Bagé / RS, Terça-feira, 26 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Folhinha | Caderno: Folhinha

As crianças e o mundo digital

Crianças e adolescentes possuem, de modo geral, intimidade com o modo de funcionamento de um computador, de um celular e da própria internet, e conseguem satisfazer desejos e necessidades com muita facilidade. Mas é preciso ter atenção e impor limites para o contato, principalmente dos pequenos, para que a imersão no mundo digital não seja prejudicial.
Segundo a Academia Americana de Pediatria, o primeiro contato com o universo digital está permitido a partir dos 18 meses, desde que com supervisão e participação ativa dos pais. Para os mini-internautas, entre 2 e 5 anos, a tolerância de tempo on-line é de apenas uma hora ao dia.
Isso porque, segundo especialistas, até os 2 anos e 6 meses, eles não conseguem transferir o que veem na tela para a realidade. Portanto, precisam ser ensinados sobre o que estão assistindo para que associem a experiências reais. Isso vale para todas as fases, mas, principalmente entre o primeiro e o segundo aniversário, o cérebro necessita de boas doses do mundo a sua volta para que se estruture como o esperado.
O tempo que o pequeno passa sozinho, de cara na tela, pode não ajudar em nada disso, causando diversos problemas, como de socialização. Para garantir que o dispositivo não transforme a criança numa ilha, os especialistas consideram imprescindível, nos primeiros anos de vida, que os pais desbravem com ela os conteúdos oferecidos na tela e na rede.
Na prática da psicologia na saúde pública, no atendimento de crianças e adolescentes, a psicóloga Márcia Lorena Rodrigues de Quadros, observa um número crescente de casos de transtornos de ansiedade, depressão com ou sem ideação suicida e automutilação em crianças um pouco maiores e em adolescentes.
Ela relata que, cada vez mais, os jovens apresentam sintomas de isolamento, dificuldade nas relações interpessoais, desconforto de estar em público, baixa autoestima e desesperança em relação a um futuro bom. É comum os jovens relatarem se sentirem inseguros, com medos, angústias e ansiedades em estar com outras pessoas. Os vínculos familiares, em contrapartida, estão fragilizados, distantes.
Ela acredita que determinar regras e limites para o uso de dispositivos eletrônicos e internet em casa e ter um tempo de qualidade com os filhos, são fatores que podem evitar e/ou ajudar a amenizar muitos sofrimentos psíquicos que são encontrados diariamente nos centros de atendimento psicossociais.
Para a psicóloga Cláudia Moscarelli Corral, a tecnologia precisa ser bem conduzida. Os pais precisam educar os filhos para que eles sejam capazes de se associar à tecnologia e não o contrário. A tecnologia não deve ser um vício, mas, sim, um instrumento que permite o progresso e o crescimento e, neste sentido, os pais podem educar os filhos para essas questões, trazendo consciência de como vão usar, entender que eles têm o poder de usar celulares, computadores e videogames, bem como de que forma vão fazer isso.
Em sala de aula, Cláudia acredita que a tecnologia é de grande ajuda para o professor. Não é algo que ele precisa repudiar, nem que seja necessário proibir o uso. Deve ser visto como uma aliada que o próprio educador pode ensinar a utilizar para o bom desempenho dos alunos.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 14/03/2019 |

  • Bagé, Terça-feira 14 de Março

    Limites da tecnologia na infância

    Se até pouco tempo atrás os pais precisavam encontrar a dose ideal de televisão e videogame na vida das crianças, hoje eles ainda precisam incluir tablet, celular e computador na mesa de negociações. Definitivamente, é impossível imaginar uma...

  • Bagé, Terça-feira 14 de Março

    Mural escolar: Festa de aniversário

    Na última sexta-feira, a escolinha Doce Deleite comemorou 34 anos de existência, reforçando a missão de educar com amor. Para celebrar o aniversário do urso Pimpão, companheiro de jornada da instituição, foi realizada uma confraternização com os...

  • Bagé, Terça-feira 14 de Março

    Mural escolar: Homenagem às mulheres

    Os alunos do turno integral do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora confeccionaram flores especiais para presentear as mulheres. As crianças percorreram os corredores da escola e entregaram a lembrança, com muito amor, para as professoras e...

  • Bagé, Terça-feira 14 de Março

    Mural escolar: Aprendizagem orgânica e natural

    O Jardim Auxiliadora – Aprender Brincando acredita que, por meio de elementos típicos da cultura americana, a criança vive a língua inglesa e associa palavras a ações, emoções e objetos, apesar de não ter desenvolvido ainda plenamente a fala ou...

  • Bagé, Terça-feira 14 de Março

    Mural escolar: Atividades colaborativas

    Na Educartte Farm, o novo anexo verde da Escola Educartte, a experiência das crianças é multiplicada pelo contato com o ambiente natural. Na sede urbana, os registros dos roteiros criativos da fazenda, chamam a atenção pelo envolvimento dos...

Clique TV
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Assista também:
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

INTERESSANTE observar as atuais transformações na sociedade brasileira. Esses processos mutantes servem de aprendizado, é claro. Não há como negar...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.