Bagé / RS, Domingo, 20 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Índices de chuva ultrapassam média histórica do mês

Em menos de 15 dias

Janeiro nem chegou à metade e os índices de chuva já bateram recorde na Rainha da Fronteira. Das 9h de quarta às 9h de quinta-feira, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) registrou 68 milímetros de precipitação. Com isso, o acumulado no mês é de 236 milímetros. Para a época, o número é bem elevado, visto que, em apenas 10 dias, o volume de chuva já ultrapassou a média histórica de janeiro, que é de 170. Se levar em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias, as estatísticas pluviométricas da Rainha da Fronteira alcançarão índices muito acima do padrão. Como consequência, um dos maiores impactos gerados pela chuva é o nível dos reservatórios que, segundo a assessoria de imprensa do Daeb, estão “cheios”. Esta é uma notícia positiva, pois, há pouco tempo, a cidade enfrentou um período de racionamento.

Precipitações até semana que vem
Ainda que em menor proporção, a chuva deve prosseguir no município nos próximos dias. Hoje, segundo o portal Climatempo, as precipitações devem alcançar 20 milímetros, alternados com períodos ensolarados, durante o dia. Os termômetros devem girar de 19ºC a 26ºC. No final de semana, as previsões meteorológicas apontam uma situação semelhante. Amanhã, os índices pluviométricos podem chegar a 25 milímetros, com uma variação na temperatura entre 20ºC e 28ºC. No domingo, o volume de chuva deve alcançar 22 milímetros, com pancadas durante a tarde e a noite. Neste dia, em específico, a temperatura será um pouco mais elevada, com mínima de 21ºC e máxima de 31ºC.
Para o início da semana que vem, o quadro na Rainha da Fronteira deve seguir dentro da mesma perspectiva. De acordo com dados disponibilizados pelo Climatempo, a segunda-feira deverá ter o registro de 22 milímetros, distribuídos ao longo do dia. A temperatura também deve seguir a mesma tendência, com mínima e máxima de 21ºC e 28°C, respectivamente. Na terça-feira, a estimativa dos meteorológicos é de 28 milímetros; e na quarta-feira, para encerrar o longo período chuvoso, mais cinco milímetros.
Dessa forma, a próxima quinta-feira será marcada pela trégua das precipitações em Bagé. Entretanto, devido à distância, os boletins meteorológicos ainda não são tão precisos para determinar até quando a cidade ficará sem registrar precipitações.

Seinfra trabalha na recuperação das vias
Para recuperar a cidade dos impactos originados pelas fortes chuvas, a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) colocou, em operação, todas as equipes disponíveis. De acordo com o chefe operacional Paulo Amaro, na quarta-feira, os funcionários da secretaria trabalharam nos reparos das ruas, até as 20h30min. Ontem, as operações tiveram continuidade, em diversos bairros.
Segundo Amaro, os principais pontos a serem recuperados foram as ruas Acrísio Jacinto Pereira (bairro Floresta); Américo Silveira Dias (Camilo Gomes); Domingues Gomes Mércio (Mingote Paiva); Danton Garrastazú (Ipiranga); além de trechos situados nos bairros São Martim, Popular, Parque Marília e Pedra Branca. Nas ruas centrais, os servidores da pastas estiveram focados nas limpezas de bocas de lobo na Bento Gonçalves e General Netto, bem como nas avenidas Marechal Floriano, General Osório e Presidente Vargas. Inclusive, foram recolhidas palmeiras caídas nas praças.
Ontem, os trabalhos foram retomados nas primeiras horas da manhã. O cronograma envolveu serviços nos bairros Ivone, Passo das Pedras, Narciso Suñe, Stand, Castro Alves, Malafaia, São Martim, Vila Gaúcha, Parque Marília e Santa Thereza. Todos os estragos nas ruas destes bairros, segundo Amaro, foram ocasionados pelas chuvas registradas na Rainha da Fronteira.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 11/01/2019 | Geral

  • Bagé, Domingo 11 de Janeiro

    Municípios da região relatam danos extensos na zona rural devido às chuvas

    As estradas rurais, que escoam a produção dos municípios de Bagé, Candiota e Dom Pedrito, foram seriamente afetadas, devido ao excesso de chuvas das últimas 48 horas. No levantamento realizado pela reportagem, o caso mais grave é em Dom Pedrito....

  • Bagé, Domingo 11 de Janeiro

    Parceria vai viabilizar recolhimento de pneus

    A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção do Bioma Pampa (Semapa) e uma empresa de São Paulo firmaram parceria para o recolhimento e destinação de pneus velhos. Em Bagé, o depósito para descarte de pneus fica localizado na rua Maurício Campos,...

  • Bagé, Domingo 11 de Janeiro

    Coopersul assina contrato de permissionária para fornecimento de energia elétrica

    Na manhã de ontem, foi assinado o contrato de permissionária para fornecimento de energia elétrica, entre a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul (Coopersul) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  Com isso,...

  • Bagé, Domingo 11 de Janeiro

    Volta às aulas leva famílias mais cedo às compras

    Em Bagé, o início do ano letivo na rede particular e pública começa somente em fevereiro, porém, a movimentação das famílias para a compra dos materiais escolares e uniformes aquecem o comércio da cidade. O motivo é que os pais se antecipam,...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

DEPOIS de lerem nesta social sobre lançamento do livro que vai contar a história da tradicional Casa Sloper, algumas amigas relembraram o glamour...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.