Bagé / RS, Segunda-feira, 25 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Social | Colunista: Marcos Pintos

Coluna Social

Paralelo MP

“Quando todos descobrirem o prazer de levantar quem está no chão, o mundo dará um grande passo no processo de regeneração previsto para este tempo”.

MP
 
Sabores do Velho Mundo
Em temporada na Europa, Cássia e Luiz Fernando Gomes Medeiros imersos no melhor que a gastronomia ibérica tem a oferecer. A pedido da coluna, a nutricionista contou como está sendo a experiência sensorial em cidades como Lisboa, Porto, Madri e Barcelona. “Na capital portuguesa o destaque vai para o Mercado da Ribeira (leia-se Cais de Sodré), que vem a ser, atualmente, o mercado mais concorrido da cidade”, disse Cássia à reportagem. E não é para menos, caros leitores. Trata-se do primeiro mercado do mundo onde o conjunto de atrações gastronômicas é resultado de uma curadoria cuidadosa, ou seja, tudo que está à venda foi, literalmente, experimentado e aprovado por especialistas. As estrelas: bacalhau, azeites, e, eles, os doces conventuais – receitas preciosas criadas por freiras durante o decorrer dos séculos. Ah! Sem esquecer que Cássia encantou-se com as sardinhas frescas harmonizadas com Vinho Verde servidos nas ruelas de Alfama, o mais antigo e um dos mais típicos da cidade de Lisboa. Ora pois!
 
Porto, terroir de uma lenda   
          Na cidade do Porto, Cássia Medeiros dedicou dia inteiro à pesquisa no Instituto do Vinho do Porto – entidade governamental portuguesa que garante o controle da qualidade e quantidade dos Vinhos do Porto e do Douro, regulamentando a produção, protegendo e defendendo as denominações de origem. “Nele estudei os tipos de uva, duração das bebidas na linha do tempo, sabores e afinidades, através de degustação, com ingredientes distintos”, disse. Fora que, toda a experiência, caríssimos, acontece sob a magia neoclássica do antigo Banco Comercial do Porto (1843), adquirido pelo IVDP em 1933.
 
Barcelona: de Gaudí às paellas
A capital da comunidade autônoma da Catalunha é um dos destinos mais espetaculares para viajantes de todo o planeta. Sua rica herança histórico/cultural transformou a cidade em uma das capitais do mundo. Particularmente conhecidas, as obras de Antoni Gaudí e Lluís Domènech, designadas Patrimônio Mundial da UNESCO, fazem da cidade uma galeria a céu aberto – nem vou entrar no quesito “badalação”, pois precisaria de toda esta edição para descrevê-la. “Sua gastronomia gira muito em torno dos ‘arroces’, logo, ‘paellas’ como ‘Del Mar’, ‘Montagna’ e ‘Lagosta’ são tidas como patrimônio. Quando inquirida sobre os doces, Cássia foi enfática: “sucesso mesmo fazem os ‘churros bañados en chocolate caliente’ ou ‘en crema catalana’ (uma espécie de crème brûlée à espanhola). Também apreciei muito a cozinha Galiza, a base de mariscos, carnes e verduras”, disse antes de expor algo que colocou-me em alto grau saudosista: “Toda essa pegada mediterrânea lembrou muito o cardápio do extinto Porão da Maya. Bagé literalmente teve tudo isso com fidelidade que poucos sabem reconhecer”.
 
Madrid, “La Reina”
A capital espanhola tem em sua posse uma trilogia de museus que representa de forma significativa a evolução da arte ao longo da história da humanidade. É no “Paseo del Prado” que se encontra o “Triângulo de Ouro da Arte”, composto por “Museu del Prado”, “Museu Thyssen-Bornemisza” e “Museu Reina Sofia” – não conseguiria introduzir a pauta gastronômica com Cássia sem antes pincelá-los. “Regado a muita 'sangria' fizemos um tour para provar 'tapas' e 'pintxos'. Em Madri os 'jamones' são destaque. No alto da torre, ele, ‘Bellota/Pata Negra’ – tipo de presunto curado produzido a partir do porco negro ibérico que também se designa como porco de raça 'alentejana'”, explicou Cássia segura de ter apreciado os melhores presuntos do mundo.
 
Formatura Saliba’s
Estava tudo certo. Como em 2018, ia me tocar para Porto Alegre (leia-se 16 de março) a fim de comemorar o níver junto ao amigo Alexandre Cachapuz que aniversaria no mesmo dia. Mudança de planos. Isso porque, em 15 março, colam grau em Direito, Urcamp, dois carinhas que muito considero: os primos Saliba, Lucas e Allef. Após a colação, a dupla receberá amigos e familiares em estruturada festa no Gabana, ou seja, lá estarei para, além de aplaudi-los, registrar o momento. Não se trata de trabalho, mas, sim, de consideração por pessoas que merecem prestígio.

Comente essa notícia
Clique TV
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Assista também:
Carnaval| Café com a Redação
Clique Social

Social

Divulgação/FS

“Tiramos pesados fardos das costas ao nos afastarmos da esterilidade dos vazios de espírito”.
MP
 
Comemoração FIT
Salve, salve queridos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.