Bagé / RS, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Empreendedorismo, cerveja artesanal e artesanato marcam final de semana

Por Márcia Sousa

Três eventos de cunho turístico e de empreendedorismo movimentam a Rainha da Fronteira neste final de semana. Um deles vai atrair visitantes de municípios da região e do Uruguai. Os bageenses terão oportunidade de conferir em plena avenida Sete de Setembro uma ampla gama de ofertas de diferentes segmentos empresariais – desde vestuário, gastronomia, veículos, apartamentos e até produtos de hortas. Os apreciadores de cerveja artesanal terão uma ampla programação, com várias marcas da bebida para todos os gostos. E, para quem aprecia de artesanato, uma mostra reunirá o que de melhor qualidade existe em termos de couro, lã e madeira, produzidos em Bagé. Tratam-se dos Sábados Azuis,  o 4º Festival de Cervejas da Campanha e a 3ª Feira Rainha da Fronteira de Artesanato. Tudo acontecendo ao mesmo tempo.
O secretario de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, comenta que é a primeira vez que ocorre três eventos de grande porte na mesma data. Segundo ele, é a oportunidade de o público circular pelas diferentes opções, bem como uma alternativa de lazer e turismo.

Shopping na Sete de Setembro
Bayard garante que Bagé é a única cidade do Rio Grande do Sul que promove um grande shopping a céu aberto – que são os Sábados Azuis, que chega a 9ª edição. O evento oportuniza que empresas de diferentes segmentos exponham seus produtos na rua avenida central da Rainha da Fronteira. São três quadras com estandes, num total de 400 metros.
O projeto, que começou com a participação de 64 empresas, já atinge mais de 164 empreendedores. O secretário lembra que no início eram apenas empresas do centro, mas agora conta com a presença de empreendedores dos bairros da cidade. Conforme ele, a inciativa oportuniza que os bageenses conheçam o que acontece em termos de empreendedorismo na cidade. “O empreendedor vai para a rua mostra suas marcas, a sua cara”, enfatiza.
Bayard frisa que esse projeto recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, como uma das principais práticas de fomentos ao empreendedorismo no Estado.
O secretário argumenta que um dos compromissos do governo era enfrentar as feiras itinerantes que vinham de fora, que o objetivo era fortalecer a economia local, colocando os empresários na vitrine que, segundo ele, é a avenida Sete de Setembro. “É uma quebra de paradigma”, enfatiza.
A exigência para participar dos Sábados Azuis é que a empresa tenha o CNPJ local.
O diretor de Ciência Tecnologia e Inovação da secretaria, Cristian Becker, informa que, por meio de uma parceria com a Net, terá Wi-Fi  liberada em toda área do evento, assim como sonorização nas quadras onde acontece o Sábados Azuis. A atividade, que começa por volta das 8h, se estende até as 18h de hoje (sábado).

