Bagé / RS, Domingo, 16 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Municípios da região relatam danos extensos na zona rural devido às chuvas

As estradas rurais, que escoam a produção dos municípios de Bagé, Candiota e Dom Pedrito, foram seriamente afetadas, devido ao excesso de chuvas das últimas 48 horas. No levantamento realizado pela reportagem, o caso mais grave é em Dom Pedrito. Segundo o prefeito em exercício daquele município, Alberto Rodrigues, as localidades de Ponche Verde, Passo Fundo, Upacaraí e Música foram as mais atingidas, além dos temporais terem deixado 1,5 mil desabrigados no município, devido à enchente do rio Santa Maria.
Bagé em situação de emergência
O prefeito em exercício de Bagé, Manoel Machado, decretou situação de emergência no município, ontem, em função das chuvas que ocasionaram diversos pontos de alagamento. “A situação de emergência vai se estender enquanto as chuvas fortes e contínuas permanecerem, assim como seus impactos”, afirmou . Pelo decreto, as autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, estão autorizados a entrar nas casas para prestar socorro ou determinar a pronta evacuação. O decreto relata ainda que o poder público municipal disponibilizou recursos materiais e humanos para tentar amenizar os prejuízos.
Conforme solicitação do prefeito Divaldo Lara, o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Ronaldo Hoesel, esteve na capital gaúcha, onde reuniu-se com o gestor da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado e da Casa Militar do Rio Grande do Sul, em agenda a pedido deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB). Na sequência, o encontro foi com o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Araújo de Salazar, junto à chefe de Divisão de Obras da pasta, Roberta Campani, pauta marcada pelo presidente do PSB em Bagé, Zeca Floriano. Nos encontros, o titular da Seinfra entregou uma pasta contendo cerca de 40 fotos, com os estragos causados pela chuva em estruturas urbanas e sistema viário do município. Ele solicitou o empréstimo de maquinário para a realização das atividades da pasta em Bagé, porque a cidade, sem apoio, não tem condições de realizar sozinha, em um curto espaço de tempo, devido à quantidade de demandas.
O prefeito Divaldo Lara disse que a articulação, junto às secretárias, é importante para amenizar os problemas. 
O secretário de Desenvolvimento Rural, Cléber Carvalho, relatou que a situação das vias do interior é calamitosa. “As informações são de problemas graves nas localidades da Serrilhada, Joca Tavares, Olhos D’água, Coxilha das Tunas, Igrejinha, Arvorezinha, Corredor dos Collares e Corredor da Bolena. No momento, temos seis retroescavadeiras trabalhando para fazer a manutenção de emergência nessas estradas”, informou. Carvalho também acrescentou que a infraestrutura do Parque do Gaúcho sofreu danos na rede elétrica e destelhamento de galpões.
Aceguá e Candiota
A secretária interina de Agropecuária e Agricultura Familiar de Candiota, Lorena Cougo, disse que o acumulado de precipitação no município oscilou entre 180 a 250  milímetros, o que causou transtornos às comunidades que utilizam o acesso entre o Assentamento Paraíso e Dario Lassance, além da localidade de Santa Lúcia. “Tivemos duas pontes submersas pela enxurrada e abertura de voçorocas em vários pontos, além de relatos de problemas nos assentamentos 20 de Agosto e 8 de Agosto. Foi muita chuva em pouco tempo. Por isso, estamos reunindo relatório para um encontro de emergência com a Defesa Civil do município, para avaliar a viabilidade de decretar situação de emergência amanhã (hoje, às 10h)”, afirmou.
A situação menos grave é a de Aceguá. Diferente das cidades vizinhas, o volume de precipitação foi menor – em torno de 70 a 100 milímetros nas últimas horas. Porém, o que preocupa o prefeito Gehrard Martens, é que a infraestrutura já combalida das estradas do interior vai demandar mais recursos para os reparos. “Não tivemos tanta chuva quanto em outros municípios, porém, não temos recursos disponíveis para fazer a manutenção adequada em nossas estradas. Não tivemos relatos de problemas graves em nossa rede viária, porém, devido à falta de cascalho, a chuva aumenta os problemas”, encerrou.
 



Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 11/01/2019 | Geral

  • Bagé, Domingo 11 de Janeiro

    Parceria vai viabilizar recolhimento de pneus

    A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção do Bioma Pampa (Semapa) e uma empresa de São Paulo firmaram parceria para o recolhimento e destinação de pneus velhos. Em Bagé, o depósito para descarte de pneus fica localizado na rua Maurício Campos,...

  • Bagé, Domingo 11 de Janeiro

    Coopersul assina contrato de permissionária para fornecimento de energia elétrica

    Na manhã de ontem, foi assinado o contrato de permissionária para fornecimento de energia elétrica, entre a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul (Coopersul) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  Com isso,...

  • Bagé, Domingo 11 de Janeiro

    Índices de chuva ultrapassam média histórica do mês

    Janeiro nem chegou à metade e os índices de chuva já bateram recorde na Rainha da Fronteira. Das 9h de quarta às 9h de quinta-feira, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) registrou 68 milímetros de precipitação. Com isso, o...

  • Bagé, Domingo 11 de Janeiro

    Volta às aulas leva famílias mais cedo às compras

    Em Bagé, o início do ano letivo na rede particular e pública começa somente em fevereiro, porém, a movimentação das famílias para a compra dos materiais escolares e uniformes aquecem o comércio da cidade. O motivo é que os pais se antecipam,...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

SEGUNDA-FEIRA (17), às 18h, vai inaugurar, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, exposição do artista plástico Bruce Lee; o período de visitação irá...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.