Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Segurança

Uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito

Detran/RS lança campanha de conscientização
Detran/RS lança campanha de conscientização
Crédito: Pedro França/ Especial FS

Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) revelam que o uso do celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro, ficando atrás somente do excesso de velocidade e da embriaguez ao volante. Estudos apontam que as reações dos motoristas ficam até 35% mais lentas enquanto leem ou escrevem mensagens de texto. Vale lembrar, ainda, que o Código de Trânsito Brasileiro tipifica como infração gravíssima o manuseio do celular ao volante.
A conduta, apesar de parecer inofensiva para algumas pessoas, é responsável por cada vez mais acidentes, com e sem vítimas. De acordo com o Detran/RS, foram 54 563 infrações registradas em todo o Rio Grande do Sul entre janeiro e setembro de 2018, todas relacionadas ao uso do telefone móvel.
No ano passado, 76 829 condutores foram autuados por estarem usando o celular, seja para fazer ligações, mandar mensagens de texto ou áudio, mexer em aplicativos ou usar a internet, entre outros. Falar ao celular utilizando a conexão via bluetooth também é proibido por lei.
Para alertar os motoristas sobre o perigo de usar o celular enquanto dirigem, o Detran lançou a campanha "Uma mensagem pode interromper a sua vida". O material está sendo divulgado em emissoras de televisão e rádio, na internet e em mídias externas, como outdoors e carregadores de celular oferecidos aos clientes em bares e restaurantes. São vídeos, áudios e demais peças publicitárias para mostrar os riscos e as consequências do uso do aparelho ao volante. A mobilização segue até o final de outubro.
O tema da campanha foi escolhido com base nos resultados da pesquisa “Qual é o trânsito que você quer no Rio Grande do Sul?”, respondida por 7,8 mil gaúchos no primeiro semestre de 2018. O levantamento mostrou que o costume de mexer no celular enquanto se dirige é considerado o comportamento mais arriscado no trânsito atualmente.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 16/10/2018 | Segurança

  • Bagé, Domingo 16 de Outubro

    Mulher é amarrada enquanto criminosos roubam cofre

    Foi comunicado, na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), que a Brigada Militar de Candiota foi acionada a comparecer na rua Telmo Amestoy, onde uma mulher de 55 anos teria sido vítima de assalto. Conforme o registro, quando a mulher...

  • Bagé, Domingo 16 de Outubro

    Policial militar inativo é preso preventivamente em Lavras do Sul

    O policial militar inativo Luís Alcino Figueredo Bittencourt, 47 anos, de Lavras do Sul, foi preso na sexta-feira. Ele é acusado de matar Mário Figueiredo Teixeira, de 55 anos. O caso aconteceu no dia 11 de setembro, por volta das 19h45min, na...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.