De São Patrício: a cerveja de metro
Uma tradição que começou na longínqua Irlanda veio parar no Pampa Gaúcho, mais precisamente no gosto dos bageenses. Em 17 de março é comemorado o Dia de São Patrício ou St. Patrick’s Day – padroeiro da Irlanda. É que as cervejarias brasileiras aderiram à famosa cerveja verde muito apreciada pelos irlandeses, que festejam o dia do padroeiro com a bebida.
E a cerveja verde é uma das novidades da 4ª edição do Festival de Cervejas da Campanha (St. Patrick’s Day), que acontece, hoje e amanhã, em frente o Centro Administrativo.
O evento é uma parceria da Associação dos Cervejeiros Artesanais da Fronteira (Acerf), com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI).
Conforme o vice-presidente da associação, Francisco Bosco, esta edição contará com seis cervejarias de Bagé e sete de outras cidades da região, incluindo algumas do Uruguai. “A grande variedade de cervejas artesanais deve atrair o público apreciador, incluindo o chope verde, alusivo à data comemorativa de St. Patrick Day”, disse.
Segundo ele, é excelente a qualidade das cervejas gaúchas, eleitas entre as melhores cervejas brasileiras, com várias premiações nos concursos cervejeiros do país. Bosco enfatiza que o Rio Grande do Sul se destaca na produção, inclusive, é o maior produtor de cerveja artesanal do país.
Ele informa que haverá praça de alimentação com truck’s de hamburgueres, pizzas, doces e outras gastronômicas.
Além disso, umas das novidades é o concurso de beber chope por metro. “É uma das atrações inéditas dos festivais cervejeiros na Rainha da Fronteira”, frisa.
O evento contará com mais de 15 bandas de rock, que estarão se apresentando no palco, a partir das 17h, durante os dois dias. Uma exposição de carros antigos deverá contemplar o entorno do local.
De acordo com Bayard, o festival, que já está consolidado em Bagé, vem crescendo a cada edição. O secretário observa que esse evento, além do caráter de empreendedorismo, agrega o turismo. “É um evento que acabou dialogando forte com o turismo”, ressalta.
Bayard comenta que muitos começaram a fazer cerveja artesanal por hobby, mas hoje tem esse ofício como atividade oficial.

Lã, couro, madeira e osso
Ao mesmo tempo, acontece na praça Silveira Martins, de hoje até terça-feira, a 3ª Feira Rainha da Fronteira de Artesanato – uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional do Artesão, que acontece na abertura do evento.
De acordo com o titular da pasta, a mostra conta com 35 expositores. Além disso, um uruguaio apresentará um trabalho com brinquedos lúdicos. “É um segmento que trabalha várias alternativas no sentido de gerar oportunidades”, assegura o secretário.
Também participará da feira, o Grupo Amor Sustentável que confecciona joias.
A feira conta com os mais variados tipos de trabalhos com couro, lã, madeira, osso, onde estão contempladas áreas de vestuário, pintura e objetos. O evento também contará com a presença de participantes do setor culinário.
O secretário afirma que o artesanato é um dos mais importantes segmentos da economia local. Ele cita que várias atividades da categoria vêm sendo realizadas desde o começo do governo, como, por exemplo, a Femãe, a Feira Estadual de Artesanato, a Fenatal e a Feira do Alto Camaquã.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 16/03/2019 | Geral

  • Bagé, Quinta-feira 16 de Março

    Encontro de Gestores do Pampa Gaúcho acontece em Bagé

    A Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) realizou, durante toda a tarde de ontem, o 10º Encontro de Gestores do Pampa Gaúcho. A atividade, segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, visa fortalecer a Apatur,...

  • Bagé, Quinta-feira 16 de Março

    Sine tem mais de 2,8 mil vagas disponíveis no Estado

    O governo do Estado anunciou que há 2 815 vagas de emprego nas agências FGTAS/Sine. É claro o montante mais expressivo está concentrado na região metropolitana de Porto Alegre (são 696 vagas) e em Caxias do Sul (425). Mas há várias opções em...

  • Bagé, Quinta-feira 16 de Março

    Parceria proporciona agilidade nos resultados radiográficos

    Uma parceria entre o Hospital Universitário (HU) e a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência está possibilitando aos médicos das unidades básicas e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA – 24h), o programa Animati, uma plataforma...

  • Bagé, Quinta-feira 16 de Março

    Simplifica aumenta número de vagas para estudantes

    Em coletiva de imprensa realizada ontem, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), João Schardosim, anunciou novidades sobre o cursinho Simplifica, lançado em 2017. Na ocasião, foi anunciado um novo aumento no número de vagas para...

  • Bagé, Quinta-feira 16 de Março

    Prefeitura pode fechar rua para vendedores ambulantes

    O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, ressalta que o município já fez os encaminhamentos necessários para atender a demanda dos ambulantes quanto à estrutura que está...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

HOJE, às 19h, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, inaugura a exposição “Nos Trilhos do Rio Grande”, jornalista e fotógrafo Alício de Assunção,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.