Bagé / RS, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Imposto de Renda solidário é alternativa para instituições assistenciais

Prazo para acertar as contas com o
Prazo para acertar as contas com o "Leão" é 30 de abril
Crédito: Gleider Ayres

Até o dia 30 de abril, os contribuintes devem fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) no site da Receita Federal. Essa é uma ótima oportunidade para destinar um percentual do IR para apoiar projetos e instituições sociais. E isso é mais simples do que parece. De acordo com informações da Receita Federal, ao optar pela declaração no modelo completo, parte dos recursos que iriam para "o Leão" podem ser destinados para alguma entidade. É importante lembrar que as doações podem ser feitas por pessoa física e jurídica. Também é relevante enfatizar que a doação do imposto de renda sai do percentual que já seria pago de qualquer forma à Receita Federal.

Como proceder
A doação é feita pelo sistema da Receita Federal e é bem simples: todos os contribuintes que optam pelo modelo completo de doação devem preencher o formulário, escolher o fundo no qual o projeto da instituição desejada está inscrito (municipal ou estadual), calcular na própria declaração o potencial de doação, escolher o valor a ser doado, emitir e pagar a Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) até o dia 30 de abril. Após, é só enviar um e-mail com a confirmação da doação para a instituição desejada e o representante do conselho escolhido, informando o nome do projeto escolhido.
De acordo com dados da Receita Federal, menos de 5% das pessoas que poderiam fazer a doação destinam o valor para as instituições sociais.

Campanhas
Uma das instituições mais engajadas em conscientizar os contribuintes sobre a destinação é a União Espírita Bageense Caminho da Luz. Desde 2010, a equipe realiza campanhas junto à comunidade regional, visando à arrecadação de recursos via doações que podem ser deduzidas do Imposto de Renda – até 6% para pessoas físicas e até 1% para pessoas jurídicas. Para se ter uma ideia da evolução da campanha, em 2010 foram depositados na conta do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bagé (Comdica) R$ 900 destinados à instituição. Já em 2018, o valor chegou a aproximadamente R$ 38 mil.
De acordo com o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas, após uma campanha de mobilização massiva, com apoio dos veículos de comunicação de Bagé e região, aliado a uma maior divulgação do trabalho realizado pela instituição, as doações via IR se tornaram hábito entre os contribuintes.
"Isso acontece pelo fato de que muitas pessoas se conscientizaram que precisam pagar o imposto. Então, nada melhor do que destinar parte desse recurso para a nossa instituição, já que aqui eles podem testemunhar de perto onde o dinheiro é aplicado", ressalta Freitas. O presidente agradece à população pelo apoio ao trabalho e por entender a necessidade da instituição em receber recursos para uma boa prestação de serviços às pessoas com deficiências. “As pessoas atenderam o nosso apelo, a partir do momento que entenderam que poderiam ajudar a entidade, sem o desembolso de recursos próprios, mas mediante dedução do imposto de renda devido. O único trabalho seria antecipar a doação para a instituição e informar o valor doado no ajuste de contas com a Receita Federal”, salienta Freitas.
Por outro lado, a presidente da Fundação geriátrica José e Auta Gomes, Zazi Vargas, comenta que a instituição nunca foi contemplada diretamente pelo que se chama de "imposto solidário". Ela opina: "Creio que falte uma campanha de conscientização e orientação junto à comunidade para que possa, ao declarar seu imposto, canalizar os valores para determinada entidade". Ela ainda argumenta que isso vem sendo discutido há bastante tempo em alguns seguimentos, mas que, na prática, pouco se fez. "Mas conclamamos a todas as pessoas que queiram aderir ao imposto solidário que lembrem de nós. Sem dúvida, precisamos muito em todos os momentos", acrescenta. 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 15/03/2019 | Geral

  • Bagé, Quinta-feira 15 de Março

    Coordenadora expõe chagas da violência contra mulher em Bagé

    Acontece na casa ao lado, no centro, no bairro e na zona rural. Onde é possível desconfiar, mas também no lar daquela família que está "acima de suspeitas". A violência contra a mulher é uma realidade que precisa, diariamente, ser denunciada e...

  • Bagé, Quinta-feira 15 de Março

    Situação precária da ERS- 647 motiva protesto de moradores

    No dia 23 deste mês, moradores vão protestar no ponto mais crítico da estrada que liga a BR-153 à Colônia Nova. O ato vai ocorrer no Km 4 da via. O motivo da manifestação é a situação precária da estrada, que registra diariamente movimento...

  • Bagé, Quinta-feira 15 de Março

    Bagé sedia Encontro de Gestores do Pampa Gaúcho

    A Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) promove o 10º Encontro de Gestores do Pampa Gaúcho. Conforme a secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, o evento acontece hoje, no salão nobre da Prefeitura de Bagé, das 13h30min às...

  • Bagé, Quinta-feira 15 de Março

    Prefeitura anuncia pagamento dos servidores da UPA e Samu

    O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa Com Deficiência, Mário Mena Kalil, obteve, na quarta-feira, durante audiência com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, em Porto Alegre, a sinalização de que o governo do Estado só deve começar a...

  • Bagé, Quinta-feira 15 de Março

    Sejel doa gêneros alimentícios

    A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) doou cerca de 200 quilos de alimentos para a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. Os donativos foram arrecadados por meio da inscrição do Circuito Sejel de Verão que custou um quilo de...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

HOJE, às 19h, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, inaugura a exposição “Nos Trilhos do Rio Grande”, jornalista e fotógrafo Alício de Assunção,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.