Bagé / RS, Sábado, 17 de Novembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Rural

Filme aborda movimento de resistência a projeto de mineração próximo ao rio Camaquã

Dossiê Viventes: o Pampa Viverá

  No dia 6 de novembro de 2016, produtores rurais, pesquisadores, professores, lideranças políticas, estudantes e representantes de instituições, entre outros, realizaram, na propriedade de Neco Barbosa, às margens do rio Camaquã, na localidade das Palmas, um ato de manifestação contra o projeto de instalação de uma mineradora da então Votorantim Metais e da Mineração Iamgold Brasil (hoje, Nexa Resources). O ato, que reuniu 430 pessoas, culminou em uma grande mobilização que questiona a intenção do chamado Projeto Caçapava do Sul de lavrar e beneficiar materiais polimetálicos como zinco, cobre e chumbo em região próxima ao rio Camaquã.  Dois anos após o evento, que resultou na declaração do Manifesto de Palmas, um movimento de resistência ao projeto, comunidades, povos tradicionais, cientistas, instituições e atores sociais festejam o lançamento do longa-metragem "Dossiê Viventes: o Pampa viverá".  Conforme a diretora executiva do documentário, Ingrid Birnfeld, o filme é resultado de mais de dois anos de estudos e mobilizações e exibe, em belíssimas imagens e consistentes depoimentos, as razões e as paixões para a não instalação da mineradora no local. "A equipe traduziu para a linguagem coloquial os principais argumentos técnicos e de relevância jurídica, com a pretensão de tornar acessível e atraente os embates e impugnações feitos ao processo de licenciamento ambiental. Daí o nome "Dossiê Viventes: o Pampa Viverá" que conta com depoimentos, imagens e mais de 40 entrevistas que dão vida e voz à discussão que hoje já possui milhares de páginas e tramita na Fepam, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual", detalha Ingrid.  O filme, segundo a diretora, conta com a participação das comunidades e povos tradicionais do Pampa, diretamente impactados pelo projeto minerário, e também de cientistas, autoridades acadêmicas de renome nacional e internacional, especialistas nos ecossistemas dos campos sulinos, organizações, políticos e atores sociais de inúmeros municípios engajados na luta. O pré-lançamento será em 8 de dezembro, na localidade de Palmas, e o lançamento, em 15 de dezembro, em Bagé, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. Após as exibições, haverá roda de conversa com a equipe do filme, pesquisadores e colaboradores. A equipe técnica do "Dossiê Viventes", além da diretora executiva Ingrid Birnfeld, conta com a direção de Tiago Rodrigues e Jefferson Pinheiro como assistente de direção.   

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 08/11/2018 | Rural

  • Bagé, Sábado 08 de Novembro

    Festa Internacional do Churrasco confirma provas campeiras

    De 23 a 25 de novembro, a Prefeitura de Bagé promove a 15ª Festa Internacional do Churrasco no Parque do Gaúcho. O foco do evento será a gastronomia e apresentação de músicos como Joca Martins, Luiz Marenco, e a dupla César Oliveira e Rogério...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Notas não medem inteligência da mesma forma que idade não define maturidade.”
@fórmuladaconfiança
 
B’day no abelhão!
Faltando um ano para...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.