Bagé / RS, Domingo, 20 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Cemitério cheio, estacionamento vazio

Santa Casa avalia espaço subutilizado por usuários

Há mais de um ano, o cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé adotou o sistema de cobrança para o estacionamento. Neste período, o pátio, antes lotado a cada funeral, esvaziou-se. A reportagem conversou com os gestores da instituição, que destacaram os investimentos revertidos na estrutura a partir da instalação do sistema.
De acordo com o administrador do cemitério, Everton Vidart, com recursos próprios e a arrecadação do estacionamento, a instituição reformou os banheiros públicos e instalou acessos para cadeirantes nos locais de funeral nas áreas de circulação. “Nossa preocupação é mostrar que o dinheiro que é pago para este serviço tem sido revertido em benefício aos usuários”, destacou. No momento da reportagem, ocorria um funeral no local, onde se percebia que a maioria absoluta utilizava a área externa do cemitério como estacionamento. “Hoje, a cada 10 veículos utilizados para vir ao cemitério, somente um usa o estacionamento. O restante prefere ficar à mercê dos flanelinhas, do lado de fora”, declarou. Além disso, ao menos um guardador de carros circulava no lado de fora do local enquanto a reportagem buscava informações sobre o serviço.
 
Uma das principais razões de adotar o sistema foi exposta pelo provedor da Santa Casa, Airton Lacerda, que detalhou: “na época, o local estava sempre ocupado, na maioria das vezes, não por usuários. Eram pessoas que deixavam o carro aqui, sob responsabilidade nossa, sem pagar nada, para ir a locais próximos. O sistema não visa penalizar os usuários, mas dar mais segurança a quem utiliza nossos serviços”, explicou. Lacerda se refere ao Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 14, o qual detalha que, mesmo que um cliente utilize de um serviço gratuito, como era o estacionamento antes da adoção do sistema, no caso de ocorrer um sinistro enquanto o veículo estiver no local; a lei determina que a responsabilidade de arcar com os custos de eventuais danos é do proprietário; no caso, a Santa Casa.
No primeiro semestre deste ano, Vidart detalhou que a instituição pretende construir um passeio público no local, onde os veículos estacionam em oblíquo. “Tem espaço de sobra até a via e é uma demanda de pedestres que precisam usar o acostamento da avenida General Mallet para se deslocar. A partir da mudança, quem estacionar nas proximidades ainda terá espaço para colocar seu carro”, comentou. Também será construído um jardim na área externa, para receber os familiares. "Sabemos que é um momento de angústia, por isso estamos investindo no conforto", acrescentou Vidart.
 
Polêmica 
Na época da adoção, em fins de 2017, o tema foi objeto de reclamações nas redes sociais. Tanto que, em 19 de janeiro do ano passado, passou a vigorar a lei que obrigava o cemitério a dar gratuidade, sob certas condições, a quem utilizasse o estacionamento. As exceções à cobrança valem para dia 2 de novembro (dia de Finados); além isentar a cobrança a familiares em linha reta – avôs, pais, filhos e irmãos, até o segundo grau; e parentes em linha colateral – primos, tios e outros, até o segundo grau; além de cônjuges, bem como o sacerdote que realiza os rituais fúnebres. “O fato é que a medida não teve mero viés arrecadatório. A estrutura do espaço foi melhorada e parte dos recursos veio desta cobrança. Porém, não deu o resultado esperado”, encerrou Lacerda.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 12/01/2019 | Geral

  • Bagé, Domingo 12 de Janeiro

    Aniversários

    Dia 12/01   Henrique Madruga Jesus Adriane Pinheiro Barbara Teixeira Jeferson Luis Leal Borges Tiago Pasini Ferreira Angela Ramos Guimarães Marli Frick João Carlos Almeida Daniel da Silva...

  • Bagé, Domingo 12 de Janeiro

    Ocorrência de chuvas deve persistir na próxima semana

    O excesso de chuvas  na Fronteira Oeste e na Campanha atingiu diversas cidades.  Conforme a Defesa Civil do Estado, os municípios mais afetados são Alegrete, Uruguaiana, Bagé e São Gabriel. Contudo, houve danos em Dom Pedrito, Jaguari,...

  • Bagé, Domingo 12 de Janeiro

    A perspectiva de um carnaval autossustentável em Bagé

    Ao alegar falta de recursos disponíveis, a Prefeitura de Bagé optou pelo cancelamento do carnaval competitivo no município. E, como as entidades que comandam a folia estavam à mercê da verba pública, não conseguiram levar a festa adiante com suas...

  • Bagé, Domingo 12 de Janeiro

    Prefeitura deverá publicar novo edital para reforma da escola da Fundação Bidart

    O edital público de licitação para a contratação da empresa que fará a reforma completa da rede elétrica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Fundação Bidart, não apresentou nenhuma empresa concorrente. É o que informou a...

  • Bagé, Domingo 12 de Janeiro

    Tradição é mantida entre recordações, saudades, histórias e lágrimas

    por Márcia Sousa Em meio ao avanço da modernidade, e do advento dos grandes e pequenos supermercados, os velhos armazéns, bolichos ou botecos ainda resistem ao tempo. Eles estão encravados na periferia da cidade, com suas histórias e as marcas...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

DEPOIS de lerem nesta social sobre lançamento do livro que vai contar a história da tradicional Casa Sloper, algumas amigas relembraram o glamour...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.