Bagé / RS, Sábado, 17 de Novembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Etapa de implantação de correia transportadora de carvão é concluída

UTE Pampa Sul

Permissão para utilização de equipamento foi dada pelo Ibama no dia 9 de outubro
Permissão para utilização de equipamento foi dada pelo Ibama no dia 9 de outubro
Crédito: Fábio Campos/EspecialFS

   A Usina Termelétrica Pampa Sul concluiu a etapa de implantação da correia transportadora de carvão ao obter a licença de operação (LO) do equipamento.  Emitida no dia 9 de outubro, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a licença é válida por 10 anos. O documento representa a permissão para a utilização da correia no transporte do carvão desde o pátio da mineradora Copelmi até a usina, quando ela estiver em operação.  O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, destaca, também, que foram concluídos os testes operacionais com carga da estrutura, que avaliaram se o sistema, incluindo todos os equipamentos, e, especialmente, a correia tubular, seus motores, a balança, os inversores, a correia do pátio da usina e o carrinho de descarga do carvão no pátio, consegue entregar ou transportar, com confiabilidade, a quantidade de carvão necessária para a usina.  “Os testes com carga foram progressivos e, no final, a estrutura foi considerada apta e aceita. Além dos testes das estruturas, também foram realizadas medições de ruídos e emissões de partículas, que permaneceram dentro dos parâmetros permitidos na legislação”, explica Stamm.  Sobre a LO, para a operação comercial da correia transportadora de carvão, Stamm explica que a obtenção faz parte do processo sequencial de licenciamento da estrutura e que ela foi obtida por meio da apresentação dos resultados obtidos por meio do atendimento das condicionantes do órgão ambiental fiscalizador para a etapa de implantação.  “Agora podemos dizer que temos a estrutura pronta e licenciada para operação comercial somente aguardando o início da operação da usina e geração de energia”, explica Stamm.  A correia transportadora de carvão da UTE Pampa Sul é uma estrutura tubular fechada, que se diferencia pela tecnologia utilizada e diminuição dos impactos para o entorno da estrutura. Ela conta com, aproximadamente, quatro quilômetros de extensão, desde a área de beneficiamento da mineradora até o pátio da usina.  

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 23/10/2018 | Geral

  • Bagé, Sábado 23 de Outubro

    Produtores já podem emitir nota fiscal eletrônica

      Os contribuintes produtores rurais do Rio Grande do Sul que contam com sua Inscrição Estadual vinculada ao CPF já podem viabilizar a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) de forma integrada com sistemas aplicativos dos seus...

  • Bagé, Sábado 23 de Outubro

    Prefeitura abre trabalho técnico-social para novas moradias

    A Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) deu mais um passo para a entrega dos futuros residenciais do bairro Morgado Rosa e avenida Espanha. Ontem pela manhã, o prefeito Divaldo Lara assinou o contrato para...

  • Bagé, Sábado 23 de Outubro

    Segunda edição consolida Bagé Summer Collection

    Um público de cerca de 2,5 mil pessoas prestigiou, no domingo, a 2ª edição do Bagé Summer Collection. Mais de 20 empresas mostraram suas coleções na passarela, reunindo cerca de 50 modelos. O desfile durou quase duas horas, prendendo a atenção do...

  • Bagé, Sábado 23 de Outubro

    Leitora assídua do Folha do Sul completa 102 anos

    A aposentada Elaine Vieira dos Santos, 102 anos, tem muitas razões para comemorar. A idosa, nascida em São Gabriel, completou 37 256 dias de vida (o aniversário dela é hoje), reside em Bagé desde o dia do casamento, 6 de junho de 1941, onde...

  • Bagé, Sábado 23 de Outubro

    Daeb realiza substituição de rede antiga na Mélanie Granier 

    Ontem, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) trabalhou na substituição de 250 metros de rede de água na rua Mélanie Granier. O serviço busca solucionar os vazamentos frequentes no local, entre as quadras 1 400 e 1...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Notas não medem inteligência da mesma forma que idade não define maturidade.”
@fórmuladaconfiança
 
B’day no abelhão!
Faltando um ano para...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.