Para o trabalhador Éder Alves da Rosa, 27 anos, a mudança é justificável, ainda, por representar maior segurança aos consumidores. Ele explica que, por vezes, os pais são acompanhados dos filhos e uma distração, onde há tráfego de carros e motocicletas, pode ser fatal.  O ambulante Cléo Oliveira, 64 anos, acrescenta que concorda com as reivindicações, o que importa é ter um espaço para trabalhar. Mas apresenta outras preocupações do grupo, como se haverá banheiro à disposição e eletricidade, por exemplo.
À reportagem do Folha do Sul, o secretário concorda que a estrutura ficará melhor da maneira apontada pelos ambulantes. "Avaliamos racional e adequadas as alternativas e já encaminhamos para o Iphae e para a pasta de Trânsito", enfatiza. Inclusive, na segunda-feira, haverá uma reunião para solucionar em definitivo a situação. Contudo, haverá, ainda assim, entrada e saída de carros dos moradores de um edifício naquela quadra. O ponto de mototaxistas também será mantido.
As obras devem estar concluídas em até 10 dias. No total, são 36 estruturas metálicas, instaladas em um cumprimento total de 54 metros de via. São cabines de metal revestidas de chapas de aço e policarbonato. Cada uma tem largura de 1,5 metros e dois de profundidade. O local será denominado Centro Popular de Compras (CPC).
É importante ressaltar que haverá uma seleção de trabalhadores. A estimativa é que leve até 40 dias para que ocorra o cadastro dos ambulantes, o que será feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi). Entre os critérios da seleção está o tempo em que os trabalhadores atuam como vendedores ambulantes no local e o grau de vulnerabilidade social e econômica do grupo familiar de cada um deles. 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 16/03/2019 | Geral

  • Bagé, Terça-feira 16 de Março

    Encontro de Gestores do Pampa Gaúcho acontece em Bagé

    A Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) realizou, durante toda a tarde de ontem, o 10º Encontro de Gestores do Pampa Gaúcho. A atividade, segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, visa fortalecer a Apatur,...

  • Bagé, Terça-feira 16 de Março

    Empreendedorismo, cerveja artesanal e artesanato marcam final de semana

    Por Márcia Sousa Três eventos de cunho turístico e de empreendedorismo movimentam a Rainha da Fronteira neste final de semana. Um deles vai atrair visitantes de municípios da região e do Uruguai. Os bageenses terão oportunidade de conferir em...

  • Bagé, Terça-feira 16 de Março

    Sine tem mais de 2,8 mil vagas disponíveis no Estado

    O governo do Estado anunciou que há 2 815 vagas de emprego nas agências FGTAS/Sine. É claro o montante mais expressivo está concentrado na região metropolitana de Porto Alegre (são 696 vagas) e em Caxias do Sul (425). Mas há várias opções em...

  • Bagé, Terça-feira 16 de Março

    Parceria proporciona agilidade nos resultados radiográficos

    Uma parceria entre o Hospital Universitário (HU) e a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência está possibilitando aos médicos das unidades básicas e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA – 24h), o programa Animati, uma plataforma...

  • Bagé, Terça-feira 16 de Março

    Simplifica aumenta número de vagas para estudantes

    Em coletiva de imprensa realizada ontem, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), João Schardosim, anunciou novidades sobre o cursinho Simplifica, lançado em 2017. Na ocasião, foi anunciado um novo aumento no número de vagas para...

Clique TV
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Assista também:
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

INTERESSANTE observar as atuais transformações na sociedade brasileira. Esses processos mutantes servem de aprendizado, é claro. Não há como negar...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.