Bagé / RS, Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
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Folha Saúde | Caderno: Folha Saúde

Escolhas mais saudáveis

O Ministério da Saúde alerta: é possível optar por alimentos mais saudáveis nas festas de final de ano. Além de sugestões de entradas, acompanhamentos, carnes e sobremesas, o Ministério da Saúde divulgou um verdadeiro guia para reinventar receitas tradicionais, tornando-as mais nutritivas e menos calóricas.

Alimentação saudável também no fim de ano
Os pratos mais tradicionais das festas de final de final de ano são gordurosos e calóricos. Se consumidos em excesso podem resultar em malefícios para a saúde e o bem-estar. O alerta é do Ministério da Saúde. Mas dicas simples podem mudar isso. A palavra de ordem é substituir: optar por versões mais saudáveis e igualmente saborosas, porém, mais leves e, sobretudo, nutritivas. O equilíbrio é sempre a melhor opção nesta época do ano.

O segredo é reinventar
Fartura e muitas opções de doces e salgados levam muitos ao exagero.  E exagerar à noite é sempre um problema para o corpo, que precisa digerir tudo na hora do descanso. Entre as dicas, estão pães e pastas. Vale optar pelo pães integrais, com ervas e grãos, boas opções porque contêm maior quantidade de fibras. Assim, o pão francês pode ser substituído por aqueles com chia, linhaça, sementes de girassol e quinoa. Até mesmo torradinhas são possíveis. As pastas, na maioria das vezes calóricas (o cream cheese e a maionese são exemplos), podem ser antepastos de berinjela ou abobrinha. As pastas de iogurte natural com cebola, alecrim, ricota e manjericão são uma alternativa a tudo que "não cai tão bem".

Típicos, nutritivos, mas calóricos
E é um engano pensar que as frutas secas, castanhas e nozes podem ser consumidas sem moderação. Típicos da época, esses três alimentos são ótimos antioxidantes e têm propriedades que regulam os níveis de colesterol. Ainda que nutritivos, são calóricos e devem ser consumidos sim, desde que sem exageros.

A variedade dos acompanhamentos
Saladas são sempre boas formas de introduzir mais nutrientes à mesa.  A dica, agora, é recorrer a um mix de folhas e acrescentar a elas frutas, castanhas e limão. O limão é um aliado, pois reduz a necessidade de adição de sal e óleo. Vegetais crus, vale lembrar, têm mais nutrientes. Os cozidos a vapor também perdem menos seus nutrientes quando comparamos com aqueles que são mergulhados em água fervente.
Outro prato bastante pedido é o salpicão. Mais uma vez, a dica do MS é não recorrer a industrializados: a maionese caseira pode ser preparada com ovo, limão, azeite de oliva e sal. O recheio pode ser de peito de frango, com maçã e cenoura ralada. Mais uma alternativa é dispensar a batata palha e preferir nozes picadas. A refrigeração deve ser prioridade neste prato para evitar riscos de contaminação.

O arroz e a farofa
"O arroz integral é sempre a melhor opção, se comparado ao branco. Mas se não for uma unanimidade entre os convidados'', destaca o MS. A sugestão é preparar um arroz especial e colorido com amêndoas ou castanhas e cenoura, ou com cebolinha, por exemplo. "Cabe ressaltar que o arroz colorido fica ainda mais saudável se feito com alimentos in natura. Portanto, limite o uso de vegetais em conserva, pois esses contêm quantidade excessiva de sódio", acrescenta o material especial.
Na preparação de farofas, a sugestão é ampliar o uso de temperos naturais, como alho, cebola, pimenta, salsinha e cebolinha. Vale também explorar mais ingredientes naturais como couve, cenoura, uva-passa, banana, e evitar alimentos gordurosos, como o bacon, que é muito calórico e de difícil digestão.
Para substituir as carnes nas farofas há várias alternativas, como cebola e beterraba, banana, ovos, alho e cenoura, cebolinha e damasco, além de ameixa.

A vez das carnes
O peru, conforme o material do MS, é a melhor opção de ave para a ceia, uma vez que é bem mais magro (menos calórico e menos salgado) se comparado ao chester, por exemplo. A orientação é escolher um peru que não venha temperado, para temperá-lo em casa com ervas naturais, cebola, alho, louro, administrando a quantidade de sal. A dica, aqui, é servir o prato principal com frutas leves, como ameixa e abacaxi, porque não só embelezam a mesa como auxiliam na digestão. Também é importante ressaltar uma alerta: evite consumir a pele por causa do colesterol. E, é claro, o frango pode muito bem ser a estrela da noite: é mais econômico e vai muito bem com cebolas e ervas.
O pernil e o leitão são muito gordurosos, já o lombo (como o filé de lombo suíno) pode ser a melhor opção, por ser a parte mais magra do porco. Para deixá-lo mais saudável, o segredo é a preparação: “dê preferência a fazê-lo assado ou grelhado e apenas com temperos (tomilho, louro, cebola, alho) e azeite”. E os peixes são as carnes mais indicadas, uma vez que têm menos gorduras. Aliás, têm alta proporção de gorduras saudáveis (insaturadas). Os peixes, tanto quanto os legumes e verduras, são excelentes substitutos para as carnes vermelhas e o bacalhau é uma opção, por ser uma proteína com pouca gordura - mas hipertensos devem ficar atentas ao consumo. O preparo do bacalhau também faz a diferença.

Como dessalgar o bacalhau?
Lave o bacalhau em água corrente para tirar todo o sal que fica por cima dele. Em seguida, coloque em um recipiente com gelo e água gelada até cobri-lo. Leve à geladeira e troque a água a cada três ou quatro horas. Se o bacalhau estiver em lascas, irá dessalgar mais rápido do que se estiver em pedaços. Prove até sentir que a quantidade de sal diminuiu, só então tire da água. Atenção: o processo pode levar dias, então se organize para não fazer em cima da hora e o peixe ficar salgado na hora da ceia.

Sobremesas não precisam ser vilãs
Os panetones não são vilões, mas vale optar pelos caseiros, com menos açúcar e ingredientes mais saudáveis. Ainda assim, vale comê-los com moderação. Se for consumir os industrializados, é preciso pesquisar, pois a variação de calorias é grande. Outra preferência é a rabanada: em vez de fritas, as rabanadas podem e devem ser assadas no forno. O MS orienta optar pelo leite desnatado (ou leites vegetais, como o de amêndoas), que deixa a receita menos pesada e igualmente saborosa.
Frutas sempre são alimentos bons de ter à mesa: abacaxis fatiados e cortados em quatro, com folhas de hortelã por cima ficam muito bonitos e fica uma delícia. Uma bela salada de frutas aquelas da época, como pêssego, manga, ameixas, cerejas e abacaxi refresca e ajuda na hidratação. 

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Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.