Bagé / RS, Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Governo do Estado tem reunião com representantes de Coredes

Desenvolvimento regional foi tema de encontro
Desenvolvimento regional foi tema de encontro
Crédito: Divulgação/FS

O Desenvolvimento Regional foi tema de reunião na quinta-feira, na Assembleia Legislativa do RS. Estiveram presentes o titular da Secretaria de Governança e Gestão (SGGE), Claudio Gastal, o secretário da Articulação e Apoio a Municípios, Rodrigo Lorenzoni, e representantes dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A função dos Coredes é contribuir para o debate e a elaboração de políticas públicas, que visam ao desenvolvimento regional. O Estado tem a responsabilidade de colaborar com os municípios e agrupamentos de municípios a desenvolverem projetos, parcerias e buscar formas de alcançar melhores resultados nas suas gestões. Segundo Gastal, o conceito proposto pela gestão Eduardo Leite é de que o Planejamento Regional deve focar suas atividades na descentralização do governo e de seu planejamento, com uma visão de longo prazo, não ficando restrito somente ao orçamento e à espera do investimento público. "Nesse ponto, intensificar as parcerias público-privadas e o diálogo entre todos os setores será muito importante. Sabemos que há diferenças e características específicas em cada região. Por isso, temos que ser assertivos, pensar para onde vamos não só nesses quatro anos, mas no futuro. Jamais esquecer que por trás de cada demanda, há uma pessoa que necessita de que os projetos sigam adiante", declarou. Conforme o governo do Estado, a intenção é estabelecer metas e indicadores para os Coredes nos moldes do que ocorre com todos os órgãos do Executivo. A partir disso, monitorar e acompanhar os resultados e entregas. "Queremos estar juntos nessa retomada do desenvolvimento. Precisamos de união, acima de qualquer sigla partidária ou ideologia", afirmou a presidente do Fórum dos Coredes, Munira Medeiros Awad. Para o secretário Rodrigo Lorenzoni, manter essa articulação com a sociedade civil organizada, como são os Coredes, é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. "Essa parceria com os 28 Conselhos Regionais será uma de nossas prioridades, pois o desenvolvimento do Estado também se dá pela base, que são os municípios", afirmou Lozenzoni.   Conselhos surgiram em 1991 Os conselhos se constituem em um fórum permanente e autônomo de discussão da sociedade civil sobre políticas e ações que visam ao desenvolvimento regional. Sua criação reflete o processo de democratização e de descentralização política ocorrida no Brasil após a Constituição de 1988. A criação dos Coredes foi estimulada pelo governo do estado do Rio Grande do Sul a partir de 1991. A institucionalização se deu no ano de 1994. Atualmente, o Estado do Rio Grande do Sul é dividido em 28 conselhos.  

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 12/01/2019 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Janeiro

    Aniversários

    Dia 12/01   Henrique Madruga Jesus Adriane Pinheiro Barbara Teixeira Jeferson Luis Leal Borges Tiago Pasini Ferreira Angela Ramos Guimarães Marli Frick João Carlos Almeida Daniel da Silva...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Janeiro

    Ocorrência de chuvas deve persistir na próxima semana

    O excesso de chuvas  na Fronteira Oeste e na Campanha atingiu diversas cidades.  Conforme a Defesa Civil do Estado, os municípios mais afetados são Alegrete, Uruguaiana, Bagé e São Gabriel. Contudo, houve danos em Dom Pedrito, Jaguari,...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Janeiro

    Cemitério cheio, estacionamento vazio

    Há mais de um ano, o cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé adotou o sistema de cobrança para o estacionamento. Neste período, o pátio, antes lotado a cada funeral, esvaziou-se. A reportagem conversou com os gestores da instituição, que...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Janeiro

    A perspectiva de um carnaval autossustentável em Bagé

    Ao alegar falta de recursos disponíveis, a Prefeitura de Bagé optou pelo cancelamento do carnaval competitivo no município. E, como as entidades que comandam a folia estavam à mercê da verba pública, não conseguiram levar a festa adiante com suas...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Janeiro

    Prefeitura deverá publicar novo edital para reforma da escola da Fundação Bidart

    O edital público de licitação para a contratação da empresa que fará a reforma completa da rede elétrica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Fundação Bidart, não apresentou nenhuma empresa concorrente. É o que informou a...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.