Bagé / RS, Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Folha Saúde | Caderno: Folha Saúde

Um novo Laboratório Central

O Folha Saúde de hoje apresenta a estrutura do novo Laboratório Central, inaugurado no início da semana passada, e destaca as principais mudanças e os serviços disponíveis no espaço de 231,34 metros quadrados. 

Laboratório Municipal de Análises Clínicas

Há mais de 30 anos, o laboratório central do município funcionava em anexo ao Centro de Referência Materno Infantil Camillo Gomes, mas o local não estava mais comportando a demanda de exames. Por isso, na semana passada, o Executivo inaugurou o Laboratório Municipal de Análises Clínicas em novo prédio, onde, segundo informações repassadas pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, o serviço será ampliado e melhorado.
Ainda conforme as informações repassadas à reportagem, o projeto de reforma do prédio, aprovado pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, foi elaborado pelo núcleo técnico da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), visando substituição de rede elétrica e hidráulica, instalações sanitárias, prevenção de incêndio e acessibilidade, respeitando todas as normas necessárias para a finalidade e cumprindo todos os requisitos da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 050/02, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos de Saúde.
A coordenadora do local, Cintia Ambrozio, destacou que há cerca de oito anos, desde o governo anterior, já salientava esta necessidade: “A gente percebia que a demanda aumentava cada vez mais e o dividir uma unidade de saúde não era a melhor alternativa. Relatamos isto para o secretário atual (Mário Mena Kalil), que nos prometeu e, agora, agradecemos por ter cumprido e ter nos proporcionado um local com ótima qualidade”, acrescentou.

A estrutura
No ato de abertura, Kalil, inclusive, destacou que, antes, havia somente uma sala de coleta e agora o espaço conta com quatro, com uma adaptada para portadores de necessidades especiais. Outro grande ganho, segundo ele, foi em relação à sala de espera que anteriormente era compartilhada com todos os pacientes e agora é única para quem estiver à procura de exames. Os banheiros, a recepção, o setor administrativo e todos os demais espaços também atendem todas as exigências e necessidades, informou o texto da Coordenadoria de Comunicação. “Posso garantir que o Laboratório Municipal, hoje, não deve em nada para os estabelecimentos privados e ficamos muito felizes em proporcionar isto para a população de Bagé”, destacou o titular da pasta, durante a inauguração, que contou com a presença do prefeito Divaldo Lara. Kalil lembrou aos presentes, no ato, que, nos últimos anos, a demanda de exames em Bagé duplicou de seis para 12 mil, com previsão para os próximos meses de atingir 14 mil.
Mena também aproveitou a ocasião para contar uma novidade dentro do serviço: “Agora, todos os exames realizados serão disponibilizados online, para que os médicos que atendam as pessoas possam ver por meio de um computador, inclusive, com o histórico dos procedimentos já realizados anteriormente pelo pacientes”.

Espaço é um sonho realizado
O prefeito destacou o trabalho em conjunto para que o sonho fosse realizado. “Este foi um trabalho em conjunto, com muitas pessoas e setores ajudando. A Geplan, com o núcleo técnico, realizou o projeto e com o setor de captação de recursos, conquistou emendas para comprarmos os equipamentos. A Secretaria de Economia, Finanças e Orçamento, realizou a licitação, o setor de infraestrutura da Saúde, realizou a reforma do prédio e os vereadores aprovaram a abertura de crédito. O número de pessoas envolvidas para a efetivação do Laboratório mostra a importância deste dia”, definiu, ainda por meio da Comunicação. “Temos consciência que precisamos melhorar continuamente o atendimento para quem mais precisa porque é uma forma de salvar vidas”, encerrou o chefe do Executivo.

Melhorias
Conforme relatou Kalil à reportagem, no dia do ato, mesmo inaugurado, o local ainda vai receber melhorias: “O laboratório está próximo de duas paradas de ônibus, tem acesso a Portadores de Necessidades Especiais (PNE), além de ter sido vistoriado e aprovado pelas vigilâncias sanitárias do município e do Estado. Conversei com o secretário Ronaldo Hoesel, da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), e ele se comprometeu a asfaltar o acesso lateral para veículos da Saúde e paciente PNE. Com isso, o acesso ficará ainda mais facilitado aos usuários”, disse.

Local e horário
O novo Laboratório Central, no prédio de 231,34m², conta com quatro salas individualizadas de coleta e laboratórios, 21 profissionais e quadruplicou a oferta de serviços do município aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Está localizado na rua Juvêncio Lemos, em frente ao Centro Antoniano. Segundo a coordenadora do Laboratório Central, a bioquímica Cíntia Ambrózio, comentou à reportagem, o local vai atender das 7h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e tem a meta de realizar em torno de 14 mil exames mensais. “Até 2016, nós realizávamos cerca de seis mil exames mensais, esse número mais que dobrou em 2018, com 12,5 mil amostras. Nossa equipe está muito motivada e feliz com essa mudança e os profissionais médicos confiam em nosso trabalho”, garantiu. O telefone para contato é (53) 3247 3856.

Os exames disponíveis
Confira os exames realizados no laboratório: ácido úrico, albumina, amilase, antibiograma (somente para gestantes), anti HCV (hepatite C), aslo, bacterioscopia (GRAM) (BD), bacterioscópico direto (BD), beta HCG serico, cálcio, coagulograma, colesterol HDL, colesterol LDL, colesterol total, Coombs direto e indireto, creatinina, exame comum de urina, exame parasotológico de fezes, fator RH, ferro serico, fosfatase alcalina, fósforo, gama GT, glicose 1H POS 75, glicose jejum, glicose POS 2H 75G, gliose POS prandial, globulinas, grupo sanguíneo, HBSAG (hepatite B), hemograma, KTTP, LATEX, LDH - lactato desidrogenase, magnésio, monoteste, pesquisa de sangue oculto nas fezes, plaquetas, potássio, proteína C reativa, proteínas totais no sangue, proteinúria 24H, reticulocitos, sódio, T3 (somente para gestantes), T4 livre (somente para gestantes), tempo de coagulação, tempo de protrombina, tempo de sangria, teste do pezinho, toxoplasmose (somente para gestantes), transaminase glutamica oxalacetica, transaminase glutamica piruvica, triglicerídeos, TSH (somente para gestantes), ureia, urocultura (somente para gestantes), VDRL,VDRL gestante, velocidade de sedimentação globular, Waaler rose, bilirrubina total e frações, lipase, proteinúria em amostra, relação proteinúria/creatinúria.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

NA PROVA DE REDAÇÃO da FUVEST – Fundação Universitária para o vestibular –  USP, dia 6 de janeiro, a redação trouxe o seguinte tema: “De que...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.