Bagé / RS, Terça-feira, 26 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Segurança

Notificações de atendimentos a vítimas de violência aumentam 27,18% na região

Saúde pública

Pesquisa da reportagem do jornal Folha do Sul detalha que, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado entre 2010 e 2019, as notificações de atendimentos a vítimas de violência em instituições de Saúde de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul indicam aumento de 27,18%. De janeiro de 2010 até hoje, aconteceram 1 783 atendimentos relacionados a ocorrências violentas, além de 87 casos notificados de violência sexual. O número de notificações na região abrangida pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS) supera a média estadual, que entre 2010 e 2019 registrou aumento de 24,28%.
Os dados são vinculados ao Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), que inclui casos suspeitos ou confirmados de violência doméstica/intrafamiliar; sexual; autoprovocada; tráfico de pessoas; trabalho escravo e infantil; tortura; intervenção legal e violências homofóbicas contra mulheres e homens em todas as idades. No caso de violência extrafamiliar/comunitária, somente serão objetos de notificação as violências contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoa com deficiência, indígenas e população LGBT. O dado mais alarmante é que no período entre 2010 e 2019, enquanto a variação de crescimento de casos notificados de violência sexual na região alcançou 5,88%, no Rio Grande do Sul observou-se um salto de 39,84%.
 
Vulneráveis
Segundo relatório elaborado por grupo interinstitucional de pesquisadores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul, divulgado em janeiro, Sinan, no Rio Grande do Sul, entre 2014 e 2017, foram 4 355 casos de violências motivadas pelo sexismo. Para um dos coordenadores da pesquisa, o professor Maurício Polidoro, do Campus Restinga do IFRS, os números são alarmantes, principalmente ao considerar que o Sinan usualmente registra apenas as violências que implicaram em demanda de atendimento do profissional da Saúde. Ou seja, apenas uma parcela dos casos são registrados. “As imagens que temos presenciado indicam que sofremos uma epidemia de violência contra as mulheres”, analisou. No Rio Grande do Sul, a partir do banco de dados do Sinan, de 2014 a 2017, computou-se um total de 76 478 notificações de violência. Dos registros, 16,7% eram de vítimas autodeclaradas negras, ou 12 749 casos (a população negra do Rio Grande do Sul é de 16,1%, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) do ano de 2010). Desse total de casos registrados, 70% foram de violências contra mulheres negras. Os registros apontam para 399 casos (0,5%), cujas vítimas tinham a identificação indígena assinalada no campo de raça/cor, sendo que em 68% a violência foi contra as mulheres indígenas (274 casos). No período, foram notificados 983 casos de violência contra homossexuais e bissexuais no Estado, sendo 40,8% dos casos no ano de 2017. Foram notificados 577 registros contra pessoas identificadas como travestis, mulheres e homens transexuais, sendo 40,6% destes no ano de 2017. Ao todo, foram 899 (1,2%) notificações referentes à motivação como população em situação de rua, sendo que 53% foram casos contra mulheres.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 16/03/2019 | Segurança

  • Bagé, Terça-feira 16 de Março

    Homem que contratou garota de programa presta queixa de furto

    Um homem registrou na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), que quarta-feira, por volta das 3h, levou para a sua residência, localizada na 20 de Setembro, uma mulher para fazer um programa. Segundo o relato, teria ocorrido um...

  • Bagé, Terça-feira 16 de Março

    Homem tem carteira levada em ônibus

    Um morador da avenida Marcílio Dias trafegava no ônibus da linha Cohab-centro, por volta das 10h, quando um homem teria entrado no transporte, falando ao celular, prensado a vítima contra a escada do veículo e descido logo em seguida.  Segundo o...

  • Bagé, Terça-feira 16 de Março

    Mulher é presa em flagrante por furto em residência

    Uma mulher de 33 anos invadiu uma residência e furtou uma carteira com vários documentos e R$ 650, no bairro Vicente Gallo Sobrinho, por volta das 15h30min de quinta-feira. Segundo o registro, o morador disse que estava dormindo em casa no...

Clique TV
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Assista também:
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

INTERESSANTE observar as atuais transformações na sociedade brasileira. Esses processos mutantes servem de aprendizado, é claro. Não há como negar...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.