Bagé / RS, Domingo, 09 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Obra para distribuição de água para Serrilhada deve ser concluída ainda em dezembro

Acordo entre o Executivo e representações do governo do RS e do Uruguai
Acordo entre o Executivo e representações do governo do RS e do Uruguai
Crédito: Divulgação/FS

A Prefeitura de Bagé pretende concluir ainda em dezembro as obras de infraestrutura para ligar as redes de distribuição de água da cidade uruguaia de Rivera para a localidade de Serrilhada, no interior de Bagé e Dom Pedrito. O acordo foi fechado na sede da Prefeitura de Bagé, durante reunião com representantes da Intendência de Rivera, do consulado do Uruguai, do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores e o representante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), José de Oliveira. A ligação das redes vai possibilitar o fornecimento de água potável proveniente de Rivera para cerca de 50 famílias gaúchas que vivem na região de Serrilhada. As negociações para concretizar o projeto Binacional de Saneamento Básico iniciaram em 2014 e tiveram participação intensa do Núcleo de Fronteira RS, que articulou autoridades do Ministério da Integração e do Itamaraty para agilizar o processo no lado brasileiro. Conforme Oliveira, desde o início das negociações, o Estado não vem medindo esforços para viabilizar o acordo. "Não é possível pensar em desenvolvimento sem o acesso à água potável, um bem básico para a saúde da população", afirmou. Como desdobramento das tratativas, em abril de 2017 foi assinada uma carta de intenções entre as Prefeituras de Bagé, Dom Pedrito e Rivera. Em outubro deste ano, o governo brasileiro recebeu cópia do decreto do presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, autorizando o fornecimento de água para os municípios gaúchos. O Senado do Uruguai também aprovou uma emenda à constituição do país que possibilita a cedência do recurso natural. Além do acordo bilateral, o Núcleo de Fronteira também concluiu o plano de trabalho para o convênio entre a Secretaria de Obras do Estado e a Prefeitura de Bagé, visando à construção de poços artesianos no município.  

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 06/12/2018 | Geral

  • Bagé, Domingo 06 de Dezembro

    Moto Encontro inicia hoje no largo do Centro Administrativo

    O largo do Centro Administrativo sedia, a partir de hoje, a edição 2018 do Bagé Moto Encontro, evento realizado e organizado pela Associação Bageense de Motociclistas (ABM) e que já é tradicional no Rio Grande do Sul. De acordo com o...

  • Bagé, Domingo 06 de Dezembro

    Prefeitura realiza primeiro Natal Musical do Pampa

    A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) realiza, a partir de hoje, a primeira edição do projeto Natal Musical do Pampa. Segundo o secretário Bayard Páscoa Pereira, o objetivo é despertar o espírito natalino...

  • Bagé, Domingo 06 de Dezembro

    Bloco de carnaval lança abadás para a folia de 2019 neste domingo

    A 89 dias do Carnaval de 2019, o tradicional bloco “Os Fora da Casinha” já está adiantado com os preparativos para a folia. É que, neste domingo, o grupo fundado, há 12 anos, por quatro amigos, vai realizar o lançamento dos abadás e da música...

  • Bagé, Domingo 06 de Dezembro

    Hospital Moinhos de Vento promove workshop em Cirurgia Robótica

    O Hospital Moinhos e Vento realiza, nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, o 1º Worshop e Curso Hands On em Cirurgia Robótica. Voltado aos profissionais do corpo clínico do hospital e de outras instituições do país, o evento, que acontece no...

  • Bagé, Domingo 06 de Dezembro

    Católicos prestam homenagem à Imaculada Conceição

    O tríduo em preparação para a festa da Imaculada Conceição começa hoje, na paróquia, que leva o mesmo nome da santa. São três dias com a oração do terço, seguido de missa. No domingo dia da festa, haverá missa às 10h e às 20h. Depois da...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

GESTO NOBRE da empresária Maria Inês Médici Carvalho – como todos os precederes dela – que em nome da Óptica Bagé doou relógio de marca consagrada...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.