Bagé / RS, Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Sesc/Bagé divulga programação da 21ª Feira do Livro

Com uma semana e 13 horas diárias de atividades, a 21ª edição da Feira do Livro, de 7 a 11 de novembro, está confirmada com várias atrações. Neste ano, o evento tem um novo local: o largo do Centro Administrativo. Os detalhes foram apresentados à imprensa, na manhã de ontem, pela gerente do Serviço Social do Comércio em Bagé (Sesc/Bagé), Liziane Lucas, responsável pela realização, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed). Para 2018, o tema será “Memória, patrimônio e criação: lendo a história para contar o futuro” e o patrono, o jornalista e escritor José Francisco Botelho, conhecido como “Chico Botelho”. Além de uma série de atividades com relação à temática definida, a organização prepara uma homenagem aos 80 anos do escritor Luiz Coronel.

Lançamentos e relançamentos

A solenidade de abertura será no dia 7, às 19h30min. Entretanto, Lisiane ressalta que os feirantes estarão em atividade desde as 9h. Nos cinco dias, a programação cultural reunirá cinco apresentações de teatro, seis de literatura, nove musicais, quatro palestras, quatro debates, uma mostra de exibição de cinema (do grupo Pampa sem Fronteiras) e sete oficinas. Da lista de atividades previstas, ela destaca o lançamento e relançamento de obras de 24 escritores e da Antologia, que reúne textos de alunos das escolas municipais. A iniciativa está programada para o dia 10, às 19h30min.
Estão confirmados os seguintes autores: Andryel Blanco, Cleuza Silveira, Eliéser Moura, Giuliana Bruni, Isadora Paiva, Isabel Flores, Lucas Ollé, Luighi Cabral, Marilene Alagia, Marcelli Rime, Paulo Neto e Richar Conceição (Confinados Externados – Volume II); Fernanda Matzenbacher (O dia em que a morte morreu de confusão); Ana Luíza Antunes (Meninas de Bagé); Severino Moreira (Prosa de galpão: causos gauchescos; Como diz o gaúcho: ditados gauchescos e outras curiosidades; Sob a luz do lampião: causos gauchescos; Assado com pimenta: causos de galpão; Os chás e a fé; À beira do fogo; Compondo por imagens e Um causo puxa outro); Lucas Rohan (Novas mídias, novos políticos); Fernando Risch (O homem e seus demônios), Heloísa Beckman (Ernesto Wayne poemas e Heloísa Beckman gravuras); Antologia (alunos da Smed); Stela Maris (Mulheres em águas masculinas); Carla Eugênia Lopardo (A música na escola: tempos, espaços e dimensões); Josemar Daneris (A guerra entre os mundos) e Luiz Coronel (80 poemas esta noite: a poesia de Luiz Coronel em Madrid e Salamanca).
Outras atrações apontadas por Liziane são a estrutura móvel do planetário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no dia 11, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 20h, e a disponibilização de food trucks no espaço. “Queremos contemplar a rede escolar, universidades e comunidade em geral. Daremos espaço para vários tipos de manifestações culturais, porém, no final, todas levam à literatura”, enfatiza.

Dez livrarias confirmadas

No aspecto comercial, Liziane informa que estão confirmadas 10 livrarias. Dessas, quatro são bageense e as outras seis provenientes de outras cidades. “O número cresceu e isso permite uma diversidade de títulos e possíveis descontos, algo que o pessoal busca com frequência nas feiras. Acompanho a feira há 12 anos. É uma grande festa cultural, e não só de venda de livros”, salienta. Nesse contexto, ela adianta que serão propostos três debates relacionados ao tema desta 21ª edição: memória do campo, literatura de fronteira e artes e patrimônio.
Presente no ato, a secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, afirma que, ao assumir o cargo, uma das primeiras metas de trabalho traçada foi a Feira do Livro. “Conversei com o prefeito, que entendeu muito bem a necessidade do evento. A literatura é a ‘mãe' de todas as artes. E sobre o patrono, errando e acertando em anos anteriores, dessa vez, conseguimos chegar num bom resultado, por destinar a escolha para quem entende (conselho de ex-patronos). Ressalto a parceria com a Smed, que levará nossas crianças ao local. Estamos numa era digital e esse evento não pode deixar de existir. Para isso, precisa de uma programação atrativa”, conclui.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 11/10/2018 | Geral

  • Bagé, Terça-feira 11 de Outubro

    Executivo garante legalidade de contratos em entrevista coletiva

    O salão nobre da Prefeitura de Bagé ficou lotado, na tarde de ontem, em razão da entrevista coletiva concedida pelo prefeito, Divaldo Lara, além do procurador-geral do município, Heitor Gularte, e do secretário interino da pasta de Meio Ambiente...

  • Bagé, Terça-feira 11 de Outubro

    Sábados Azuis é transferido para o dia 3 de novembro

    Em virtude da possibilidade de mau tempo e pela realização já programada de outros eventos na mesma data, o programa Sábados Azuis, que aconteceria neste dia 13, foi transferido para o dia 3 de novembro. De acordo com o titular da pasta, Bayard...

  • Bagé, Terça-feira 11 de Outubro

    Associação e Sindicato Rural repassa acervo histórico para Arquivo Público

    Em solenidade realizada, na manhã de ontem, no Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda, o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Moglia, fez a entrega do acervo da instituição contendo documentos, livros e troféus,...

  • Bagé, Terça-feira 11 de Outubro

    Centro histórico destaca programação da Semana de Santa Thereza

    Começou, ontem, a programação da 10ª edição da Semana de Santa Thereza. Uma sessão de cinema reuniu estudantes da E.M.E.I. Ana Móglia e da E.M.E.F. Fued Kalil. Hoje, ocorre a bênção das crianças, com a participação de alunos da escola Ana Móglia....

  • Bagé, Terça-feira 11 de Outubro

    Quinto polo regional do CRPRS começa a funcionar no município

    O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) inaugurou, no sábado, mais um polo regional, dentro da política de descentralização proposta pela entidade. O polo Bagé, que congrega profissionais da Psicologia de toda a região da...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

RADIALISTA João Roberto Vasconcellos (leia-se  rádio Upacaraí – Dom Pedrito) promete presença na homenagem que o Imba fará ao “decano”dos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.