Bagé / RS, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

| Colunista:

Preservar o meio ambiente e a limpeza da cidade é dever de todos

Nos últimos dias, a cidade de Bagé tem convivido com excesso de chuva. E essa realidade torna visível outro problema que é antigo e sem solução até agora: o desleixo com o descarte irregular de lixo. Não adianta somente o poder público cumprir com suas obrigações, se os moradores da cidade não colaborarem. Nunca é tarde para que cada um faça sua parte, na luta pela preservação do meio ambiente e pela limpeza da cidade. Em dias de chuva, em questão de segundos, as ruas ficam intransitáveis – e o grande vilão, todos sabem - são as bocas de lobo que colocam para fora todo o lixo descartado de forma irresponsável. Não adianta só criticar e correr para as redes sociais. Colaborar na limpeza é, sim, dever e obrigação de cada um. Contudo, os que mais sofrem com essa ação predadora são os arroios que cortam a cidade. Esses mananciais transbordam e expõem toda a sujeira, inclusive, móveis que são jogados nesses locais. Mesmo com toda a conscientização que é feita há anos, muita gente ainda não se educou e teima em continuar nas mesmas práticas. A mudança de comportamento tem que começar dentro de casa. Separar o lixo reciclável do orgânico (não reciclável) é uma medida rápida e simples, que ajuda a diminuir a quantidade de material que vai parar no aterro sanitário.
Uma latinha que se joga na rua, por exemplo, pode parecer apenas mais uma, mas, somada com outras, entopem bueiros e causam enchentes. Na reportagem do jornalista Yuri Cougo publicada hoje, sobre o excesso de chuva na noite de ontem na cidade, fica claro que um dos fatores dos alagamentos é o acúmulo de lixo nas redes de esgoto pluvial. Bocas de lobo são obstruídas pelos mais diversos tipos de resíduos, impedindo o escoamento da água da chuva e provocando inundações. Segundo a assessoria do Daeb, a maioria do lixo é retirada, manualmente, pelos funcionários da autarquia, com o uso de pás e enxadas. Se cada um fizer sua parte, a cidade e os arroios agradecem.


Comente essa notícia
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.